Notícia Estas são as 10 PIORES rodovias do Brasil em 2023

O transporte rodoviário, responsável pelo deslocamento de 65% das cargas e de 95% dos passageiros no país, se movimenta sobre rodovias cuja qualidade do Estado Geral, quanto à conservação, está com 67,5% da sua extensão classificada como Regular, Ruim ou Péssimo e 32,5% classificada como Ótimo ou Bom. Com base neste levantamento, confira as 10 piores rodovias do Brasil.

Os percentuais demonstram uma relativa estabilidade no Estado Geral da malha rodoviária brasileira, em comparação com os resultados do ano passado, que apresentavam, respectivamente, 66,0% e 34,0% para os mesmos níveis de classificação.

A constatação faz parte dos resultados da 26ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, divulgada pela CNT e pelo SEST SENAT nesta quarta-feira (29). Trata-se do maior estudo sobre infraestrutura rodoviária no Brasil. O levantamento deste ano avaliou 111.502 quilômetros de rodovias pavimentadas, o que corresponde a 67.659 quilômetros da malha federal (BRs) e a 43.843 quilômetros dos principais trechos estaduais.

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A classificação do Estado Geral compreende três principais características da malha rodoviária: o Pavimento, a Sinalização e a Geometria da Via. Levam-se em conta variáveis como condições do pavimento, das placas, do acostamento, de curvas e de pontes. Em 2023, a avaliação Regular, Ruim e Péssimo dessas características foi: 56,8% (Pavimento), 63,4% (Sinalização) e 66,0% (Geometria da Via), percentuais que também ficaram próximos aos dos registrados no ano passado: 55,5%, 60,7%, 63,9%, respectivamente.

As 10 piores rodovias do Brasil em 2023​

  1. AM-010
  2. PB-400
  3. BR-364
  4. PE-096
  5. MA-106
  6. PE-126
  7. AC-010
  8. AP-010
  9. PA-263
  10. BR-174

A pior rodovia do Brasil​

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A ‘pior rodovia do Brasil’ está sendo asfaltada (Foto: Seinfra-AM | Divulgação)

A pior rodovia do Brasil é a AM-010. Ela tem 250 km de extensão e liga Manaus a Itacoatiara, os dois municípios no Amazonas. Sob responsabilidade do governo do Estado, ela está em obras, com investimento de R$ 401,5 milhões, segundo dados oficiais.

A AM-010 é necessária, também, para facilitar o escoamento da produção rural, como o cultivo do abacaxi no Novo Remanso e a atividade de fruticultura de Rio Preto da Eva. Construída na década de 1960, a rodovia não foi projetada para a condição de tráfego atual, que possui uma média de mais de três mil veículos transitando diariamente.

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