Notícia Dia da Kombi: relembre a origem da Velha Senhora no Brasil

Utilitária chegou em uma época de alta demanda e a VW levou 4 anos para iniciar a produção nacional




volkswagen-kombi-1.jpeg




Texto: Marcos Camargo

Hoje é dia 2 de setembro e no ano de 1957 foi quando a Kombi começou a sair finalmente das linhas de montagem da Volkswagen em São Bernardo do Campo. Mas até aquele momento esperado pela clientela, a Kombi vinha em kits importados da Alemanha desde 1953. Hoje vamos relembrar os primórdios da utilitária mais querida dos brasileiros: a Kombi.



volkswagen-kombi-5.jpeg




Como se sabe a ideia de um veículo “combinado” surgiu do importador Ben Pon, que comercializava veículos das marcas Opel, Ford e Volkswagen na Holanda. Em 1947 ele rascunhou no papel um veículo em formato de caixa que pudesse usar a mecânica Volkswagen a ar posicionada no eixo traseiro.

A ideia de um veículo com piso plano, que pudesse ser utilizado para transportes rápidos de cargas leves e um preço acessível foi muito bem planejado pela Volkswagen. Quando Heinrich Nordhoff se tornou o presidente da VW em 1948, seu impulso daria agilidade ao projeto da Kombi.




volkswagen-kombi-4.jpeg




A produção começou em março de 1950 e já naquele ano a Volkswagen mandaria 20 veículos para o Brasil em um primeiro lote. O interesse pela Kombi surgiu de uma grande necessidade de um utilitário racional, que se adequasse às ruas dos centros urbanos e que tivesse baixo custo de operação.



volkswagen-kombi-3.jpeg




O sucesso foi tão grande que metade dos lotes seguintes seriam compostos por Kombis furgão que seriam oferecidas no Brasil. As primeiras tinham motor 1100cc com apenas 25cv que chegavam ao máximo de 80km/h.

Na época, havia furgões importados das marcas Ford e Chevrolet, muitos até mesmo montados no Brasil, mas que não batiam o custo benefício da Kombi o que a fez ficar muito popular. Foi só em 1953 que sua montagem começou a ser feita em São Paulo com uma operação da empresa Brasmotor.




volkswagen-kombi-2.jpeg




Mesmo assim havia muita demanda pela Kombi e a Volkswagen decidiu que tão logo terminasse de construir sua primeira fábrica no país começaria a produção justamente por ela. Em 1957, ainda com boa parte da fábrica em obras, a Kombi começou a sair da linha de montagem em 02 de setembro. A inauguração viria somente dois anos depois bem como a produção do Fusca em 1959.



The post Dia da Kombi: relembre a origem da Velha Senhora no Brasil appeared first on Revista Carro.

Continue lendo...
 
Top