Notícia Carro de enchente: veja os cuidados ao se deparar com um

As fortes chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul deixaram muitos prejuízos materiais para os gaúchos. Além de casas e móveis muitos perderam seus carros ou tiveram problemas de funcionamento pela infiltração de água. Esse tipo de catástrofe natural que também é recorrente em outras regiões e gera um ponto de insegurança na hora de adquirir um automóvel : será que este é um carro de enchente?

Entrevistamos o engenheiro, perito, detail e gaúcho Cleber Bertotto, mais conhecido como Tuio, para esclarecer os principais cuidados para comprar ou evitar um carro que passou por alagamento.

VEJA TAMBÉM:

Como saber se o carro é de enchente?


O especialista esclarece que há vários pontos a serem identificados na hora de verificar se um carro é ou não de enchente. O primeiro deles pode ser percebido visualmente assim que se tem contato com o veículo.

O que eu vou falar é até meio – para muitas pessoas – sem sentido. Mas temos que tomar cuidado se o carro estiver muito limpo”, afirma Bertotto. “Como assim muito limpo? A gente coloca a mão atrás do painel, atrás do porta-luvas, puxa o acabamento do porta-malas, passa o dedo por dentro. Se estiver limpo, a chance deste carro ter passado por uma enchente é muito grande. Isso porque normalmente tem um pó, um resíduo, uma sujeira de uso.”
VOLKSWAGEN TERA TSI FRENTE LATERAL TRASEIRA PAINEL (1)

A parte de trás do painel pode revelar muitas coisas (Foto: VW | Divulgação)

Essa limpeza excessiva é sinal de que o veículo passou por uma limpeza detalhada, pois os locais especificados pelo especialista acumulam, além da sujeira residual, lama decorrente das enchentes. A não ser que o proprietário seja bem detalhista e tenha por acaso acabado de realizar uma limpeza detalhada, isso não é comum.

Outra coisa um pouquinho mais técnica. Puxa a borracha da porta, dá uma levantada e dá uma olhadinha no tipo de feltro que tem embaixo do carro. Aí você tem que conhecer como é o feltro original. A gente coloca um feltro que parece com aqueles cobertores mais simples. Não é o original.”

O feltro é uma camada que fica abaixo do carpete e serve como isolamento térmico e acústico nos veículos. Quando substituído ele demonstra alguns sinais de troca manual, diferentes dos que vêm de fábrica no veículo.

Pode ser ainda que este item permaneça o original do carro e nestes casos vale verificar se está molhado, pois esse isolamento não costuma secar com facilidade. Um carro que passou por enchente pode preservar o seu feltro molhado por muito tempo.

Ainda segundo o especialista, lâmpadas e faróis molhados também podem indicar um carro de enchente. Mesmo que possa acontecer infiltração em algumas das partes, caso todas estejam com água parada dentro, é bom ficar atento.

O carro é de enchente. O que fazer?

alinhamento cambagem shutterstock 1148534609

Os componentes que ligam as rodas no carro podem esconder muita sujeira de enchente (Foto: Shutterstock)

Bom, desconsiderando que o proprietário queira se desfazer do modelo e pretenda arrumá-lo, as principais recomendações estão perto das rodas e nos equipamentos eletrônicos

Quando eu pego esse tipo de carro eu sugiro sempre trocar os módulos. Por ter ficado embaixo d’água, numa dessas ele pode entrar em curto e, por exemplo, abrir o airbag do nada. Então eu sempre sugiro trocar os módulos. O que molhou, eu sugiro sempre trocar.”

Mesmo que permaneçam funcionando, componentes elétricos podem parar do nada.”

Rolamentos de roda, motor de arranque, alternador, correia de comando, tensor de correia e homocinética também merecem atenção, afirma Tuio. O acúmulo de sujeira, lama, água, resíduos e falta de lubrificação em componentes, como alguns destes, degrada-os mais rapidamente.

E no motor?


Aqui o especialista apresenta uma solução mais simples e econômica que uma manutenção completa de motor. Com isso, ao invés de abrir o propulsor, desmontar tudo, ajustar e checar o equipamento, ele aponta que uma manutenção mais profunda nos sistemas de ignição e escape, além claro da troca de óleo, podem ser eficientes.

mecanico tira vela e cabo

Trocar velas e cabo costuma sem necessário (Foto: Shutterstock)

A dica é tirar cabos e velas, conferir se estão secos e em condições de uso. Escapamento e cano também entram nessa. Após isso é fundamental trocar o óleo do motor, funcionando o modelo até ele aquecer, por cerca de 30 minutos, e logo trocar novamente o lubrificante. Essa ação irá limpar com mais eficiência os resíduos dentro do veículo. A troca do óleo da caixa de marchas e do fluido de freio também é fundamental.

Caso a simples troca do óleo não funcione, pode ser que uma retífica seja necessária.

Cuidado na hora da compra


É importante que o candidato a proprietário saiba identificar estas situações e como reagir a elas, ou ao menos conheça quem possa. Tuio afirma que a informação de que um carro passou por enchente pode não constar no documento. Apenas modelos que passam por sinistro e vão para leilão, por exemplo, tem isso identificado na ficha.

Continue lendo...
 
Top