Cada vez mais, é comum ver os governos ocidentais imporem tarifas na tentativa de conter os veículos elétricos chineses. Em uma declaração recente, RJ Scaringe, CEO da Rivian, chamou a atenção para um alerta diferente. Ele afirma que o preço não é o fator decisivo. Segundo ele, os EVs chineses oferecem melhor tecnologia e qualidade e, por isso, permanecem em posições competitivas no mercado.
VEJA TAMBÉM:
Scaringe defende que o verdadeiro desafio para as montadoras tradicionais é melhorar seus produtos, e não apenas reclamar de preços artificialmente baixos.
Segundo o CEO, as montadoras da China estão à frente, principalmente em tecnologia. O avanço é mais visível em áreas como:
Parcerias estratégicas já são uma realidade no mercado atual, com grandes fabricantes ocidentais buscando ajuda dos chineses. A Volkswagen, por exemplo, buscou a XPeng para desenvolver um novo software. A Renault, por sua vez, confiou em empresas chinesas para o futuro Twingo elétrico. Até mesmo a própria Rivian tem colaboração com marcas chinesas.
Mesmo com veículos que são tecnicamente superiores, as montadoras vindas da China enfrentam barreiras regulatórias e um protecionismo em mercados mais conservadores. Scaringe alerta justamente que as montadoras americanas devem elevar seus padrões, caso contrário irão ficar para trás. Dessa forma, segundo o CEO, não adianta aplicar tarifas, o desafio verdadeiro é melhorar a qualidade dos produtos, seja em design, tecnologia, UX e eficiência.
Continue lendo...
VEJA TAMBÉM:
- Brasil importa mais carro da China do que da Argentina
- Primeira moto elétrica Honda é oficialmente lançada
- O “som” mais perigoso do trânsito
Scaringe defende que o verdadeiro desafio para as montadoras tradicionais é melhorar seus produtos, e não apenas reclamar de preços artificialmente baixos.
Por que os carros chineses são considerados melhores?
Segundo o CEO, as montadoras da China estão à frente, principalmente em tecnologia. O avanço é mais visível em áreas como:
- Baterias, já que os chineses dominam o desenvolvimento e a produção de baterias;
- Softwares de sistemas de infoentretenimento, conectividade e recursos de assistência ao motorista (ADAS) são considerados mais avançados na China;
- Inovação rápida das empresas chinesas que conseguem lançar novos modelos e atualizações com muito mais velocidade do que as montadoras ocidentais.
Parcerias estratégicas já são uma realidade no mercado atual, com grandes fabricantes ocidentais buscando ajuda dos chineses. A Volkswagen, por exemplo, buscou a XPeng para desenvolver um novo software. A Renault, por sua vez, confiou em empresas chinesas para o futuro Twingo elétrico. Até mesmo a própria Rivian tem colaboração com marcas chinesas.
Desafios e a mensagem central
Mesmo com veículos que são tecnicamente superiores, as montadoras vindas da China enfrentam barreiras regulatórias e um protecionismo em mercados mais conservadores. Scaringe alerta justamente que as montadoras americanas devem elevar seus padrões, caso contrário irão ficar para trás. Dessa forma, segundo o CEO, não adianta aplicar tarifas, o desafio verdadeiro é melhorar a qualidade dos produtos, seja em design, tecnologia, UX e eficiência.
Continue lendo...