Marco Santos – agência Pará / Reprodução
Texto: Marcos Camargo
O estado do Pará aprovou uma lei que implementa um pacote de incentivos fiscais para a mobilidade para incentivar a compra de veículos elétricos. Às vésperas da COP 30 que será realizada na capital Belém, a ideia é incentivar a venda de veículos eletrificados no estado bem como movimentar o turismo. A partir da vigência da Lei 11.233 o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos com valor de até R$ 150 mil deixará de ser cobrado. O mesmo vale para motocicletas de até 200cc incluindo as usadas.
O governador do estado Helder Barbalho sancionou nesta semana a lei Estadual 11.233/25 que passa a valer imediatamente como incentivo para compra de modelos elétricos, incentivar o turismo mediante IPVA reduzido para frotistas e linha de crédito para compra de modelos elétricos.
Segundo o governador do estado a intenção da medida é aumentar a arrecadação no estado tornando o imposto mais acessível. Para as empresas de locação, a intenção é movimentar o turismo na região e por isso o IPVA será reduzido de 2,5% para 1%. No entanto, para aproveitar o benefício as empresas devem ter CNJP no estado do Pará.
“Todos os veículos de até 150 mil reais passam a ser isentos de IPVA. Além disso, nós também estamos isentando todas as motos de até 200 cilindradas, desde que o condutor não tenha infração. As locadoras passam a ter redução de IPVA para acabar essa história de locadora ter que plaquear em outro estado. Vai plaquear aqui, vai prestigiar as pessoas aqui”, afirmou o governador.
O banco do estado do Pará (Banpará) também vai abrir uma linha de crédito para financiar a compra de veículos eletrificados mas as condições de juros e prazo de pagamento não foram divulgados.
Já os benefícios e isenções estabelecidos pela nova lei estadual entram em vigor a partir dessa semana.
The post Estado do Pará isenta carros elétricos de até R$ 150 mil do IPVA appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...