Notícia Desmanche usa IA para analisar carros

A Copart, uma das maiores empresas de leilões e sucata de automóveis do mundo, anunciou recentemente que está fazendo uso de IA para mudar a forma como ela avalia, vende carros danificados e até mesmo como isso impacta os seguros.

VEJA TAMBÉM:

Como a IA otimiza o serviço


A Copart usa a IA não apenas em uma parte do processo, mas em todas as etapas, otimizando as operações e agilizando as decisões. Ela analisa dados históricos de milhões de veículos para decidir rapidamente se vale a pena consertar um carro ou se é melhor descartá-lo.

A IA também é capaz de ajudar a precificar carros para leilão e sugere veículos aos compradores com base em suas tendências de busca. A Copart ainda usa ferramentas com IA para responder dúvidas e agilizar processos burocráticos.

O impacto no mercado


Carros modernos são mais caros para reparar, e suas peças sobressalentes costumam ter o valor bem elevado. Além disso, reparos excessivos podem diminuir o valor de revenda de um veículo. A Copart envia muitos desses carros ao exterior, onde o reparo compensa financeiramente.

A IA afeta indiretamente o preço dos seguros, já que, se mais carros são sucateados, as seguradoras ajustam suas taxas para cobrir custos maiores. A Copart define e reage aos preços ao mesmo tempo. A empresa sabe exatamente quanto vale um Honda Civic 2005 com 240.000 km rodados, porque já vendeu milhares de modelos semelhantes. Esse dado influencia seguradoras e compradores sobre o ponto em que vale a pena consertar ou descartar um carro.

O CEO da empresa, Jeff Liaw, disse que grandes modelos de linguagem, como os que alimentam a IA conversacional, já ajudam os vendedores a tomar decisões instantâneas. A Copart está transformando o ferro-velho em um negócio de alta tecnologia, ao mesmo tempo que se posiciona como um “árbitro invisível” do mercado automotivo global.

Continue lendo...
 
Top