Enquanto o mercado de veículos elétricos cresce de forma acelerada na Europa, a Tesla enfrenta uma sequência de perdas significativas. Em maio, as vendas da fabricante americana recuaram 28%, mesmo com o segmento de elétricos apresentando alta de 27,2% no mesmo período. Queda evidencia problemas na performance da própria marca.
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O Tesla Model Y é o mais comercializado pela fabricante (Foto: Tesla | Divulgação)
A Tesla, que dominava o segmento com o Model Y, parece ter perdido o apelo. Desde o início do ano, as vendas da marca caíram 37,1%, segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). Em meses anteriores, os números já indicavam a crise: em janeiro, a queda foi de 45%; em fevereiro, 40%; e em abril, as entregas caíram pela metade.
Nem mesmo o lançamento do Model Y reestilizado foi capaz de reverter essa situação. Embora o modelo tenha amenizado a velocidade da queda, não conseguiu fazer as vendas voltarem ao normal.
Enquanto isso, concorrentes avançam. A Mini, marca da BMW,a Alfa Romeo, A MG e a Cupra tiveram um aumento significativo em suas vendas, sendo alternativas mais rentáveis e interessantes para o público.
O cenário atual evidencia uma mudança no comportamento do consumidor europeu, que segue investindo em eletrificação, mas agora com um olhar mais diversificado e exigente. A perda de protagonismo da Tesla enquanto outras marcas crescem evidência a necessidade de mover as necessidades do público e não a ganância de superprodução.
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