A BMW está na fase final de testes do novo iX3, primeiro modelo de produção da plataforma Neue Klasse, que estreia mundialmente no IAA Mobility 2025, em Munique, e começa a ser produzido no fim deste ano, na Hungria. O utilitário esportivo 100% elétrico promete avanços em autonomia, carregamento e integração com sistemas inteligentes.
VEJA TAMBÉM:
O novo BMW iX3 será equipado com a sexta geração do conjunto elétrico da marca (Gen6), com promessa de até 800 km de alcance pelo ciclo WLTP e carregamento ultrarrápido: são mais de 350 km recuperados em apenas 10 minutos, com potência de até 400 kW. A bateria de alta tensão adota novas células cilíndricas, com densidade energética 20% maior em relação às anteriores.
Um dos destaques do iX3 é o BMW Panoramic iDrive, sistema que reúne projeção de informações no para-brisa, head-up display 3D, tela central de alta resolução e volante com botões táteis iluminados. O painel é operado pelo novo sistema operacional BMW OS X, que mescla comandos físicos com digitais e permite atualizações remotas.
A condução assistida também foi aprimorada com o “Heart of Joy”, computador de controle que processa dados dez vezes mais rápido que sistemas anteriores e integra tração, frenagem e direção. Já o sistema de assistência ao motorista agora combina comandos baseados em regras com inteligência artificial, prometendo respostas mais ágeis e maior segurança em áreas urbanas, estradas e estacionamentos.
A nova arquitetura elétrica de 800 V permitirá ao iX3 operar com carregadores rápidos e também atuar como fonte de energia. O SUV terá capacidade de carregamento bidirecional, com funções como:
Além do iX3, toda a linha futura da BMW — elétrica ou não — deverá incorporar as inovações da Neue Klasse, que incluem uma nova arquitetura eletrônica com quatro processadores de alto desempenho, conectividade com a nuvem BMW e uma série de funções baseadas em IA. Entre os recursos disponíveis estão assistente pessoal de voz aprimorado, novos modos de recuperação de energia e maior automação nas manobras de estacionamento.
Segundo mostra a alemã, o lançamento do novo iX3 marca o início de uma nova fase tecnológica da BMW, com foco em eficiência energética, digitalização e conectividade, sem abandonar o apelo à dirigibilidade tradicional da marca.
Continue lendo...
VEJA TAMBÉM:
- Testamos o Citroën Basalt Shine Turbo 200
- Filtro de cabine: atenção redobrada no inverno
- Carros usados de 2022, feitos na pandemia, podem ser mau negócio

O novo BMW iX3 será equipado com a sexta geração do conjunto elétrico da marca (Gen6), com promessa de até 800 km de alcance pelo ciclo WLTP e carregamento ultrarrápido: são mais de 350 km recuperados em apenas 10 minutos, com potência de até 400 kW. A bateria de alta tensão adota novas células cilíndricas, com densidade energética 20% maior em relação às anteriores.
BMW iX3: novo sistema de interface e direção assistida
Um dos destaques do iX3 é o BMW Panoramic iDrive, sistema que reúne projeção de informações no para-brisa, head-up display 3D, tela central de alta resolução e volante com botões táteis iluminados. O painel é operado pelo novo sistema operacional BMW OS X, que mescla comandos físicos com digitais e permite atualizações remotas.

A condução assistida também foi aprimorada com o “Heart of Joy”, computador de controle que processa dados dez vezes mais rápido que sistemas anteriores e integra tração, frenagem e direção. Já o sistema de assistência ao motorista agora combina comandos baseados em regras com inteligência artificial, prometendo respostas mais ágeis e maior segurança em áreas urbanas, estradas e estacionamentos.
Carregamento inteligente e bidirecional
A nova arquitetura elétrica de 800 V permitirá ao iX3 operar com carregadores rápidos e também atuar como fonte de energia. O SUV terá capacidade de carregamento bidirecional, com funções como:
- Vehicle-to-Load (V2L): fornece energia a equipamentos externos (até 3,7 kW);
- Vehicle-to-Home (V2H): permite uso da energia do carro em casa;
- Vehicle-to-Grid (V2G): devolve energia à rede elétrica.

BMW iX3 estreia a plataforma Neue Klasse
Além do iX3, toda a linha futura da BMW — elétrica ou não — deverá incorporar as inovações da Neue Klasse, que incluem uma nova arquitetura eletrônica com quatro processadores de alto desempenho, conectividade com a nuvem BMW e uma série de funções baseadas em IA. Entre os recursos disponíveis estão assistente pessoal de voz aprimorado, novos modos de recuperação de energia e maior automação nas manobras de estacionamento.
Segundo mostra a alemã, o lançamento do novo iX3 marca o início de uma nova fase tecnológica da BMW, com foco em eficiência energética, digitalização e conectividade, sem abandonar o apelo à dirigibilidade tradicional da marca.
Continue lendo...