Notícia Comparativo: onde o VW Tera supera (ou não) o Fiat Pulse e o Renault Kardian

A VW lançou o Tera com intenção de vender muito e se destacar no segmento dos SUVs compactos. Mas ele já chega tendo que enfrentar dois rivais: o Fiat Pulse o Renault Kardian.

A Volkswagen se preparou para o lançamento do Tera tirando algumas versões do Polo e remanejando parte da produção do hatch para a fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O SUV é produzido desde março na unidade de Taubaté (SP), para ter estoque em todas as 545 concessionárias da marca por todo o Brasil.

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O Fiat Pulse foi lançado em 2021 e conseguiu uma fatia boa do mercado. Ele e o irmão Fastback são os carros mais vendidos da marca italiana no varejo. Já o Renault Kardian estreou em 2024 já conquistando o premio de Carro do Ano e trazendo modernidades inéditas para a marca no Brasil.

Nós já mostramos o Tera em diferentes versões, mas de forma isolada. Vamos comparar aqui todas as versões desses três SUVs para saber onde cada um se destaca.

Preço

Fiat Pulse Drive MT 2026 (1)

A Fiat esperou o lançamento do Tera para precificar o Pulse 2026, o Drive 1.3 é o mais barato (Foto: Fiat | Divulgação)

A VW lançou o Tera em cinco versões, a mesma quantidade do Fiat Pulse. Já o Renault Kardian possui apenas quatro. Porém nem todos se intercalam, o modelo alemão, por exemplo, é o único com motor 1.0 aspirado.

Já o Fiat Pulse não oferta o 1.0 turbo com câmbio manual, mas em compensação o seu motor de entrada é um 1.3 que possui opção de caixa CVT. O Renault Kardian é o único com apenas um motor, o 1.0 turbo, que pode ser manual ou com câmbio de dupla embreagem.

Abaixo listamos o preço de todas as versões desses três SUVs. Colocamos alinhadas as que são equivalentes e marcamos em negrito o mais barato em cada segmentação.

Versão PreçoVersãoPreçoVersãoPreço
Tera MPIR$ 99.990Pulse Drive 1.3 MTR$ 98.990
Pulse Drive 1.3 ATR$ 111.990
Tera TSIR$ 116.990Kardian Evolution MTR$ 112.690
Tera ComfortR$ 126.990Pulse Turbo 200 ATR$ 116.990Kardian Evolution EDCR$ 124.190
Tera HighR$ 139.990Pulse Audace Turbo 200 HybridR$ 131.990Kardian TechnoR$ 136.490
Tera + Pacote Outfit The TownR$ 142.290Pulse Impetus Turbo 200 HybridR$ 146.990Kardian Première EditionR$ 145.990

A Fiat esperou o lançamento do Volkswagen Tera para divulgar os preços da linha 2026 do Pulse. Isso deu uma vantagem à marca italiana, que oferece os valores mais baixos em três opções.

O Tera só fica mais acessível na versão de topo, a o High Outfit The Town. Já o Renault Kardian é mais vantajoso com o modelo turbo manual. O modelo da marca francesa possui a vantagem de não ser novidade no mercado, o que significa que há descontos oferecidos na concessionária.

Motor

Renault Kardian evolution Manual 2025 cofre do motor 1.0 turbo

O motor do Kardian rende 125 cv e 22,4 kgfm, o maior torque dentre os 1.0 turbo vendidos no Brasil (Foto: Renault | Divulgação)

A VW possui dois motores 1.0 turbo em sua linha, o 170 TSI e o 200 TSI. O Tera recebeu o primeiro, que possui força similar a do antigo 1.6 aspirado da marca.

Esse motor utiliza um turbocompressor menor, que responde mais cedo e entrega comportamento mais linear, além de ser mais econômico. Mas ele cobra o preço tendo um desempenho inferior ao do 200 TSI.

Os motores turbo dos rivais estão mais alinhados com o 200 TSI. Portanto, se você tiver pressa, o Fiat Pulse (mais potente) e o Renault Kardian (maior torque) irão agradar mais.

O Tera também está em desvantagem quando o assunto é motor aspirado. O 1.3 da Fiat é mais forte em todos os sentidos. Veja a ficha comparativa. Colocamos em negrito os melhores entre os aspirados e os turbinados.

CarromotorPotênciaTorque
Tera MPI1.0 12v aspirado77 cv (G)/84 cv (E)9,4 kgfm (G)/10,3 kgfm
Tera 170 TSI1.0 12v turbo109 cv (G)/116 cv (E)16,8 kgfm (G/E)
Pulse 1.31.3 8v aspirado 98 cv (G)/107 cv (E)13,2 kgfm (G)/13,7 kgfm (E)
Pulse T2001.0 12v turbo125 cv (G)/130 cv (E)20,4 kgfm (G/E)
Kardian Turbo1.0 12v turbo120 cv (G)/125 cv (E)22,4 kgfm (G/E)

Câmbio

VOLKSWAGEN TERA TSI FRENTE LATERAL TRASEIRA PAINEL (6)

O manual da VW tem os melhores engates, mas seu automático é mediano (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Cada marca foi para um lado quando o assunto é câmbio. Vamos começar pelas caixas manuais: na Fiat e na Volkswagen são de cinco marchas, enquanto a Renault utiliza seis.

Em usabilidade, o câmbio da Fiat fica atrás dos rivais. Seus engates são longos e menos precisos. O Kardian usa um câmbio novo na linha da Renault, com boa precisão. Mas entre esses três, o da VW ainda é o melhor de ser operado.

O único desses três SUVs a usar câmbio automático tradicional, o epiciclo com conversor de torque, é o VW Tera. E caixa usada pela marca é a japonesa Aisin AWF6F16, que dentro da marca alemã é chamada de AQ160.

A Fiat também usa um câmbio Aisin, mas é do tipo CVT. No Pulse 1.3 aspirado é o K312, no 1.0 turbo é o K313. Ambos podem simular sete marchas, que podem ser trocadas pelas aletas atrás do volante.

No Renault Kardian é usado um câmbio automatizado de dupla embreagem, o Magna-Getrag DW23. Ele possui embreagens banhadas a óleo e seis marchas.

Em questão de usabilidade, o CVT da Fiat possui a vantagem de manter o giro do motor sempre na faixa ideal para o momento, mas demora um pouco para reagir. O câmbio de dupla embreagem da Renault é o mais rápido nas respostas e realiza trocas suaves. Já o automático da VW fica como mediano.

Nesse quesito não há um vencedor, pois é uma questão de gosto. Seja com os manuais ou com os automáticos. A única vantagem real fica com o câmbio manual do Kardian por ter seis marchas, o que ajuda a explorar melhor a força do motor.

Desempenho

Fiat Pulse Audace T200 AT Hybrid 2026 (6)

Para quem tem pressa, o 1.0 turbo da Fiat é o mais esperto (Foto: Fiat | Divulgação)

A escolha pelo motor turbo menos potente deixou o VW Tera em desvantagem quanto ao desempenho. O mais rápido nesse segmento é o Fiat Pulse Turbo 200.

Mas quando equipado com câmbio manual ele leva vantagem sobre o Renault Kardian. O Tera 170 TSI é 0,9 s mais rápido no 0 a 100 km/h e também ganha na velocidade máxima.

Quando o assunto é motor aspirado, não há surpresas. O Fiat Pulse 1.3 ganha de lavada sobre o Tera MPI.

Carro0 a 100 km/hVelocidade máxima
Tera MPI13,8 s162 km/h
Tera 170 TSI MT10,1 s187 km/h
Tera 170 TSI AT11,7 s184 km/h
Pulse 1.3 MT11,7 s178 km/h
Pulse 1.3 CVT11,4 s177 km/h
Pulse T2009,4 s189 km/h
Kardian Turbo MT11 s180 km/h
Kardian Turbo EDC9,9 s180 km/h

Consumo

VOLKSWAGEN TERA MPI 2026 FRENTE LATERAL TRASEIRA PAINEL (5)

A novidade é o mais econômico nas duas versões manuais (Foto: Volkswagen | Divulgação)

A escolha pelo motor turbo mais fraco beneficiou o Volkswagen Tera no consumo. O SUV compacto é o turbo manual mais econômico e na versão automática levou vantagem no consumo rodoviário.

Ele só perdeu para o Fiat Pulse Hybrid no consumo urbano, onde o sistema híbrido leve de 12 volts auxilia para reduzir as médias. O Tera também levou a melhor com motor aspirado, já que é um 1.0. Perdeu apenas na média rodoviária com etanol para o Pulse 1.3.

Quem não se destacou em consumo foi o Renault Kardian. Seu motor turbo ficou sempre com médias próximas às dos rivais.

CarroConsumo urbanoConsumo rodoviário
Tera MPI13,2 km/l (G) / 9,1 km/l (E)14,7 km/l (G) / 10,2 km/l (E)
Tera 170 TSI MT12,9 km/l (G) / 9 km/l (E)15 km/l (G) / 10,3 km/l (E)
Tera 170 TSI AT12,2 km/l (G) / 8,6 km/l (E)14,5 km/l (G) / 10,3 km/l (E)
Pulse 1.3 MT12,6 km/l (G)/ 9,0 km/l (E)14,5 km/l (G) / 10,3 km/l (E)
Pulse 1.3 CVT13,0 km/l (G) / 8,9 km/l (E)14,7 km/l (G) / 10,5 km/l (E)
Pulse T20012,3 km/l (G) / 8,6 km/l (E)14,4 km/l (G) / 10,0 km/l (E)
Pulse T200 Hybrid13,4 km/l (G) / 9,3 km/l (E) 14,4 km/l (G) / 10,2 km/l (E)
Kardian Turbo MT12,4km/l (G) / 8,6 km/l (E)14,8km/l (G) / 10,2 km/l (E)
Kardian Turbo EDC12,2 km/l (G) / 8,8 km/l (E)13,8 km/l (G) / 9,8 km/l (E)

Porta-malas

Renault Kardian evolution Manual Laranja Energy 2025 traseira parado

Independente da metodologia de medição, o porta-malas do Kardian é o maior (Foto: Renault | Divulgação)

Esses SUVs compactos são sucessores dos hatches compactos no mercado. Mas sabemos bem que o brasileiro gosta de um bom porta-malas e viaja com o carro que tiver na garagem.

Nesse quesito o melhor colocado é o Renault Kardian, com porta-malas de 358 litros no padrão VDA — aquele que usa bloquinhos para medir o espaço útil. É uma vantagem apertada de 8 litros sobre o VW Tera.

A Fiat divulga apenas o valor SAE do porta-malas do Pulse, que é o padrão que mede o espaço total incluindo pequenos nichos. Cremos que o volume VDA dele seja próximo aos 327 litros do hatch Argo.

CarroPorta-malas
Volkswagen Tera350 litros (VDA)/ 407 litros (SAE)
Fiat Pulse370 litros (SAE)
Renault Kardian358 litros (VDA)/410 litros (SAE)

Segurança


O brasileiro está se preocupando mais com a segurança nos carros. O Volkswagen Tera chegou com um pacote bem farto, que inclui airbags dianteiros, laterais e de cortina em todas as versões.

O Renault Kardian também conta com esses mesmos seis airbags. Já o Fiat Pulse traz apenas quatro em toda a linha, os dianteiros e os laterais. Quem estiver no banco traseiro está sem essa proteção.

O Renault Kardian é o único a contar com a câmera de ré e o sensor de estacionamento traseiro em todas as versões. Já itens como o Isofix, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade são padrões em todos os carros nacionais.

Assistentes

VOLKSWAGEN TERA MPI 2026 FRENTE LATERAL TRASEIRA PAINEL (3)

O Tera possui frenagem autônoma de emergência em todas as versões, mas o resto do pacote ADAS é opcional na topo de linha (Foto: Volkswagen | Divulgação)

O pacote ADAS virou um item que diferencia esses SUVs compactos dos hatches e sedãs da mesma faixa de preço. A Volkswagen inovou ao oferecer a frenagem autônoma de emergência em todas as versões do Tera, fazendo dele o único 1.0 com esse recurso.

No Renault Kardian esse item vem apenas a partir da versão Techno, já no Fiat Pulse é opcional na versão Audace e de série na Impetus. O sistema da Fiat utiliza apenas câmera, enquanto o da Renault e o da VW é via radar.

No Volkswagen Tera o resto do pacote ADAS vem “picado”, o modelo Comfort traz o cruise control adaptativo de série, já o monitor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro e assistente de mudança de faixa são opcionais na High.

O Renault Kardian traz cruise control adaptativo, alerta de distância segura, monitor de ponto cego, câmera 360° e sensor de estacionamento frontal de série na topo de linha Première Edition.

O pacote ADAS do Fiat Pulse conta com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção e farol alto automático. Ele é o único sem monitor de ponto cego e cruise control adaptativo, mas é o único capaz de comutar o farol alto automaticamente.

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