Hatch vem equipado com motor 2.0 turbo de 245 cv

A Volkswagen confirmou o início das vendas do Golf GTI no país a partir de 6 de setembro. Importado da Alemanha, o hatch esportivo estreia já na linha 2026, que corresponde ao facelift de meia-vida da oitava geração, conhecido como MK8.5. O preço oficial ainda não foi divulgado, mas deve variar entre R$ 350 mil e R$ 400 mil. Claro, a Revista Carro durante a apresentação oficial andou com o hatch esportivo em uma pista de avião no aeroporto de São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo.

Design e equipamentos
O facelift trouxe para-choque redesenhado, faróis em formato de colmeia, logo iluminado, escapamento duplo, rodas de 18 polegadas Jerez, spoiler traseiro e pinças de freio vermelhas.
Por dentro, o GTI tem bancos esportivos em couro com emblema bordado, multimídia de 12,9” com conectividade para smartphones, painel digital com launch control, botão de partida pulsante e volante multifuncional em couro com aquecimento e Shift Paddles.

A lista inclui ainda ar-condicionado Climatronic de três zonas, sistema de som Harman Kardon de 480W com subwoofer e 12 canais de amplificação, além de acabamento interno de padrão esportivo.
O hatch ainda vem equipado com Travel Assist, Lane Assist, Side Assist, Emergency Assist, ACC, AEB com monitoramento de ciclistas e pedestres, seis airbags, monitoramento da pressão dos pneus e XDS (travamento eletrônico do diferencial). Também estão presentes o sistema Keyless Access, Start-Stop e a suspensão traseira multilink.

Mecânica
Sob o capô, está o motor 370 TSI 2.0 turbo da família EA888 EVO4, que desenvolve 245 cv entre 5.000 rpm e 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 1.600 rpm e 4.300 rpm. O hatch acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, desempenho melhor que o da geração anterior (7,0 s). Entre as atualizações estão novo turbocompressor, injeção direta de 350 bar e velas do Audi S3.
O câmbio DSG foi recalibrado, com trocas 13% mais rápidas e menor atrito interno. O eixo dianteiro McPherson recebeu ganho de 15% no rate de mola, enquanto o multilink traseiro teve aumento de 5% e redução de 3 kg no peso. Os freios são a disco ventilado nas quatro rodas e a direção progressiva passou por ajustes.

Na pista
O Golf GTI foi levado para uma pista de aviação pela Volkswagen, onde foi possível explorar o comportamento dinâmico, mas não foi possível fazer uma avaliação de consumo do hatch.
O Golf GTI, que teve a suspensão revisada, transmite firmeza em curvas e estabilidade em alta velocidade, inclusive em slalom, mantendo segurança em curvas sinuosas.

Embora não conte com câmbio manual, o DSG de dupla embreagem e sete marchas entrega trocas rápidas e sem atraso, trabalhando em sintonia com o motor.
As arrancadas são consistentes e as retomadas confirmam a proposta esportiva, garantindo desempenho adequado em ultrapassagens, o que permite ao esportivo fazer de zero a 100 km/h em 6,1 segundos.
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