Desde a obrigatoriedade de airbags dianteiros e freios com ABS que o Brasil não produz mais carros extremamente datados. Hoje, o modelo mais antigo em produção é a Volkswagen Saveiro, lançada em 2009. Mas no Irã ainda é produzido um caminhão veterano, o Mercedes-Benz LK.
Ele fez muito sucesso no Brasil e ainda é uma figura comum em nossas ruas, mas no Irã é ainda mais comum. O Mercedes-Benz LK ainda é produzido pela estatal Iran Khodro Diesel.
Ele ainda usa o antigo motor diesel aspirado de cinco cilindros
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Essa empresa também faz alguns caminhões mais modernos, como o Mercedes Actros, mas o antigo LK segue em produção por ser um favorito do mercado local. Ele é feito nas versões 1924 e 2624, ambas com o igualmente veterano motor OM-355 LA de cinco cilindros em linha.
Enquanto no Brasil a série LK recebeu uma dianteira redesenhada com quatro faróis retangulares, o modelo iraniano seguiu com o desenho original. Ele mudou foi na cabine, com desenho mais quadrado e janelas maiores. O interior ainda usa o painel em metal, com plásticos apenas nas portas.
O motor OM-355 é um diesel aspirado, que rende 240 cv na especificação atual. A caixa é uma ZF de seis marchas. Ele atende a norma Euro 3, que foi abandonada no Brasil em 2011.
A versão 1924 é a 4×2, com peso bruto total de 19 toneladas. O 2624 possui três eixos, aí o PBT sobe para 26 toneladas. No Brasil o equivalente seria o moderno Atego, com cabine avançada, motores turbinados que atendem a norma Euro e opção de câmbio automatizado.
Com o início dos conflitos entre o Irã e Israel fica difícil saber se o Mercedes-Benz LK seguirá em produção. Mas ele não deixará de ser uma figurinha carimbada em outros países do Oriente Médio.
O 207 brasileiro seguiu sem mudanças estéticas ou no motor, mas ganhou câmbio automático de seis marchas (Foto: Iran Khodro | Divulgação)
Por dentro veio um novo volante e central multimídia (Foto: Iran Khodro | Divulgação)
A Iran Khodro possui uma parceria de longa data com a Peugeot. O belo sedã 405, desenhado pela Pininfarina, foi feito em Teerã de 1992 a 2024. Sua plataforma ainda é usada em modelos desenhados localmente.
Foi a Iran Khodro que desenhou a estranha carroceria de sedã do Peugeot 206, que foi vendida no Brasil como 207 Passion.
Um carro que ainda é produzido por lá com a mesma aparência há quase 20 anos é o Peugeot 207. E não se trata do original francês que não tivemos, é o 206 reestilizado que foi criado no Brasil.
Ele é vendido como Peugeot 207i e não foi atualizado esteticamente. O motor segue sendo o 1.6 16v TU5, mas ele recebeu o câmbio automático de seis marchas.
Se por fora não mudou, na cabine vieram algumas melhorias: central multimídia e um volante novo, que abriga os comandos para o som e para o cruise control.
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Ele fez muito sucesso no Brasil e ainda é uma figura comum em nossas ruas, mas no Irã é ainda mais comum. O Mercedes-Benz LK ainda é produzido pela estatal Iran Khodro Diesel.

Ele ainda usa o antigo motor diesel aspirado de cinco cilindros
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Essa empresa também faz alguns caminhões mais modernos, como o Mercedes Actros, mas o antigo LK segue em produção por ser um favorito do mercado local. Ele é feito nas versões 1924 e 2624, ambas com o igualmente veterano motor OM-355 LA de cinco cilindros em linha.
Enquanto no Brasil a série LK recebeu uma dianteira redesenhada com quatro faróis retangulares, o modelo iraniano seguiu com o desenho original. Ele mudou foi na cabine, com desenho mais quadrado e janelas maiores. O interior ainda usa o painel em metal, com plásticos apenas nas portas.
O motor OM-355 é um diesel aspirado, que rende 240 cv na especificação atual. A caixa é uma ZF de seis marchas. Ele atende a norma Euro 3, que foi abandonada no Brasil em 2011.
A versão 1924 é a 4×2, com peso bruto total de 19 toneladas. O 2624 possui três eixos, aí o PBT sobe para 26 toneladas. No Brasil o equivalente seria o moderno Atego, com cabine avançada, motores turbinados que atendem a norma Euro e opção de câmbio automatizado.
Com o início dos conflitos entre o Irã e Israel fica difícil saber se o Mercedes-Benz LK seguirá em produção. Mas ele não deixará de ser uma figurinha carimbada em outros países do Oriente Médio.
Irã também produz Peugeot 207

O 207 brasileiro seguiu sem mudanças estéticas ou no motor, mas ganhou câmbio automático de seis marchas (Foto: Iran Khodro | Divulgação)

Por dentro veio um novo volante e central multimídia (Foto: Iran Khodro | Divulgação)
A Iran Khodro possui uma parceria de longa data com a Peugeot. O belo sedã 405, desenhado pela Pininfarina, foi feito em Teerã de 1992 a 2024. Sua plataforma ainda é usada em modelos desenhados localmente.
Foi a Iran Khodro que desenhou a estranha carroceria de sedã do Peugeot 206, que foi vendida no Brasil como 207 Passion.
Um carro que ainda é produzido por lá com a mesma aparência há quase 20 anos é o Peugeot 207. E não se trata do original francês que não tivemos, é o 206 reestilizado que foi criado no Brasil.
Ele é vendido como Peugeot 207i e não foi atualizado esteticamente. O motor segue sendo o 1.6 16v TU5, mas ele recebeu o câmbio automático de seis marchas.
Se por fora não mudou, na cabine vieram algumas melhorias: central multimídia e um volante novo, que abriga os comandos para o som e para o cruise control.
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