
Texto: Marcos Camargo
A marca é a divisão de crossovers elétricos e híbridos da BYD e hoje confirmou mais uma novidade com motor 100% elétrico. Trata-se do SUV Tai 3 que terá versão com motor traseiro ou integral com novos sistemas de tração e até opção de drone embutido e condução autônoma “gods eye” (olho de Deus).
O Tai 3 estará disponível em cinco versões na China, com uma faixa de preços de 133.800 a 193.800 yuan (a partir de US$ 18.200 ou R$ 106 mil). Uma das versões chamada “Hardcore” terá tração integral e um drone acoplado no veículo além do sistema de condução semi autônoma Lingyuan com assistência avançada à condução “Olho de Deus”

O Tai 3 usa a plataforma e-Platform 3.0 Evo+, uma evolução da base usada no e Plus/Pro por exemplo. Entre as novidades, a nova base permite ajustar automaticamente os modos de condução com base nas condições da estrada, como grama, areia, lama e neve; e o sistema TSC que proporciona controle de estabilidade em cenários de estouro de pneus, levantando as rodas afetadas para permitir que as outras rodas dirijam independentemente. Isso permite que o veículo continue a 80 km/h por até 30 km.
O FCB Tai 3 tem 4,60m de comprimento, 1,90m de largura, 1,72m de altura e 2,74m de entre-eixos enquanto a versão Hardcore com drone tem 1,90m de altura. O peso em ordem de marcha é de 1995 kg.

O inteligente “Olho de Deus” usa 12 câmeras, cinco radares de onda milimétrica e 12 radares ultrassônicos, realizando mais de 30 funções avançadas de assistência à condução, incluindo assistência ao estacionamento, evasão de obstáculos e navegação em rodovias no modo piloto automático, segundo o oficial.
O sistema de drone montado no veículo Lingyuan, criado em conjunto com a DJI, é integrado ao teto. O drone pode decolar quando o carro está parado ou a velocidade está abaixo de 25 km/h, momento em que a cobertura se abre automaticamente com um botão de um clique. Além disso, o drone suporta gravação em 4K com dual-camera e edição inteligente, que gera automaticamente vídeos curtos.

A primeira apresentação da novidade ao público será na próxima semana no Salão de Shangai.
As cinco versões terão duas opções de motores: uma com motor traseiro de 215cv e 31kgfm de torque com baterias Blade de 62kwh e outra com dois motores: um com 148cv e outro traseiro de 268cv combinado com de 72 ou 72kwh e 0-100 em 4,9s. A autonomia média das duas versões é de 501km no ciclo chinês CLTC.
The post appeared first on .