Leitor faz uma pergunta curiosa: quer saber se colocar o carro na estrada e dirigir quase o dia inteiro ininterruptamente, durante mais de dez, doze horas, só parando para abastecer, pode danificar de algum jeito o motor.
E essa dúvida é de muitos motoristas que têm noção errada sobre o desgaste de motor, o contrário que o intuitivo. Na verdade, se o motor funciona sem desligar horas e horas, o desgaste será muito menor que o “liga-desliga” repetidas vezes. Por quê?
VEJA TAMBÉM:
O motor que se liga depois de parado algumas horas, vai funcionar alguns segundos com deficiência de lubrificação. Ou seja, até o óleo chegar nas partes mais altas, vindo do cárter, o que significa atrito (e desgaste…) das partes móveis.
Outro problema é o motor rodar “frio” durante alguns minutos, pois os gases da combustão podem contaminar o óleo lubrificante.
O post Carro roda “direto”: desgaste do motor é maior ou menor? apareceu primeiro em AutoPapo.
Continue lendo...
E essa dúvida é de muitos motoristas que têm noção errada sobre o desgaste de motor, o contrário que o intuitivo. Na verdade, se o motor funciona sem desligar horas e horas, o desgaste será muito menor que o “liga-desliga” repetidas vezes. Por quê?
VEJA TAMBÉM:
- Um sofisticado sistema que… te deixa a pé!
- Conheça 10 carros para rodar com o Uber com baixo custo
- Caminhoneiros convencem Bolsonaro (quem diria…) a reduzir teor de biodiesel
O motor que se liga depois de parado algumas horas, vai funcionar alguns segundos com deficiência de lubrificação. Ou seja, até o óleo chegar nas partes mais altas, vindo do cárter, o que significa atrito (e desgaste…) das partes móveis.
Outro problema é o motor rodar “frio” durante alguns minutos, pois os gases da combustão podem contaminar o óleo lubrificante.
O post Carro roda “direto”: desgaste do motor é maior ou menor? apareceu primeiro em AutoPapo.
Continue lendo...