A Fiat foi uma das primeiras a dar uma apimentada no segmento de utilitários esportivos compactos, mais precisamente com as versões Abarth de Fastback e Pulse. No caso do SUV-cupê, uma feliz combinação entre um design mais arrojado com o acerto da divisão esportiva da marca italiana.
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O Fiat Fastback Abarth acaba sendo uma opção para quem quer um modelo com pegada esportiva mais abrangente, e não está afim de gastar os tubos em um modelo de marca premium. Seja seminovo ou mesmo 0 km, já que tem preço público sugerido de R$ 177.990.
Veja agora 10 fatos sobre o Fiat Fastback Abarth.
O Fiat Fastback foi o segundo SUV compacto da marca italiana feito no Brasil. O modelo foi lançado em setembro de 2022, um ano depois do Pulse, mas com uma proposta bem diferente.
Versão apimentada do SUV cupê foi equipado motor 1.3 turbo de 185 cv, mas com ajuste eletrônico que intensifica o comportamento do modelo
Feito em Betim (MG) sobre a plataforma MLA e baseado no sedã Cronos, o SUV chegou em um estilo cupê e opções de motores turbo 1.0 e 1.3. Em 2023 o Fiat Fastback Abarth estreou como o segundo modelo da divisão do escorpião feito por aqui.
Em 2023, o SUV-cupê ganhou a série especial Tributo 125, em alusão aos 125 anos da fabricante italiana. Nesse mesmo ano, o Fiat Fastback foi o primeiro modelo da marca, ao lado do Pulse, a ter um sistema híbrido flex – na verdade, um conjunto híbrido leve à base de uma bateria auxiliar de 12V.
Em 2025, o Fiat ainda teve uma edição especial Lollapalooza em homenagem ao festival de música homônimo. E também recentemente passou por uma reestilização já como linha 2026.
O estilo SUV-cupê é algo inaugurado pelas marcas premium e “popularizado” pela Volkswagen, com o Nivus. No caso do Fiat Fastback, pode-se dizer que ele segue a linha, mas o nome do carro também faz jus.
Visual é até comedido, sem excessos para reforçar apelo esportivo
Afinal, o teto segue uma leve curva até o porta-malas. Seguido do caimento reto e diagonal da terceira coluna, totalmente integrada ao vidro e à tampa traseiros. Quase um fastback de verdade.
O atento leitor vai questionar que já havia um Fiat Fastback Abarth no lançamento do utilitário esportivo acupezado, em 2023. Na verdade, quando entrou no mercado, o SUV tinha uma versão topo de linha com nome extenso: Limited Edition Powered by Abarth.
Essa versão com cara de série especial recebeu roupagem com detalhes estéticos desenvolvidos pela divisão esportiva da marca. Acabamentos escurecidos, rodas exclusivas, badges e a inscrição Powered by Abarth no cofre do motor e na tampa do porta-malas.
Versão Limited utiliza o mesmo motor, mas sem escapamento duplo e demais afinamentos do Abarth
Usava o propulsor mais potente da linha, o 1.3 turbinado de 185/180 cv mas sem qualquer acerto para receber tamanha potência. Ou seja, era mais um SUV “esportivado” do que esportivo. O que mudaria logo depois.
O Fiat Fastback Abarth para valer chegou em 2023. O motor GSE manteve a potência, mas recebeu calibragem para respostas mais rápidas e em rotações mais baixas. O câmbio automático de seis marchas também foi reprogramado.
Além disso, o preparo da Abarth no Fiat Fastback incluiu uma suspensão esportiva. Com 5 mm a menos em relação às versões “normais”, ganhou molas mais rígidas e amortecedores até 21% mais estáveis. O jogo dianteiro ainda recebeu nova geometria.
Modo Poison, exclusivo da Abarth, oferece calibração de motor e câmbio com entrega de torque e potência muito mais rápida
O Fiat Fastback ainda passou por outros ajustes mecânicos. A direção ficou mais firme e direta. E a engenharia colocou rodas aro 18” mais largas e mais leves, além de pneus que prometem maior aderência.
Vale lembrar que o SUV tem três modos de condução. Com as opções Normal e Manual já é possível se divertir. Ao pisar no acelerador se tem toda a vontade do Fiat Fastback Abarth nas mãos. As acelerações são vigorosas e o ronco do escapamento duplo só anima as coisas.
Porém, ainda tem a dose extra de veneno na tecla Poison. O sistema aumenta a carga na direção, que fica mais pesadinha, o câmbio faz trocas mais rápidas e o motor trabalha em giros mais altos. De quebra, os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos.
Ponteiras duplas e rodas exclusivas fazem parte do pacote da versão venenosa do Fastback
A diversão pode ser traduzida nos números. Com etanol no tanque, a relação de peso-potência é de 7,0 kg/cv. Com isso, o 0-100 km/h do Fiat Fastback se dá 7,6 segundos e a velocidade máxima é prometida em 220 km/h.
Se a roupa Abarth já era legal no Fiat Fastback com traje esporte, imagine no esportivo para valer. O SUV tem detalhes em vermelho nas rodas e no defletor dianteiro, capas dos retrovisores pintadas de preto e frisos acima dos faróis feitos de fibra de carbono.
Os badges Abarth estão espalhados pela lateral e dianteira do carro e a grade traz a Fiat Flag com as cores da bandeira tricolor da Itália. O teto é pintado de preto e há um spoiler traseiro.
Na cabine, acabamento escurecido, detalhes em vermelho, painel com material que imita fibra de carbono, volante revestido de couro perfurado e bancos com couro ecológico e pespontos vermelhos. Por dentro e por fora existem 13 badges com a imagem do escorpião.
A grade usa o nome da divisão esportiva por extenso e o escorpião fica no canto
Na reestilização da linha 2026, o Fiat Fastback Abarth mudou grade e para-choque em um estilo que remete ao Grande Panda europeu. Mudaram também as rodas, com desenho que conversa com as novas barras verticais da grade – um toque meio Maserati de ser.
Na entrada de ar frontal, a propósito, saiu o logotipo da Fiat e entrou o nome Abarth. E o escorpião foi reposicionado. Dentro, bancos com formato estilo concha.
O Fiat Fastback Abarth oferece o mesmo ambiente que as demais configurações da linha. Motorista e carona têm bom espaço para pernas e o condutor consegue uma ergonomia favorável na maior parte do tempo. Atrás, dois adultos e uma criança viajam numa boa.
Lembre-se que é um carro esportivo, com suspensão mais baixa e dura, e pneus mais largos. Não que seja um sofrimento, mas o Fiat Fastback bate mais nos buracos. O acabamento, como visto, é melhor que o do restante da gama e o isolamento acústico apenas regular.
O grande destaque neste quesito segue sendo o porta-malas. São 516 litros de um espaço amplo que acomoda bagagens de todos os tipos.
A opção envenenada também é a mais completa. Só o pacote ADAS do Fiat Fastback Abarth oferece alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa de manutenção na pista e farol alto automático. Contudo, podia oferecer ACC, além de freios a disco na traseira e airbags de cortina…
O modelo Abarth tem seu interior alinhado com o Fastback, mas com detalhes que evidenciam a esportividade
São quatro bolsas, além de câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisor eletrocrômico e alerta de ponto cego. No conforto, ar automático dual zone, retrovisores rebatíveis eletricamente, carregador de celular por indução, partida remota via chave, Auto Hold, freio de estacionamento eletrônico e sensores crepuscular e de chuva.
O quadro de instrumentos é eletrônico em tela de 7”. Já a central multimídia é operada no display de 10,1”, mas só na linha 2026 passou a oferecer a conexão wireless com smartphones. Também há entradas USB A e C.
Ainda na linha 2026, o Fiat Fastback Abarth ganhou ajustes elétricos no banco do motorista e teto panorâmico.
Para um esportivo, as revisões com preço fixo do Fiat Fastback Abarth até que não assustam. Mas, obviamente, são mais caras que as manutenções obrigatórias das versões civis do SUV-cupê.
Alguns relatos sobre o Fiat Fastback Abarth em fóruns e no Reclame Aqui falam de problemas relacionados ao conjunto mecânico. Muitos donos se queixam do consumo elevado de óleo e de problemas no motor de arranque.
Em relação à linha Fastback como um todo, são frequentes os depoimentos quanto a problemas na parte elétrica. Com direito a disparos involuntários do alarme, botão start do motor que não desliga o carro e ar-condicionado sem funcionar.
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- Com motor turbo de 185 cv, Fastback Abarth é SUV esportivo de verdade
- Fastback Abarth faz por merecer o emblema do escorpião
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O Fiat Fastback Abarth acaba sendo uma opção para quem quer um modelo com pegada esportiva mais abrangente, e não está afim de gastar os tubos em um modelo de marca premium. Seja seminovo ou mesmo 0 km, já que tem preço público sugerido de R$ 177.990.
Veja agora 10 fatos sobre o Fiat Fastback Abarth.
1. Trajetória do Fiat Fastback
O Fiat Fastback foi o segundo SUV compacto da marca italiana feito no Brasil. O modelo foi lançado em setembro de 2022, um ano depois do Pulse, mas com uma proposta bem diferente.

Versão apimentada do SUV cupê foi equipado motor 1.3 turbo de 185 cv, mas com ajuste eletrônico que intensifica o comportamento do modelo
Feito em Betim (MG) sobre a plataforma MLA e baseado no sedã Cronos, o SUV chegou em um estilo cupê e opções de motores turbo 1.0 e 1.3. Em 2023 o Fiat Fastback Abarth estreou como o segundo modelo da divisão do escorpião feito por aqui.
Em 2023, o SUV-cupê ganhou a série especial Tributo 125, em alusão aos 125 anos da fabricante italiana. Nesse mesmo ano, o Fiat Fastback foi o primeiro modelo da marca, ao lado do Pulse, a ter um sistema híbrido flex – na verdade, um conjunto híbrido leve à base de uma bateria auxiliar de 12V.
Em 2025, o Fiat ainda teve uma edição especial Lollapalooza em homenagem ao festival de música homônimo. E também recentemente passou por uma reestilização já como linha 2026.
2. Nome coerente
O estilo SUV-cupê é algo inaugurado pelas marcas premium e “popularizado” pela Volkswagen, com o Nivus. No caso do Fiat Fastback, pode-se dizer que ele segue a linha, mas o nome do carro também faz jus.

Visual é até comedido, sem excessos para reforçar apelo esportivo
Afinal, o teto segue uma leve curva até o porta-malas. Seguido do caimento reto e diagonal da terceira coluna, totalmente integrada ao vidro e à tampa traseiros. Quase um fastback de verdade.
3. Não confundir com só uma roupa
O atento leitor vai questionar que já havia um Fiat Fastback Abarth no lançamento do utilitário esportivo acupezado, em 2023. Na verdade, quando entrou no mercado, o SUV tinha uma versão topo de linha com nome extenso: Limited Edition Powered by Abarth.
Essa versão com cara de série especial recebeu roupagem com detalhes estéticos desenvolvidos pela divisão esportiva da marca. Acabamentos escurecidos, rodas exclusivas, badges e a inscrição Powered by Abarth no cofre do motor e na tampa do porta-malas.

Versão Limited utiliza o mesmo motor, mas sem escapamento duplo e demais afinamentos do Abarth
Usava o propulsor mais potente da linha, o 1.3 turbinado de 185/180 cv mas sem qualquer acerto para receber tamanha potência. Ou seja, era mais um SUV “esportivado” do que esportivo. O que mudaria logo depois.
4. A picada do escorpião no Fiat Fastback Abarth
O Fiat Fastback Abarth para valer chegou em 2023. O motor GSE manteve a potência, mas recebeu calibragem para respostas mais rápidas e em rotações mais baixas. O câmbio automático de seis marchas também foi reprogramado.
Além disso, o preparo da Abarth no Fiat Fastback incluiu uma suspensão esportiva. Com 5 mm a menos em relação às versões “normais”, ganhou molas mais rígidas e amortecedores até 21% mais estáveis. O jogo dianteiro ainda recebeu nova geometria.

Modo Poison, exclusivo da Abarth, oferece calibração de motor e câmbio com entrega de torque e potência muito mais rápida
O Fiat Fastback ainda passou por outros ajustes mecânicos. A direção ficou mais firme e direta. E a engenharia colocou rodas aro 18” mais largas e mais leves, além de pneus que prometem maior aderência.
5. Desempenho do Fiat Fastback Abarth
Vale lembrar que o SUV tem três modos de condução. Com as opções Normal e Manual já é possível se divertir. Ao pisar no acelerador se tem toda a vontade do Fiat Fastback Abarth nas mãos. As acelerações são vigorosas e o ronco do escapamento duplo só anima as coisas.
Porém, ainda tem a dose extra de veneno na tecla Poison. O sistema aumenta a carga na direção, que fica mais pesadinha, o câmbio faz trocas mais rápidas e o motor trabalha em giros mais altos. De quebra, os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos.

Ponteiras duplas e rodas exclusivas fazem parte do pacote da versão venenosa do Fastback
A diversão pode ser traduzida nos números. Com etanol no tanque, a relação de peso-potência é de 7,0 kg/cv. Com isso, o 0-100 km/h do Fiat Fastback se dá 7,6 segundos e a velocidade máxima é prometida em 220 km/h.
6. Venenoso no estilo
Se a roupa Abarth já era legal no Fiat Fastback com traje esporte, imagine no esportivo para valer. O SUV tem detalhes em vermelho nas rodas e no defletor dianteiro, capas dos retrovisores pintadas de preto e frisos acima dos faróis feitos de fibra de carbono.
Os badges Abarth estão espalhados pela lateral e dianteira do carro e a grade traz a Fiat Flag com as cores da bandeira tricolor da Itália. O teto é pintado de preto e há um spoiler traseiro.
Na cabine, acabamento escurecido, detalhes em vermelho, painel com material que imita fibra de carbono, volante revestido de couro perfurado e bancos com couro ecológico e pespontos vermelhos. Por dentro e por fora existem 13 badges com a imagem do escorpião.

A grade usa o nome da divisão esportiva por extenso e o escorpião fica no canto
Na reestilização da linha 2026, o Fiat Fastback Abarth mudou grade e para-choque em um estilo que remete ao Grande Panda europeu. Mudaram também as rodas, com desenho que conversa com as novas barras verticais da grade – um toque meio Maserati de ser.
Na entrada de ar frontal, a propósito, saiu o logotipo da Fiat e entrou o nome Abarth. E o escorpião foi reposicionado. Dentro, bancos com formato estilo concha.
7. Espaço e conforto
O Fiat Fastback Abarth oferece o mesmo ambiente que as demais configurações da linha. Motorista e carona têm bom espaço para pernas e o condutor consegue uma ergonomia favorável na maior parte do tempo. Atrás, dois adultos e uma criança viajam numa boa.
Lembre-se que é um carro esportivo, com suspensão mais baixa e dura, e pneus mais largos. Não que seja um sofrimento, mas o Fiat Fastback bate mais nos buracos. O acabamento, como visto, é melhor que o do restante da gama e o isolamento acústico apenas regular.
O grande destaque neste quesito segue sendo o porta-malas. São 516 litros de um espaço amplo que acomoda bagagens de todos os tipos.
8. Equipamentos
A opção envenenada também é a mais completa. Só o pacote ADAS do Fiat Fastback Abarth oferece alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa de manutenção na pista e farol alto automático. Contudo, podia oferecer ACC, além de freios a disco na traseira e airbags de cortina…

O modelo Abarth tem seu interior alinhado com o Fastback, mas com detalhes que evidenciam a esportividade
São quatro bolsas, além de câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisor eletrocrômico e alerta de ponto cego. No conforto, ar automático dual zone, retrovisores rebatíveis eletricamente, carregador de celular por indução, partida remota via chave, Auto Hold, freio de estacionamento eletrônico e sensores crepuscular e de chuva.
O quadro de instrumentos é eletrônico em tela de 7”. Já a central multimídia é operada no display de 10,1”, mas só na linha 2026 passou a oferecer a conexão wireless com smartphones. Também há entradas USB A e C.
Ainda na linha 2026, o Fiat Fastback Abarth ganhou ajustes elétricos no banco do motorista e teto panorâmico.
9. Manutenção
Para um esportivo, as revisões com preço fixo do Fiat Fastback Abarth até que não assustam. Mas, obviamente, são mais caras que as manutenções obrigatórias das versões civis do SUV-cupê.
- 10 mil km: R$ 943,00
- 20 mil km: R$ 1.073,00
- 30 mil km: R$ 943,00
- 40 mil km: R$ 1.096,00
- 50 mil km: R$ 987,00
10. Principais problemas
Alguns relatos sobre o Fiat Fastback Abarth em fóruns e no Reclame Aqui falam de problemas relacionados ao conjunto mecânico. Muitos donos se queixam do consumo elevado de óleo e de problemas no motor de arranque.
Em relação à linha Fastback como um todo, são frequentes os depoimentos quanto a problemas na parte elétrica. Com direito a disparos involuntários do alarme, botão start do motor que não desliga o carro e ar-condicionado sem funcionar.
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