Notícia Carro esportivo elétrico é furada? Maserati cancela MC20 Folgore

A Maserati realmente não acerta quando o assunto é carro esportivo. Isso porque a produção do modelo MC20 Folgore, um elétrico apresentado pela marca em 2020, foi cancelada. Apesar do histórico da montadora, essa desistência também diz respeito a uma tendência do mercado: a rejeição por carros elétricos esportivos.

O supercarro italiano que não saiu do papel foi apresentado pela primeira vez em 2020 e é uma versão movida a bateria do cupê MC20. Ele chegaria agora, em 2025, e contaria com três motores de potência aumentada para atingir 100 km/h em menos de três segundos.

VEJA TAMBÉM:


O objetivo era produzir um esportivo que renderia um altíssimo desempenho para superar os esportivos a combustão. No entanto, a baixa demanda pelo modelo, a falta de confiança nas vendas e certa resistência com carros desse tipo, terminaram por enterrar o Maserati MC20 Folgore.

Carro esportivo elétrico é cilada?​


O motivo principal para que o MC20 Folgore não siga para a produção é a falta de interesse comercial em um carro esportivo elétrico. De acordo com a Autocar, a empresa afirmou que estava muito incerta quanto à projeção de vendas do veículo, já que os consumidores não estão prontos para mudar para a tração elétrica.

Em uma declaração ao portal Car & Driver, um porta-voz da Maserati disse que “estudos de mercado para o segmento de supercarros esportivos e especialmente para clientes do MC20 demonstraram que eles estão muito interessados em dirigir motores a combustão potentes”. Eles acrescentaram que esses compradores “não estão prontos para mudar para veículos movidos a bateria no futuro próximo”.

A ‘morte’ da versão Folgore levanta questões sobre o futuro elétrico da Maserati, mas não é o primeiro carro esportivo a ter um fim prematuro. O carro conceito Alfieri foi introduzido no Salão do Automóvel de Genebra de 2014 e a empresa anunciou planos para um modelo de produção logo depois. Ele estava previsto para chegar antes de 2018 em versões cupê e conversível. A montadora até prometeu um motor V6 com potências de 404 cv , 444 cv e 513 cv, mas os planos não foram para frente.

Nos últimos anos, a Maserati lançou uma versão Folgore do conversível GranTurismo que é movida a bateria e tem motor de 829 cv de potência. Aparentemente, as vendas do carro elétrico ficaram longe do esperado, o que também afetou a decisão sobre o MC20.

Mudanças de rumo na Maserati​


Com esse sinal amarelo do mercado, a marca italiana está fazendo movimentos para contornar esses desafios. Em notícia divulgada pela Autocar, a Maserati está planejando dar ao MC20 uma atualização abrangente. Acredita-se que o modelo remodelado pode se inspirar no MC20 GT2 Stradale, que apresenta um design inspirado no automobilismo e um V6 de 3.0 biturbo atualizado, produzindo 631 cv e 73,4 kgfm de torque.

Continue lendo...
 
Top