Os faróis de LED não servem apenas para deixar o carro mais bonito, eles iluminam mais durante a noite e trazem mais segurança. Além disso, esse tipo de lâmpada consome menos energia, ajudando a reduzir o consumo de energia do carro, aliviando o alternador e reduzindo o consumo de combustível.
Isso pode ser visto na tabela do Inmetro na coluna de Consumo Energético (MJ/km). O uso dos faróis e lanternas em LED virou uma das artimanhas das montadoras para tornar os carros mais eficientes e seguirem dentro das exigentes normas de emissões.
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Se você é dos que fazem questão de ter um carro com farol em LED, essa lista veio a calhar. Veja a seguir quais carros não possuem esse recurso.
Os faróis halógenos utilizam projetores, que dão uma projeção mais precisa da luz (Foto: Caoa Chery | Divulgação)
Os chineses são ávidos por tecnologia e incorporaram os faróis em LED rapidamente. A única exceção é o Caoa Chery Tiggo 5X Sport, a versão de entrada do SUV compacto. Ela possui lâmpadas halógenas, mas utiliza projetor para maior efetividade.
Os Onix mais simples ganharam esse farol novo de duplo refletor (Foto: Chevrolet | Divulgação)
A Chevrolet renovou toda a sua gama nacional recentemente. Mesmo com as atualizações, algumas versões de seus carros seguiram com faróis halógenos. Mas em todos esses quatro há o conjunto ótico em LED nos modelos de topo.
Apenas as luzes diurnas da família C-Cubed utiliza LED (Foto: Citroën | Divulgação)
A linha nacional da Citroën no Brasil é composta por projetos de baixo custo. Todos eles utilizam lâmpadas halógenas e faróis com refletores simples, com LED apenas nas luzes diurnas.
Na Índia esses carros ganharam faróis em LED com projetor, como tentativa de ganhar vendas. Por lá a família do C3 não emplacou, mesmo ganhando mais equipamentos.
Vários carros da marca oferecem os dois tipos de farol (Foto: Fiat | Divulgação)
A Fiat teve a primazia em carros com lanternas em LED no Brasil, com o face-lift do Idea em 2010. Nos faróis esse tipo de lâmpada só veio com a nova Strada, em 2020 e a partir do modelo Volcano.
O Argo e o Cronos receberam faróis full-LED na linha 2026, mas só nas versões com motor 1.3. A Titano também conta com esse equipamento apenas no modelo Ranch.
LED no compacto da Honda é apenas no modelo Touring (Fotomontagem: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
A linha City da Honda é a única que ainda vem com faróis halógenos, que utilizam projetores pelo menos. Apenas o modelo Touring do hatch e do sedã são full-LED. Já o HR-V e os importados contam com isso em toda a gama.
LED no Creta só no N-Line ou no 1.6 turbo (Foto: Hyundai | Divulgação)
A Hyundai sempre capricha na tecnologia de seus carros, mas escorregou ao colocar os faróis full-LED apenas nas versões Ultimate e N-Line do Creta. O HB20 pode vir com faróis halógenos com refletor simples nas versões de entrada ou com projetor nos modelos mais caros.
O LED aqui é da luz diurna, quem ilumina são as lâmpadas halógenas (Foto: Mitsubishi | Divulgação)
A Mitsubishi segue produzindo a antiga L200 Triton Sport com foco em frotistas, apenas com faróis halógenos. Já a nova geração só utiliza LED a partir do modelo HPE, incluindo a nova edição especial Tarmac.
No Eclipse Cross havia uma versão de entrada com faróis halógenos, que foi sucedida pela Rush. A partir do HPE ela adota o LED.
O Kicks Play perdeu a versão de topo que tinha luzes melhores (Foto: Nissan | Divulgação)
Os japoneses parecem gostar de limitar os faróis em LED aos modelos topo de linha. Apenas o novo Kicks e o Sentra possuem o equipamento em toda a gama. Já o Kicks Play perdeu o equipamento assim que o modelo Exclusive saiu de linha.
A Peugeot tornou o LED praticamente padrão (Fotomontagem: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
A Peugeot teve a primazia de usar faróis full-LED em carros 1.0, com o 208 Style. Hoje sobrou apenas o 208 1.0 turbo Active com lâmpadas halógenas.
O 2008 foi lançado apenas com LED, mas na linha 2026 foi introduzido o farol halógeno no modelo Active. Curiosamente, tanto o SUV quanto o hatch possuem dois tipos diferentes de faróis em LED, um mais simples com refletores e outro mais potente com projetores.
Pelo menos as luzes diurnas são em LED (Foto: Renault | Divulgação)
A Renault tornou os faróis em LED padrão no Duster e lançou o Kardian apenas com essa tecnologia. Apenas os modelos mais antigos, Kwid e Oroch, ainda usam lâmpadas halógenas.
As versões simples do Jimny Sierra ainda têm muito do século passado (Foto: Suzuki | Divulgação)
O Suzuki Jimny Sierra possui duas versões topos de linha com faróis full-LED, a 4Style e a 4Expedition. No resto da linha ela usa lâmpadas halógenas.
Apenas nos SUVs da marca que o LED é padrão (Foto: Toyota | Divulgação)
Como falamos anteriormente, os japoneses tratam os faróis em LED como luxo. A linha Corolla só possui eles nos modelos Altis e GR Sport, já na Hilux é da SRV para cima. Apenas os SUVs SW4 e Corolla Cross utilizam LED como padrão.
A VW padronizou o LED em quase toda a linha, apenas seus modelos mais baratos fogem disso (Foto: VW | Divulgação)
A partir de 2022 a Volkswagen começou a tornar os faróis em LED como padrão em todos os seus lançamentos ou reestilizações. Apenas o Polo Track e a Saveiro destoam disso.
Apesar disso, houveram alguns downgrades na marca. Os sistema IQ.Ligh, que utiliza projetores e acompanha as curvas, vinha no T-Cross Highline e agora o SUV utiliza apenas refletores. O Polo tinha esse farol avançado no modelo GTS, que saiu de cena.
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Isso pode ser visto na tabela do Inmetro na coluna de Consumo Energético (MJ/km). O uso dos faróis e lanternas em LED virou uma das artimanhas das montadoras para tornar os carros mais eficientes e seguirem dentro das exigentes normas de emissões.
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Se você é dos que fazem questão de ter um carro com farol em LED, essa lista veio a calhar. Veja a seguir quais carros não possuem esse recurso.
Caoa Chery

Os faróis halógenos utilizam projetores, que dão uma projeção mais precisa da luz (Foto: Caoa Chery | Divulgação)
- Tiggo 5X Sport
Os chineses são ávidos por tecnologia e incorporaram os faróis em LED rapidamente. A única exceção é o Caoa Chery Tiggo 5X Sport, a versão de entrada do SUV compacto. Ela possui lâmpadas halógenas, mas utiliza projetor para maior efetividade.
Chevrolet

Os Onix mais simples ganharam esse farol novo de duplo refletor (Foto: Chevrolet | Divulgação)
- Onix até o LT Turbo
- Onix Plus até o LT Turbo
- Montana até a LT|
- S10 até a Z71
A Chevrolet renovou toda a sua gama nacional recentemente. Mesmo com as atualizações, algumas versões de seus carros seguiram com faróis halógenos. Mas em todos esses quatro há o conjunto ótico em LED nos modelos de topo.
Citroën

Apenas as luzes diurnas da família C-Cubed utiliza LED (Foto: Citroën | Divulgação)
- Aircross
- Basalt
- C3
A linha nacional da Citroën no Brasil é composta por projetos de baixo custo. Todos eles utilizam lâmpadas halógenas e faróis com refletores simples, com LED apenas nas luzes diurnas.
Na Índia esses carros ganharam faróis em LED com projetor, como tentativa de ganhar vendas. Por lá a família do C3 não emplacou, mesmo ganhando mais equipamentos.
Fiat

Vários carros da marca oferecem os dois tipos de farol (Foto: Fiat | Divulgação)
- Mobi
- Argo até o Drive 1.0
- Cronos Drive 1.0
- Fiorino
- Titano até a Volcano
- Strada até a Freedom
A Fiat teve a primazia em carros com lanternas em LED no Brasil, com o face-lift do Idea em 2010. Nos faróis esse tipo de lâmpada só veio com a nova Strada, em 2020 e a partir do modelo Volcano.
O Argo e o Cronos receberam faróis full-LED na linha 2026, mas só nas versões com motor 1.3. A Titano também conta com esse equipamento apenas no modelo Ranch.
Honda

LED no compacto da Honda é apenas no modelo Touring (Fotomontagem: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
- City até o EXL
- City hatch até o EXL
A linha City da Honda é a única que ainda vem com faróis halógenos, que utilizam projetores pelo menos. Apenas o modelo Touring do hatch e do sedã são full-LED. Já o HR-V e os importados contam com isso em toda a gama.
Hyundai

LED no Creta só no N-Line ou no 1.6 turbo (Foto: Hyundai | Divulgação)
- HB20
- HB20S
- Creta ate o Platinum
A Hyundai sempre capricha na tecnologia de seus carros, mas escorregou ao colocar os faróis full-LED apenas nas versões Ultimate e N-Line do Creta. O HB20 pode vir com faróis halógenos com refletor simples nas versões de entrada ou com projetor nos modelos mais caros.
Mitsubishi

O LED aqui é da luz diurna, quem ilumina são as lâmpadas halógenas (Foto: Mitsubishi | Divulgação)
- L200 Triton Sport
- Nova Triton até a GLS
- Eclipse Cross Rush
A Mitsubishi segue produzindo a antiga L200 Triton Sport com foco em frotistas, apenas com faróis halógenos. Já a nova geração só utiliza LED a partir do modelo HPE, incluindo a nova edição especial Tarmac.
No Eclipse Cross havia uma versão de entrada com faróis halógenos, que foi sucedida pela Rush. A partir do HPE ela adota o LED.
Nissan

O Kicks Play perdeu a versão de topo que tinha luzes melhores (Foto: Nissan | Divulgação)
- Versa até o Sense
- Kicks Play
- Frontier até Attack
Os japoneses parecem gostar de limitar os faróis em LED aos modelos topo de linha. Apenas o novo Kicks e o Sentra possuem o equipamento em toda a gama. Já o Kicks Play perdeu o equipamento assim que o modelo Exclusive saiu de linha.
Peugeot

A Peugeot tornou o LED praticamente padrão (Fotomontagem: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
- 208 Active
- 2008 Active
- Partner Rapid
A Peugeot teve a primazia de usar faróis full-LED em carros 1.0, com o 208 Style. Hoje sobrou apenas o 208 1.0 turbo Active com lâmpadas halógenas.
O 2008 foi lançado apenas com LED, mas na linha 2026 foi introduzido o farol halógeno no modelo Active. Curiosamente, tanto o SUV quanto o hatch possuem dois tipos diferentes de faróis em LED, um mais simples com refletores e outro mais potente com projetores.
Renault

Pelo menos as luzes diurnas são em LED (Foto: Renault | Divulgação)
- Kwid
- Oroch
A Renault tornou os faróis em LED padrão no Duster e lançou o Kardian apenas com essa tecnologia. Apenas os modelos mais antigos, Kwid e Oroch, ainda usam lâmpadas halógenas.
Suzuki

As versões simples do Jimny Sierra ainda têm muito do século passado (Foto: Suzuki | Divulgação)
- Jimny Sierra até 4You Plus
O Suzuki Jimny Sierra possui duas versões topos de linha com faróis full-LED, a 4Style e a 4Expedition. No resto da linha ela usa lâmpadas halógenas.
Toyota

Apenas nos SUVs da marca que o LED é padrão (Foto: Toyota | Divulgação)
- Corolla até o XEI
- Hilux até a SR
Como falamos anteriormente, os japoneses tratam os faróis em LED como luxo. A linha Corolla só possui eles nos modelos Altis e GR Sport, já na Hilux é da SRV para cima. Apenas os SUVs SW4 e Corolla Cross utilizam LED como padrão.
Volkswagen

A VW padronizou o LED em quase toda a linha, apenas seus modelos mais baratos fogem disso (Foto: VW | Divulgação)
- Polo Track
- Saveiro
A partir de 2022 a Volkswagen começou a tornar os faróis em LED como padrão em todos os seus lançamentos ou reestilizações. Apenas o Polo Track e a Saveiro destoam disso.
Apesar disso, houveram alguns downgrades na marca. Os sistema IQ.Ligh, que utiliza projetores e acompanha as curvas, vinha no T-Cross Highline e agora o SUV utiliza apenas refletores. O Polo tinha esse farol avançado no modelo GTS, que saiu de cena.
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