Desde o início de agosto, pneus agrícolas, de carga e de motocicletas exportados do Brasil para os Estados Unidos passarão a ter tarifa total de 50%, segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). A medida soma a tarifa emergencial já em vigor a uma nova sobretaxa. Pneus de passeio permanecem com alíquota de 25%, enquanto os de aeronaves terão adicional de 10%.
Os EUA são o principal destino das exportações brasileiras, e em 2024 receberam 3,2 milhões de unidades. Entre janeiro e junho de 2025, as vendas externas somaram 5,5 milhões de pneus, dos quais 1,9 milhão seguiram para o mercado norte-americano.
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No primeiro semestre deste ano, o Brasil exportou 4,22 milhões de pneus de passeio (1,45 milhão para os EUA), 1,32 milhão de carga (502,8 mil para os EUA), 54,5 mil agrícolas (392 para os EUA) e 751,5 mil de motocicletas (63,7 mil destinados aos EUA).
Para o CEO da ANIP, Rodrigo Navarro, as novas tarifas representam um forte impacto sobre a indústria nacional. “Trata-se de mais um desafio em um contexto já difícil, marcado pelo avanço de importações muitas vezes abaixo do custo (dumping), que reduzem investimentos, empregos e a compra de matérias-primas locais”, afirma. Ele defende negociação técnica entre os governos para minimizar prejuízos.
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Para o CEO da ANIP, Rodrigo Navarro, as novas tarifas representam um forte impacto sobre a indústria nacional. “Trata-se de mais um desafio em um contexto já difícil, marcado pelo avanço de importações muitas vezes abaixo do custo (dumping), que reduzem investimentos, empregos e a compra de matérias-primas locais”, afirma. Ele defende negociação técnica entre os governos para minimizar prejuízos.
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