A Sony Honda Mobility, uma joint venture que une a tradição da Honda com a inovação da Sony, está no meio de um embate judicial. Concessionárias na Califórnia entraram com um processo contra a empresa por adotar um modelo de vendas diretas ao consumidor, ignorando assim a rede de lojas tradicionais.
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A California New Car Dealers Association (CNCDA) entrou com uma ação judicial contra a joint venture. O principal motivo dessa disputa é o modelo de vendas do carro Afeela 1. A Sony Honda Mobility tem planos de comercializar o veículo online, sem a participação das concessionárias. Segundo a associação, essa estratégia ameaça a sobrevivência das 161 concessionárias da Honda e Acura, que atuam no mercado.
A acusação afirma no processo que:
A Sony Honda Mobility criará estúdios temporários de demonstração na Califórnia. Nesses espaços, os consumidores poderão conhecer os carros. A empresa posicionará o Afeela 1 no segmento de luxo, com preços entre US$ 89.900 (R$ 485.460) e US$ 102.900 (R$ 555.660).
Para a Sony Honda Mobility, o processo pode atrasar e limitar a entrada do Afeela no mercado norte-americano. Já para as concessionárias, a ação é uma forma de garantir que seu papel no setor automobilístico não se perca.
Essa briga de modelos de negócio não é novidade no mercado. A Volkswagen, por exemplo, enfrentou um processo semelhante com a sua nova marca, a Scout Motors, pelo mesmo motivo.
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O processo judicia
A California New Car Dealers Association (CNCDA) entrou com uma ação judicial contra a joint venture. O principal motivo dessa disputa é o modelo de vendas do carro Afeela 1. A Sony Honda Mobility tem planos de comercializar o veículo online, sem a participação das concessionárias. Segundo a associação, essa estratégia ameaça a sobrevivência das 161 concessionárias da Honda e Acura, que atuam no mercado.
A acusação afirma no processo que:
- Elas foram parceiras essenciais na construção da credibilidade da marca ao longo das décadas;
- A venda direta retira dos clientes o suporte técnico e a transparência de preços;
- Existem preocupações sobre a falta de transparência e o suporte no pós-venda.
A estratégia da Sony Honda Mobility
A Sony Honda Mobility criará estúdios temporários de demonstração na Califórnia. Nesses espaços, os consumidores poderão conhecer os carros. A empresa posicionará o Afeela 1 no segmento de luxo, com preços entre US$ 89.900 (R$ 485.460) e US$ 102.900 (R$ 555.660).
Para a Sony Honda Mobility, o processo pode atrasar e limitar a entrada do Afeela no mercado norte-americano. Já para as concessionárias, a ação é uma forma de garantir que seu papel no setor automobilístico não se perca.
Essa briga de modelos de negócio não é novidade no mercado. A Volkswagen, por exemplo, enfrentou um processo semelhante com a sua nova marca, a Scout Motors, pelo mesmo motivo.
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