Carro híbrido importado já paga 30% de imposto de importação: até 2026 taxa subirá ainda mais

Texto: Marcos Camargo
A partir desta semana os carros híbridos e elétricos importados já estão mais caros novamente. E a culpa é uma alta no imposto de importação conforme plano anunciado pelo governo federal em 2023, ainda que o Brasil não seja fabricante de veículos híbridos plugin ou elétricos a bateria.

Conforme a portaria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), os modelos híbridos ou “HEV” sem recarga externa agora terão imposto de importação de 30% (antes era 25%), os híbridos plugin “PHEV” com recarga externa agora terão mais 28% (antes o imposto era de 20%) e elétricos a bateria ou “BEV” terão imposto de 25% (antes eram cobrados 18%).
Dentro de uma ano todos os tipos de veículos eletrificados importações terão 35% de imposto de importação. Vale lembrar que a Anfavea e outras associações setoriais defendem que essa alíquota máxima seja cobrada desde agora mas o governo não cedeu e tem feito os aumentos escalonados conforme o plano de 2023.

Ainda não há sinal de como as importadoras irão reagir ao aumento. Muitas contam com estoques já formados para evitar uma alta de preços repentina. Entre os modelos que devem ficar mais caros estão BYD Song que lidera as vendas de híbridos plugin no país, GWM Haval H6 que é o vice líder, BYD Dolphin Mini, Jaecoo 7 , Omoda 5, Volvo EX30 entre outros.
The post Carros híbridos e elétricos importados já estão mais caros em todo o país appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...