
Texto: Marcos Camargo
A Mercedes-Benz anunciou um avanço importante em sua estratégia de eletrificação. O sedã elétrico EQS completou um trajeto de 1.200 quilômetros com apenas uma carga, utilizando baterias de estado sólido, tecnologia que promete maior eficiência e autonomia para veículos do futuro.
O teste
O percurso começou em Stuttgart, na Alemanha, e terminou em Malmö, na Suécia. A marca utilizou softwares de condução assistida para simular condições reais de tráfego durante toda a viagem.
Segundo Markus Schäfer, diretor de tecnologia da Mercedes-Benz, o resultado é “um divisor de águas” na eletrificação, evidenciando o potencial das baterias de estado sólido.

Estratégia cautelosa
Apesar do avanço, a Mercedes mantém uma postura mais conservadora quanto ao ritmo de eletrificação. O CEO Ola Källenius já afirmou que a marca seguirá oferecendo motores V8 e V12 em modelos esportivos, além de investir em quatro-cilindros mais eficientes, híbridos leves e elétricos com maior autonomia.

A tecnologia
O desenvolvimento das novas baterias ocorre em parceria com a Factorial Energy. De acordo com a Mercedes, a tecnologia oferece 25% mais eficiência em relação às baterias convencionais de lítio-ferro-fosfato ou níquel-manganês-cobalto.
Além disso, o uso de materiais mais leves e a redução de metais raros na composição tornam o processo de produção menos poluente e com menor impacto ambiental, reforçando os objetivos de sustentabilidade da marca.
The post Com bateria de estado sólido, Mercedes EQS percorre 1.200 km na Europa appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...