Notícia BYD Yuan Pro tem um bom preço, só que autonomia deixa a desejar; veja avaliação

SUV compacto tem autonomia de 250 km e motor de até 177 cv


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O mundo é um SUV, pelo menos no mercado automotivo, uma vez que cada vez mais esse segmento cresce no Brasil e no mundo. Pode ser uma moda, porém, será difícil de passar. Isto posto, o mercado nacional ainda não tinha um SUV compacto 100% elétrico com preço atrativo. Portanto, para fechar essa lacuna a BYD vende desde o ano passado o Yuan Pro por aqui. Sim, o preço é de R$ 182.800, o que é mais barato do utilitário esportivo compacto mais vendido do país, o Volkswagen T-Cross Highline que é negociado por R$ 184.490. Deste modo, o modelo é o crossover compacto elétrico mais barato da categoria. Todavia, o Yuan Pro tem alguns pormenores como a baixa autonomia, o que foi notado durante uma semana de avaliação com o utilitário.

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Antes de falar do que falta no BYD Yuan Pro, é preciso dizer algumas qualidades. Uma delas é o motor com 177 cv com 290 Nm de torque, chegando aos 100 km/h em apenas 7,9 segundos. Assim, o SUV compacto elétrico vai pular na frente na largada por conta do torque linear e constante de 290 Nm e, também, terá boas arrancadas.

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Outro fator positivo, é que a BYD acertou a suspensão do Yuan Pro para as ruas brasileiras, deixando o modelo firme sem ser mole, além de ser confortável.

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Em relação ao interior, há um painel de instrumentos de 8,8 polegadas e outra de 12,8 polegadas de multimídia, que até dão um toque genérico para o SUV, repetindo o padrão dos outros modelos chineses. Apesar disso, a tela, que gira, tem ótima resolução, conecta sem engasgos o Apple CarPlay e Android Auto. Ademais, o painel tem superfície macia ao toque, inclusive, nas portas, os bancos também são confortável.

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Um ponto negativo é a falta dos equipamentos ADAS, uma vez que não há controle de cruzeiro adaptativo, auxílios de frenagem autônomas, sistema de assistência de permanência em faixa e, também, não há alerta de ponto cego. Por sua vez, o porta-malas pode ser menor do que muito hatchback compacto vendido por aqui, uma vez que tem somente 265 litros.

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Por fim, o BYD Yuan Pro, que é equipado com bateria Blade LFP de 45,1 kWh, permite rodar apenas 250 km no ciclo PBEV com a carga cheia, embora o painel de instrumentos indique 376 km com a bateria 100% carregada não possível chegar neste número. Portanto, é um modelo ideal para quem roda apenas dentro da cidade.

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Tamanho e equipamentos


O BYD Yuan Pro mede 4,31 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,67 metro de altura, 2,62 metros de entre-eixos, que é bom para levar até quatro adultos, o quinto vai apertado no banco traseiro.

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O modelo ainda traz seis airbags, sistema de som com seis alto-falantes, duas entradas USB do tipo A e duas do tipo C, ar-condicionado, freios ABS, controle de tração, sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem, assistência de partida em rampas, freio de estacionamento eletrônico, controle eletrônico de estabilidade, ajustes dos bancos dianteiros elétricos, sistema ISOFIX, carregador de smartphone por indução, entre outros.

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Vale o preço?


Bom, para quem pretende entrar no mundo dos elétricos e quer um modelo para dirigir mais altinho, vale, uma vez que a BYD tem praticado preços agressivos, sendo possível encontrá-lo por até R$ 160 mil em promoção. Vale lembrar que os rivais são mais caros, Renault Megane E-Tech que custa R$ 279.900, o Peugeot 2008 elétrico com preço de R$ 269.990 e, por fim, o novato Omoda E5 oferecido por R$ 204.900.

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Claro, o Yuan Pro não é uma boa opção para quem viaja longas distâncias ou tem uma família grande, dado que não tem muita autonomia para ir longe e o espaço interno não é avantajado, isso sem falar no pequeno porta-malas, que deixa a desejar.

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