Notícia Este veículo da Nasa gasta 390 litros de combustível por km

Lançamentos de foguetes em operações espaciais são eventos que geram comoção, com direito a transmissão simultânea tanto na TV quanto na internet, e impressionam por sua magnitude. Mas você já parou para pensar como as aeronaves chegam na plataforma, ou seja, como elas são transportadas? A Nasa tem a resposta: o Crawler Transporter.

É até difícil de imaginar a forma como esses foguetes são levados de um local para o outro de forma segura, devido a sua magnitude e certamente um alto risco de danos ou até mesmo acidentes. Mas, a National Aeronautics and Space Administration (Nasa), em português: Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço, dos Estados Unidos, construiu uma máquina que atinge esse feito há mais de 50 anos.

VEJA TAMBÉM:


O Crawler Transporter é uma máquina histórica que utiliza de esteiras para carregar a carga de foguetes e espaçonaves até a plataforma de lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A agência americana possui duas unidades que são únicas em todo o mundo e tem o tamanho de um campo de beisebol. Elas são movidas por locomotivas e grandes motores de geradores de energia elétrica.

crawler-transporter-nasa-veiculo-com-pessoas-ao-redor-e-em-cima.jpg

Altura do veículo da Nasa varia de 6 a 8 metros, de acordo com a posição dos cilindros de elevação, equalização e nivelamento.
crawler-transporter-nasa-veiculo-transportando-carga.jpg

O modelo é capaz de transportar aproximadamente 8 mil toneladas.
crawler-transporter-nasa-veiculo-destaque-esteiras-e-escapamento.jpg

O Crawler Transporter foi eleito o veículo autônomo mais pesado” pelo Guiness Book.

Características e curiosidades sobre o Crawler Transporter da Nasa:

  • Peso: aproximadamente 6,6 milhões de libras, cerca de 3 mil toneladas. Esse peso é equivalente a 15 Estátuas da Liberdade ou 1.000 caminhonetes.
  • Altura: varia de aproximadamente 20 a 26 pés, cerca de 6 a 8 metros, de acordo com a posição dos cilindros de elevação, equalização e nivelamento.
  • Capacidade de carga: o modelo é capaz de transportar 18 milhões de libras, aproximadamente 8 mil toneladas, que corresponde ao peso de mais de 20 aviões do modelo 777 totalmente carregados.
  • Recorde: em 29 de março de 2023 o Guinness World Records entregou um certificado às equipes lideradas pela EGS e Kennedy, designando oficialmente o Crawler como “o veículo autônomo mais pesado”.
  • Os geradores instalados nos veículos produzem cada um 1.500 quilowatts, totalizando energia suficiente para abastecer 17 Estações Espaciais Internacionais.
  • A capacidade de combustível é de 5.000 galões, cerca de 18.927 litros.
  • O consumo de combustível é de 624,6 litros para percorrer uma milha, ou seja, 390 litros para andar um quilômetro.

História do Crawler


Os Crawlers começaram a ser fabricados em Ohio no ano de 1963 e ficaram prontos em 1965. Sua função inicial era mover o enorme foguete Saturno V do Edifício de Montagem de Veículos Kennedy até o Complexo de Lançamento 39 para a missão não tripulada Apollo 4.

Após o término dos programas de pouso na Lua e Skylab, as máquinas continuaram seu trabalho, levando ônibus espaciais para suas plataformas de lançamento por 30 anos.

Mesmo com a frota de ônibus espaciais aposentada em 2011, esses veículos ainda são considerados elementos essenciais das futuras operações de lançamento em Kennedy. Um dos transportadores, o CT-2, é parte integrante das missões Artemis que tiveram início em 2022.

Continue lendo...
 
Top