Notícia CRLV começa a ser exigido em Minas a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (01/09), o Estado de Minas Gerais passará a exigir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2025. A princípio, está sendo válido para automóveis com finais de placa 1, 2 e 3. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), orienta os proprietários a ficarem atentos aos prazos.

VEJA TAMBÉM:


Esse documento pode ser portado de forma impressa ou digital, junto com a CNH, a PPD ou a ACC do motorista. O CRLV é um documento comprovante de que o veículo está em condições legais para circular, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O acesso do documento pode ser feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), pelo MG App, pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou pelo site da CET-MG.

Se a opção escolhida for o app, o proprietário deve cadastrar-se com a conta gov.br e adicionar o CRLV na seção de veículos do app. Já pelo site, é necessário acessar a aba “veículos”, clicar em “emitir o CRLV” e preencher o formulário.

O proprietário só poderá acessar o CRLV 2025 se estiver com o IPVA e o TRLAV em dia, sem multas pendentes nem restrições que impeçam o registro do documento.

Multa por rodar sem CRLV


Os veículos que circularem sem o licenciamento estão sujeitos a uma multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira e o reboque do automóvel para um pátio até a regularização da situação.

Os carros com finais de placa 4, 5 e 6 devem ser licenciados até 30/9. Já os veículos com finais 7, 8, 9 e 0 têm até 31/10 para renovar o documento.

Continue lendo...
 
Top