Mesmo com os carros novos na Europa terem registrado queda de 4,4% em julho e 0,3% no primeiro semestre de 2025, os dados que realmente chamam atenção são o crescimento das montadoras chinesas no mercado europeu. De acordo com os números revelados pela Jato, as marcas da China avançam rapidamente e ultrapassam algumas fabricantes locais.
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Apesar de ainda não ultrapassarem as marcas mais convencionais em números absolutos, a taxa de crescimento dessas montadoras foi de 91% nas vendas do primeiro semestre de 2025, o que corresponde a um total de 347.100 unidades vendidas. Essa alta coloca a China como um dos maiores vendedores na Europa, acima de marcas como Ford e Mercedes.
Foto: Jato | Reprodução
Dentre as marcas da China, a BYD é líder desse movimento de crescimento. A marca de carros elétricos e híbridos vendeu mais de 41.300 unidades, o que a deixa no ranking das marcas de EVs mais registradas no continente europeu. Além disso, a chinesa se encontra acima de marcas como a Cupra, que vendeu 37.400 unidades, e a Ford, que vendeu 35.200 unidades.
Foto: Jato | Reprodução
Não apenas os 100% elétricos ganharam destaque, os modelos híbridos plug-in (PHEVs) da BYD, Jaecoo e Omoda também se destacaram em vendas.
O BYD Seal U empatou com o VW Tiguan na disputa pelo título de PHEV mais vendido na Europa no mês de junho. Isso demonstra como as ofertas chinesas estão agradando diferentes perfis de consumidores no continente europeu.
Mesmo com o protagonismo chinês, outras montadoras também tiveram um bom desempenho no semestre:
No entanto, algumas marcas registraram um desempenho negativo:
Mesmo com a queda de desempenho da Tesla, o mercado de EVs cresceu 25% no semestre; foram mais de 1,2 milhão de unidades registradas no continente. Isso fez com que esse fosse o semestre mais forte da história para carros elétricos em solo europeu.
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Avanço das marcas chinesas
Apesar de ainda não ultrapassarem as marcas mais convencionais em números absolutos, a taxa de crescimento dessas montadoras foi de 91% nas vendas do primeiro semestre de 2025, o que corresponde a um total de 347.100 unidades vendidas. Essa alta coloca a China como um dos maiores vendedores na Europa, acima de marcas como Ford e Mercedes.

Foto: Jato | Reprodução
Dentre as marcas da China, a BYD é líder desse movimento de crescimento. A marca de carros elétricos e híbridos vendeu mais de 41.300 unidades, o que a deixa no ranking das marcas de EVs mais registradas no continente europeu. Além disso, a chinesa se encontra acima de marcas como a Cupra, que vendeu 37.400 unidades, e a Ford, que vendeu 35.200 unidades.

Foto: Jato | Reprodução
Híbridos também ganharam espaço
Não apenas os 100% elétricos ganharam destaque, os modelos híbridos plug-in (PHEVs) da BYD, Jaecoo e Omoda também se destacaram em vendas.
O BYD Seal U empatou com o VW Tiguan na disputa pelo título de PHEV mais vendido na Europa no mês de junho. Isso demonstra como as ofertas chinesas estão agradando diferentes perfis de consumidores no continente europeu.
Desempenho de outras marcas
Mesmo com o protagonismo chinês, outras montadoras também tiveram um bom desempenho no semestre:
- Renault cresceu 6%;
- Ford cresceu 6%;
- BMW cresceu 4%;
- Grupo VW cresceu 3%.
No entanto, algumas marcas registraram um desempenho negativo:
- Tesla teve uma queda de 33%;
- Stellantis teve uma queda de 9%.
Mesmo com a queda de desempenho da Tesla, o mercado de EVs cresceu 25% no semestre; foram mais de 1,2 milhão de unidades registradas no continente. Isso fez com que esse fosse o semestre mais forte da história para carros elétricos em solo europeu.
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