A buzina da moto é um dos mais importantes itens de segurança dispostos em um modelo e por esta razão é fundamental seu perfeito funcionamento. Quem estiver com a buzina da moto falhando ou sem funcionar, além de sujeito a multas, pode correr risco de vida. Para evitar estes perigos a inspeção de alguns itens muitas vezes é suficiente.
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Antes de tudo faça uma inspeção geral na moto e nas partes próximas à bateria. Pode ser que o problema seja percebido instantaneamente.
O primeiro item a ser observado é a bateria da motocicleta. Quando ela está se acabando sinais como falha na buzina, dificuldades ao ligar, luzes baixas e outros são comuns. Isso acontece porque a buzina depende diretamente de energia elétrica para operar.
Para se certificar, confira o nível da bateria com um multímetro ou vá em alguma casa de baterias para se certificar. Caso seja esse o problema, a buzina da moto voltará a funcionar normalmente assim que a “pilha” for trocada.
Normalmente as baterias de moto são 12V. Caso a tensão esteja muito abaixo deste valor, como em 9V, vale a pena a troca.
Sem estar conectada a bateria, a buzina da moto não funciona. Por isso uma simples inspeção nos fios de energia é o próximo item da inspeção.
Além da conexão, o estado de conservação dos fios também conta. Se eles estiverem ressecados ou enferrujados, pode ser que a bateria da moto falhe e caso estejam sujos um limpa-contato pode resolver.
Confira as conexões da buzina, especialmente os terminais, o fio terra (aterramento) e próximo ao botão no guidão.
Falando do botão, ele também pode ser o responsável pela falha da buzina da moto. Caso nada mais apresente problemas, fica óbvio o culpado.
Para conferir é possível desmontar o comando com cuidado, limpar os contatos internos e verificar o estado do botão. Em caso de desgaste, a troca pode ser necessária.
A buzina também pode parar de funcionar se o fusível correspondente estiver queimado. Consulte o manual da moto para localizar o fusível e o substitua por um novo de mesma amperagem, se necessário.
Em alguns modelos, esse mesmo fusível pode controlar outros acessórios, como luzes ou setas.
Por fim, caso nada mais apresente defeito, o jeito é trocar a buzina da moto. A falha neste item pode ocorrer por desgaste, tempo, exposição à água e poeira, dentre outros.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece, em seu Artigo 105º, que alguns equipamentos são obrigatórios para a circulação. Quem estabelece esses equipamentos é o Contran, em sua resolução nº 993, nesta a buzina em perfeito estado de funcionamento está inclusa para a maioria dos veículos, como é o caso motos.
Caso o descumprimento dessas normas, o artigo 230 do CTB aponta infração grave e multa de R$ 195,23, além da retenção do veículo até a regularização.
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Antes de tudo faça uma inspeção geral na moto e nas partes próximas à bateria. Pode ser que o problema seja percebido instantaneamente.
Bateria da moto
O primeiro item a ser observado é a bateria da motocicleta. Quando ela está se acabando sinais como falha na buzina, dificuldades ao ligar, luzes baixas e outros são comuns. Isso acontece porque a buzina depende diretamente de energia elétrica para operar.
Para se certificar, confira o nível da bateria com um multímetro ou vá em alguma casa de baterias para se certificar. Caso seja esse o problema, a buzina da moto voltará a funcionar normalmente assim que a “pilha” for trocada.
Normalmente as baterias de moto são 12V. Caso a tensão esteja muito abaixo deste valor, como em 9V, vale a pena a troca.

Mau contato ou fio solto na bateria da moto
Sem estar conectada a bateria, a buzina da moto não funciona. Por isso uma simples inspeção nos fios de energia é o próximo item da inspeção.
Além da conexão, o estado de conservação dos fios também conta. Se eles estiverem ressecados ou enferrujados, pode ser que a bateria da moto falhe e caso estejam sujos um limpa-contato pode resolver.
Confira as conexões da buzina, especialmente os terminais, o fio terra (aterramento) e próximo ao botão no guidão.
Botão da bateria com defeito
Falando do botão, ele também pode ser o responsável pela falha da buzina da moto. Caso nada mais apresente problemas, fica óbvio o culpado.
Para conferir é possível desmontar o comando com cuidado, limpar os contatos internos e verificar o estado do botão. Em caso de desgaste, a troca pode ser necessária.

Fusível queimado
A buzina também pode parar de funcionar se o fusível correspondente estiver queimado. Consulte o manual da moto para localizar o fusível e o substitua por um novo de mesma amperagem, se necessário.
Em alguns modelos, esse mesmo fusível pode controlar outros acessórios, como luzes ou setas.
Buzina da moto com defeito
Por fim, caso nada mais apresente defeito, o jeito é trocar a buzina da moto. A falha neste item pode ocorrer por desgaste, tempo, exposição à água e poeira, dentre outros.

Multa por rodar sem buzina na moto
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece, em seu Artigo 105º, que alguns equipamentos são obrigatórios para a circulação. Quem estabelece esses equipamentos é o Contran, em sua resolução nº 993, nesta a buzina em perfeito estado de funcionamento está inclusa para a maioria dos veículos, como é o caso motos.
Caso o descumprimento dessas normas, o artigo 230 do CTB aponta infração grave e multa de R$ 195,23, além da retenção do veículo até a regularização.