As motocicletas elétricas ainda não alcançaram a mesma popularidade dos carros elétricos, mas o setor segue em evolução. O Grupo Volkswagen apresentou no IAA Mobility, em Munique, uma superbike Ducati equipada com células de bateria de estado sólido da QuantumScape.
O protótipo, uma versão revisada da Ducati V21L, recebeu 980 células QSE-5 com ânodo de lítio metálico e separador cerâmico. A tecnologia promete ganhos expressivos em densidade energética, carregamento rápido, segurança e durabilidade em relação às baterias de íons de lítio usadas atualmente.
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O CEO Claudio Domenicali destacou a inovação como um passo estratégico para o futuro da marca. “A alta densidade energética alcançada com a tecnologia de estado sólido é perfeita para um veículo de alto desempenho como uma motocicleta esportiva”, afirmou. Por enquanto, o protótipo seguirá em avaliação nas pistas.
A fabricante italiana, controlada pelo Grupo VW, já ocupa posição de destaque na eletrificação, sendo a fornecedora oficial de motos para o Campeonato Mundial de MotoE. Ainda assim, seus modelos de corrida não atingem o mesmo equilíbrio de peso e autonomia das versões a combustão, lacuna que a bateria de estado sólido busca preencher.
A Ducati ainda não divulgou dados de peso ou autonomia do modelo experimental, mas projeta que, com novos testes e aperfeiçoamentos, a tecnologia poderá ser aplicada em motocicletas homologadas para as ruas.
A parceria entre VW e QuantumScape, iniciada há mais de uma década, reforça que os testes da Ducati vão além do universo das duas rodas. A superbike serve também como laboratório móvel para acelerar o desenvolvimento de baterias destinadas a veículos elétricos de passeio, aproximando o grupo alemão de sua aposta na mobilidade elétrica de próxima geração.
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O protótipo, uma versão revisada da Ducati V21L, recebeu 980 células QSE-5 com ânodo de lítio metálico e separador cerâmico. A tecnologia promete ganhos expressivos em densidade energética, carregamento rápido, segurança e durabilidade em relação às baterias de íons de lítio usadas atualmente.
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A Ducati ainda não divulgou dados de peso ou autonomia do modelo experimental, mas projeta que, com novos testes e aperfeiçoamentos, a tecnologia poderá ser aplicada em motocicletas homologadas para as ruas.
A parceria entre VW e QuantumScape, iniciada há mais de uma década, reforça que os testes da Ducati vão além do universo das duas rodas. A superbike serve também como laboratório móvel para acelerar o desenvolvimento de baterias destinadas a veículos elétricos de passeio, aproximando o grupo alemão de sua aposta na mobilidade elétrica de próxima geração.




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