A Citroën lançou o C3 Aircross no final de 2023, com o título de ser o carro de 7 lugares mais barato do Brasil. Poucos meses após chegar ao mercado veio uma grande pedra em seu sapato: o Chevrolet Spin reestilizado, que ganhou muitas melhorias no interior e manteve a mecânica robusta.
Isso ajudou a manter a Chevrolet como líder no segmento dos carros de sete lugares no Brasil. A Citroën atualizou o Aircross para a linha 2026, racionalizando a gama e melhorando alguns aspectos da cabine. Será que conseguiu virar o jogo? É o que vamos conferir aqui.
VEJA TAMBÉM:
O Spin possui uma gama maior e também a oferta de câmbio manual (Foto: Chevrolet | Divulgação)
A Citroën agora oferece o Aircross de cinco lugares apenas na versão Feel. O intermediário Feel Pack saiu de cena, enquanto o antigo topo de linha foi rebaixado para essa posição, liberando o topo da gama para o aventureiro XTR. No total são quatro versões agora, contra as seis que haviam antes.
Já o Spin é vendido em cinco versões, sendo três com cinco lugares e duas com sete. Ele se diferencia por oferecer o câmbio manual na LT, para clientes que ainda preferem essa configuração.
Usando apenas as tabelas de preços, o Citroën Aircross se destaca pelos valores mais baixos. Ele também oferece a opção de sete lugares em versões mais simples, enquanto o Spin só tem essa possibilidade nas duas versões de topo.
O painel ganhou uma cobertura em vinil (Foto: Citroën | Divulgação)
As portas seguem apenas com plástico duro (Foto: Citroën | Divulgação)
Ele possui um ventilador de teto (Foto: Citroën | Divulgação)
As novidades da linha 2026 do Citroën Aircross se resumem ao reposicionamento dos botões do vidro elétrico traseiro, indo para as respectivas portas, e adição de duas entradas USB-C para o banco traseiro. Ele também ganhou uma forração em vinil no painel, simulando um soft-touch sem ter que usar material emborrachado.
Em meados de 2024, após o lançamento do Basalt, o Aircross havia recebido também o ar-condicionado automático e chave canivete. Essas foram as únicas mudanças nos equipamentos desde seu lançamento.
O modelo de entrada Feel segue com apenas dois airbags, painel digital simplificado, central multimídia, ar-condicionado, faróis halógenos, rodas de aço com calotas e direção com ajuste de altura. O modelo de sete lugares adiciona o circulador de ar no teto.
O Aircross Shine 7 2026 adiciona o painel digital colorido, airbags laterais dianteiros, ar-condicionado automático, faróis de neblina, rodas de liga leve, cruise control, regulagem elétrica dos retrovisores, sensor e câmera de ré, bancos e volante revestidos em vinil. No topo de linha XTR é adicionada a decoração aventureira, pneus de uso misto e pedaleira cromada.
O interior da minivan conta com mais tecnologia, como o painel digital configurável e a central multimídia com Wi-Fi (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Ela também se destaca por ter 6 airbags e pacote ADAS (Foto: Chevrolet | Divulgação)
O carregador por indução é um acessório no Aircross (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Já o Chevrolet Spin 1.8 AT de entrada já parte com central multimídia com Wi-Fi, faróis full-LED, banco traseiro corrediço e bipartido, painel digital configurável, seis airbags, cruise control, roda de aço com calotas simples, saídas de ventilação para o banco traseiro, serviços conectados On Star, porta-luvas iluminado, retrovisores com regulagem manual e ar-condicionado.
A versão LT manual adiciona a regulagem elétrica dos retrovisores, rodas de aço com calotas que simulam rodas de liga leve, rack de teto funcional e câmera de ré. Com o câmbio automático é adicionado um console central diferente com saídas de ventilação para o banco traseiro e o cruise control.
O modelo LTZ agrega a terceira fileira de assentos, volante revestido em vinil, ar-condicionado automático, chave presencial, sensor de chuva, sensor crepuscular, sensor de estacionamento, computador de bordo e rodas de liga leve aro 16″.
O Spin Premier, modelo topo de linha, conta com alerta de colisão, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, indicador de distância do carro à frente, carregador de smartphone por indução e bancos com revestimento premium.
Apesar de custar mais caro na tabela, o Chevrolet Spin compensa isso trazendo o pacote de equipamentos mais recheado em todas as versões. Ele se destaca, principalmente, na segurança, graças aos seis airbags em todas as versões e ao pacote ADAS da Premier.
São duas escolas bem diferentes, de um lado um motor 1.0 turbo... (Foto: Citroën | Divulgação)
... do outro um 1.8 aspirado (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Aqui a situação fica melhor para o Citroën Aircross 2026. Para quem exige mais desempenho ou roda muito com o carro cheio, o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm é superior nas acelerações e retomadas. Ele cobra isso no consumo maior na estrada, porém ambos modelos empatam na cidade.
O Chevrolet Spin 2026 segue com o antigo motor 1.8 Família 1, que recebeu atualizações no gerenciamento eletrônico para atender ao Proconve L8. Esse motor possui torque máximo a apenas 2.600 rpm, o que ajuda a sair da imobilidade sem grande esforço, mas a potência baixa aparece na estrada.
Esse motor, mesmo sendo antigo, consegue boas médias de consumo. Ele também é um queridinho de quem usa o carro para trabalhar por ser robusto e simples de cuidar, graças a grande oferta de peças.
Aqui não podemos cravar um vencedor por serem motores com filosofias bem distintas. A escolha vai do gosto do consumidor.
Continue lendo...
Isso ajudou a manter a Chevrolet como líder no segmento dos carros de sete lugares no Brasil. A Citroën atualizou o Aircross para a linha 2026, racionalizando a gama e melhorando alguns aspectos da cabine. Será que conseguiu virar o jogo? É o que vamos conferir aqui.
VEJA TAMBÉM:
- Citroën C3 Aircross terá versão 1.6 manual, mas não para o Brasil
- Carros PcD; Chevrolet lança versão do Novo Spin por R$ 119.900
- Citroën Aircross 2026 perde quase todas versões de 5 lugares
Versões e preços

O Spin possui uma gama maior e também a oferta de câmbio manual (Foto: Chevrolet | Divulgação)
A Citroën agora oferece o Aircross de cinco lugares apenas na versão Feel. O intermediário Feel Pack saiu de cena, enquanto o antigo topo de linha foi rebaixado para essa posição, liberando o topo da gama para o aventureiro XTR. No total são quatro versões agora, contra as seis que haviam antes.
Já o Spin é vendido em cinco versões, sendo três com cinco lugares e duas com sete. Ele se diferencia por oferecer o câmbio manual na LT, para clientes que ainda preferem essa configuração.
Preços Citroën Aircross 2026
Versão | Preço |
---|---|
Aircross Feel Turbo 200 AT | R$ 118.800 |
Aircross 7 Feel Turbo 200 AT | R$ 123.990 |
Aircross 7 Shine Turbo 200 AT | R$ 147.990 |
Aircross 7 XTR Turbo 200 AT | R$ 149.990 |
Preços Chevrolet Spin 2026
Versão | Preço |
---|---|
Spin 1.8 AT | R$ 119.900 |
Spin LT 1.8 MT | R$ 133.690 |
Spin LT 1.8 AT | R$ 140.090 |
Spin LTZ 1.8 AT | R$ 150.790 |
Spin Premier 1.8 AT | R$ 160.390 |
Usando apenas as tabelas de preços, o Citroën Aircross se destaca pelos valores mais baixos. Ele também oferece a opção de sete lugares em versões mais simples, enquanto o Spin só tem essa possibilidade nas duas versões de topo.
Equipamentos

O painel ganhou uma cobertura em vinil (Foto: Citroën | Divulgação)

As portas seguem apenas com plástico duro (Foto: Citroën | Divulgação)

Ele possui um ventilador de teto (Foto: Citroën | Divulgação)
As novidades da linha 2026 do Citroën Aircross se resumem ao reposicionamento dos botões do vidro elétrico traseiro, indo para as respectivas portas, e adição de duas entradas USB-C para o banco traseiro. Ele também ganhou uma forração em vinil no painel, simulando um soft-touch sem ter que usar material emborrachado.
Em meados de 2024, após o lançamento do Basalt, o Aircross havia recebido também o ar-condicionado automático e chave canivete. Essas foram as únicas mudanças nos equipamentos desde seu lançamento.
O modelo de entrada Feel segue com apenas dois airbags, painel digital simplificado, central multimídia, ar-condicionado, faróis halógenos, rodas de aço com calotas e direção com ajuste de altura. O modelo de sete lugares adiciona o circulador de ar no teto.
O Aircross Shine 7 2026 adiciona o painel digital colorido, airbags laterais dianteiros, ar-condicionado automático, faróis de neblina, rodas de liga leve, cruise control, regulagem elétrica dos retrovisores, sensor e câmera de ré, bancos e volante revestidos em vinil. No topo de linha XTR é adicionada a decoração aventureira, pneus de uso misto e pedaleira cromada.
Chevrolet Spin se destaca na tecnologia

O interior da minivan conta com mais tecnologia, como o painel digital configurável e a central multimídia com Wi-Fi (Foto: Chevrolet | Divulgação)

Ela também se destaca por ter 6 airbags e pacote ADAS (Foto: Chevrolet | Divulgação)

O carregador por indução é um acessório no Aircross (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Já o Chevrolet Spin 1.8 AT de entrada já parte com central multimídia com Wi-Fi, faróis full-LED, banco traseiro corrediço e bipartido, painel digital configurável, seis airbags, cruise control, roda de aço com calotas simples, saídas de ventilação para o banco traseiro, serviços conectados On Star, porta-luvas iluminado, retrovisores com regulagem manual e ar-condicionado.
A versão LT manual adiciona a regulagem elétrica dos retrovisores, rodas de aço com calotas que simulam rodas de liga leve, rack de teto funcional e câmera de ré. Com o câmbio automático é adicionado um console central diferente com saídas de ventilação para o banco traseiro e o cruise control.
O modelo LTZ agrega a terceira fileira de assentos, volante revestido em vinil, ar-condicionado automático, chave presencial, sensor de chuva, sensor crepuscular, sensor de estacionamento, computador de bordo e rodas de liga leve aro 16″.
O Spin Premier, modelo topo de linha, conta com alerta de colisão, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, indicador de distância do carro à frente, carregador de smartphone por indução e bancos com revestimento premium.
Apesar de custar mais caro na tabela, o Chevrolet Spin compensa isso trazendo o pacote de equipamentos mais recheado em todas as versões. Ele se destaca, principalmente, na segurança, graças aos seis airbags em todas as versões e ao pacote ADAS da Premier.
Motorização

São duas escolas bem diferentes, de um lado um motor 1.0 turbo... (Foto: Citroën | Divulgação)

... do outro um 1.8 aspirado (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Aqui a situação fica melhor para o Citroën Aircross 2026. Para quem exige mais desempenho ou roda muito com o carro cheio, o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm é superior nas acelerações e retomadas. Ele cobra isso no consumo maior na estrada, porém ambos modelos empatam na cidade.
O Chevrolet Spin 2026 segue com o antigo motor 1.8 Família 1, que recebeu atualizações no gerenciamento eletrônico para atender ao Proconve L8. Esse motor possui torque máximo a apenas 2.600 rpm, o que ajuda a sair da imobilidade sem grande esforço, mas a potência baixa aparece na estrada.
Esse motor, mesmo sendo antigo, consegue boas médias de consumo. Ele também é um queridinho de quem usa o carro para trabalhar por ser robusto e simples de cuidar, graças a grande oferta de peças.
Aqui não podemos cravar um vencedor por serem motores com filosofias bem distintas. A escolha vai do gosto do consumidor.
Item | Citroën C3 Aircross | Chevrolet Spin |
---|---|---|
Potência | 125 cv (G) 130 cv (E) | 106 cv (G) 111 cv (E) |
Torque | 20,4 kgfm (G e E) | 16,8 kgfm (G) 17,7 kgfm (E) |
0 a 100 km/h | 9,7 | s11 s |
Consumo urbano | 7,4 km/l (E); 10,6 km/l (G) | 7,4 km/l (E); 10,5 km/l (G) |
Consumo rodoviário | 8,6 km/l (E); 12 km/l (G) | 9,3 km/l (E); 13,4 km/l (G) |
Continue lendo...