A BYD possui presença forte na Europa e faz mudanças significativas em seus carros para serem vendidas por lá. O Dolphin Mini acabou de ser lançado no Velho Continente, com algumas diferenças em relação ao vendido no Brasil e com o nome Dolphin Surf.
A mudança mais notável está no estilo, o Dolphin Surf possui para-choque dianteiro redesenhado. As rodas de liga leve também são diferentes e existem versões mais simples com rodas de aço adornadas por calotas plásticas.
As rodas possuem desenho diferente, mas são de 16 polegadas
Há uma opção de motor com 156 cv
VEJA TAMBÉM:
Mas as mudanças são mais profundas que isso. As versões mais simples, chamadas de Active e Boost, utilizam motor de 88 cv, mais potente que o de 75 cv vendido no Brasil. Em contrapartida, a bateria na versão de entrada é de 30 kWh, enquanto a de 38 kWh que recebemos é usada a partir da intermediária.
A versão topo de linha Comfort utiliza um motor de 156 cv. É mais potente até que o Dolphin GS vendido no Brasil.
A autonomia no Active é de 221 km, no Boost fica em 322 km e o Comfort 311 km. A autonomia foi divulgada apenas no ciclo WLTP urbano, a BYD não divulgou o dado combinado que é usado como padrão.
O Dolphin Surf será vendido apenas em configuração de quatro lugares, que é bem aceita na Europa. O Volkswagen Up, por exemplo, também só era vendido assim por lá e a versão de cinco lugares foi feita para o Brasil.
Aquecimento nos bancos e pacote ADAS são itens que só existem na Europa
O banco traseiro para dois ocupantes é bem aceito por lá
O pacote de equipamentos na versão topo de linha é bem similar ao que vem para o Brasil, com regulagem elétrica para o banco do motorista, câmera 360°, carregador por indução e faróis em LED. Os europeus têm a mais o aquecimento nos bancos dianteiros e o rebatimento elétrico dos retrovisores.
Ele já chegou a Europa com pacote ADAS, que inclui cruise control adaptativo. Nas versões mais simples há a eliminação de alguns desses itens. As rodas de liga leve aro 16″, por exemplo, só está presente no modelo Comfort.
E falando nas rodas, elas são calçadas com pneus 185/55 R16 da tradicional Hankook, medida mais comum no mercado e que foi usada pelo Honda Fit e o Nissan March. O pneu 175/55 R16 que vêm para cá só existe nas revendas da BYD ou pela marca Speedmax no varejo, sem outras opções.
O modelo europeu usa medida mais convencional, 185/55 R16
De acordo com a avaliação da centenária revista britânica AutoCar, o acerto da suspensão não acompanha a potência do motor. O Dolphin Surf prioriza o conforto e deve a esportividade sugerida pelos 156 cv.
Seu preço fica entre o de um Dacia Sprint (o nosso Renault Kwid E-Tech) e o do Citroën ë-C3. O custo benefício é forte, principalmente por causa da autonomia.
A BYD diz que o Dolphin Surf será feito na fábrica que a marca está construindo na Hungria. A Europa subiu os impostos para carros elétricos chineses e a fábrica terá a mesma missão que a planta de Camaçari (BA) terá no Brasil.
Dolphin Plus vendido aqui é na verdade o modelo europeu, que é mais seguro e sofisticado
A BYD vende duas versões diferentes do Dolphin no Brasil. A GS é idêntica a chinesa, com eixo de torção na traseira e motor mais fraco, já o modelo Plus é o modelo Europeu.
O Dolphin Plus possui dianteira 20 cm mais longa, por conta dos reforços recebidos para passar nos testes de impacto europeus. Ele também possui suspensão traseira multilink, para lidar com o motor de 180 cv.
Quando foi lançado em 2023, o Dolphin Plus se diferenciou por trazer limpador no vidro traseiro, banco bipartido e outros detalhes de comodidade que são cobrados por europeus e brasileiros. Parte dessas melhorias serão aplicadas ao modelo GS quando a reestilização que estreou na China chegar por aqui.
Continue lendo...
A mudança mais notável está no estilo, o Dolphin Surf possui para-choque dianteiro redesenhado. As rodas de liga leve também são diferentes e existem versões mais simples com rodas de aço adornadas por calotas plásticas.

As rodas possuem desenho diferente, mas são de 16 polegadas

Há uma opção de motor com 156 cv
VEJA TAMBÉM:
- BYD começa a vender o Dolphin Mini de 5 lugares no Brasil
- Marca brasileira lança pneu para BYD Dolphin Mini
- Correios está testando o BYD Dolphin Mini Cargo
Mas as mudanças são mais profundas que isso. As versões mais simples, chamadas de Active e Boost, utilizam motor de 88 cv, mais potente que o de 75 cv vendido no Brasil. Em contrapartida, a bateria na versão de entrada é de 30 kWh, enquanto a de 38 kWh que recebemos é usada a partir da intermediária.
A versão topo de linha Comfort utiliza um motor de 156 cv. É mais potente até que o Dolphin GS vendido no Brasil.
A autonomia no Active é de 221 km, no Boost fica em 322 km e o Comfort 311 km. A autonomia foi divulgada apenas no ciclo WLTP urbano, a BYD não divulgou o dado combinado que é usado como padrão.
O Dolphin Surf será vendido apenas em configuração de quatro lugares, que é bem aceita na Europa. O Volkswagen Up, por exemplo, também só era vendido assim por lá e a versão de cinco lugares foi feita para o Brasil.
Mais equipado que no Brasil

Aquecimento nos bancos e pacote ADAS são itens que só existem na Europa

O banco traseiro para dois ocupantes é bem aceito por lá
O pacote de equipamentos na versão topo de linha é bem similar ao que vem para o Brasil, com regulagem elétrica para o banco do motorista, câmera 360°, carregador por indução e faróis em LED. Os europeus têm a mais o aquecimento nos bancos dianteiros e o rebatimento elétrico dos retrovisores.
Ele já chegou a Europa com pacote ADAS, que inclui cruise control adaptativo. Nas versões mais simples há a eliminação de alguns desses itens. As rodas de liga leve aro 16″, por exemplo, só está presente no modelo Comfort.
E falando nas rodas, elas são calçadas com pneus 185/55 R16 da tradicional Hankook, medida mais comum no mercado e que foi usada pelo Honda Fit e o Nissan March. O pneu 175/55 R16 que vêm para cá só existe nas revendas da BYD ou pela marca Speedmax no varejo, sem outras opções.

O modelo europeu usa medida mais convencional, 185/55 R16
De acordo com a avaliação da centenária revista britânica AutoCar, o acerto da suspensão não acompanha a potência do motor. O Dolphin Surf prioriza o conforto e deve a esportividade sugerida pelos 156 cv.
Seu preço fica entre o de um Dacia Sprint (o nosso Renault Kwid E-Tech) e o do Citroën ë-C3. O custo benefício é forte, principalmente por causa da autonomia.
A BYD diz que o Dolphin Surf será feito na fábrica que a marca está construindo na Hungria. A Europa subiu os impostos para carros elétricos chineses e a fábrica terá a mesma missão que a planta de Camaçari (BA) terá no Brasil.
BYD vende modelo europeu no Brasil

Dolphin Plus vendido aqui é na verdade o modelo europeu, que é mais seguro e sofisticado
A BYD vende duas versões diferentes do Dolphin no Brasil. A GS é idêntica a chinesa, com eixo de torção na traseira e motor mais fraco, já o modelo Plus é o modelo Europeu.
O Dolphin Plus possui dianteira 20 cm mais longa, por conta dos reforços recebidos para passar nos testes de impacto europeus. Ele também possui suspensão traseira multilink, para lidar com o motor de 180 cv.
Quando foi lançado em 2023, o Dolphin Plus se diferenciou por trazer limpador no vidro traseiro, banco bipartido e outros detalhes de comodidade que são cobrados por europeus e brasileiros. Parte dessas melhorias serão aplicadas ao modelo GS quando a reestilização que estreou na China chegar por aqui.
Continue lendo...