Notícia Carro sem marcador de temperatura: o que observar?

Quem for mais velho deve se lembrar da clássica cena de ter vários carros parados no acostamento das rodovias com motor fervendo, principalmente em subidas de serra. Antigamente os sistemas de arrefecimento eram menos eficientes e o marcador de temperatura era um item essencial no painel.

Hoje, com sistemas pressurizados e de circuito fechado, a probabilidade do motor ferver em uso comum é rara. Por isso, muitos fabricantes eliminaram o termômetro do líquido de arrefecimento. No lugar ficam duas luzes, uma indica que o motor está frio e outra indica que a temperatura está subindo.

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Esse hábito das montadores trouxe desconfiança para muitos motoristas, que têm receio da luz que indica o superaquecimento acender tarde demais. Mas afinal, é preciso mesmo se preocupar com isso? Carros sem o termômetro exigem cuidados especiais? É o que vamos responder aqui.

Como funcionam as luzes que substituem o termômetro​

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Ao dar a partida com o motor frio, uma luz verde ou azul se acende no painel. Ela fica acesa até o motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento. Caso ela fique acesa por muitos quilômetros, pode ser sinal da válvula termostática estar travada.

Rodar com o motor frio é prejudicial: aumenta o consumo de combustível, aumenta as emissões de poluentes e perde rendimento. Em alguns carros turbo o circuito de arrefecimento tem circuito duplo, para manter temperaturas diferentes para o bloco e o cabeçote. Isso exalta a importância de manter a termostática para que tudo funcione corretamente.

Quando a luz de superaquecimento acende?​

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Essa luz vermelha acende quando a temperatura está aumentando, dando tempo de parar o carro (Foto: Shutterstock)

Muitos acreditam que a luz vermelha que indica o superaquecimento só acende depois que o motor ferveu e tudo está perdido, mas não é bem assim. Ela acende quando o motor sai da temperatura ideal e ela começa a subir, dando tempo do motorista parar o carro e esperar esfriar.

Se o condutor insistir em dirigir com essa luz acesa, existe o risco do superaquecimento ocorrer. No manual de carros sem o marcador de temperatura existem instruções de como se proceder, falando para estacionar o carro e esperar o motor esfriar. Caso tenha vapor saindo do cofre, chame um guincho.

Nos carros atuais, onde o painel recebe informações de forma eletrônica, o termômetro funciona de maneira parecida: o ponteiro fica estático no centro e se move apenas quando começa a superaquecer, ele não fica mais oscilando como eram nos sistemas mecânicos.

Como cuidar para que o carro não superaqueça​


Se você está comprando um carro usado sem o termômetro no painel e continua com receio que algo ruim aconteça, o ideal é colocar uma revisão do sistema de arrefecimento na revisão pós compra. Cheque se a válvula termostática está no lugar e funcionando corretamente, vendedores picaretas tiram a peça para mascarar problemas de superaquecimento.

Caso não haja registros de troca do fluido de arrefecimento, realize esse serviço seguindo as especificações do fabricante. Nada de misturar água de torneira no radiador!

Tendo o sistema de arrefecimento revisado, assim como o resto do motor, basta seguir as recomendações do manual.

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