Notícia Fiat Cronos Precision 2026: testamos as novidades do sedã compacto

Mecânica 1.3 não teve alterações mas visual e conteúdo melhoram um pouco




Fiat-Cronos-Precision-2026-2-1024x768.jpeg




Texto: Marcos Camargo

O Fiat Cronos é o terceiro sedã mais vendido do país. Com a chegada da linha 2026 a Fiat racionalizou a linha do Cronos com uma versão 1.0 Drive de entrada, uma 1.3 apenas automática e outra topo de linha com o mesmo motor porém alguns itens de acabamento extras. Entra em cena uma nova grade alinhada aos futuros produtos da Fiat, multimídia melhor e traseira levemente atualizada. Concorrente do Onix Plus, HB20S e também do Virtus, o Fiat Cronos aposta na polivalência e custo benefício que a Revista Carro testou por uma semana.



Fiat-Cronos-Precision-2026-3-1024x768.jpeg




Mudanças em detalhes




A grade ganhou um acabamento vertical mais ligado aos faróis que agora são em LED mas só nas versões 1.3. Na traseira o para-choque traz frisos verticais, a lanterna ganhou novo preenchimento interno com LED mas as setas seguem halógenas.



Fiat-Cronos-Precision-2026-8-1024x768.jpeg




Todos os modelos ganharam rodas com novo desenho e retrovisores externos em preto brilhante com perfil mais fechado.



Fiat-Cronos-Precision-2026-7-1024x768.jpeg




No habitáculo, o revestimento escurecido passa a ser padrão e o espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay está disponível em toda a linha. As linhas do painel são as mesmas e se mantém a porção central digital, o volante com alguns comandos, a multimídia flutuante e na versão topo há ar condicionado digital de uma zona.

Só a versão Precision ainda adiciona quatro airbags como item de série mas fica distante dos seis oferecido por alguns concorrentes como Onix, HB20S e Virtus com seis bolsas. A central multimídia com tela sensível ao toque de 7″ e conectividade continua presente em todas as configurações mas parece ter resolução melhor e a câmera também melhorou e agora há espelhamento sem fio que melhorou a vida a bordo. Uma mudança bem vinda seria a adição de um ponto USB-C para recarga de celulares já que o Cronos tem só um ponto USB-A.




Fiat-Cronos-Precision-2026-1-1024x768.jpeg




Motor do Cronos Precision




o Fiat Cronos 2026 nas versões Drive e Precision automáticas recebem a mesma motorização: 1.3 Firefly aspirado flex de 107cv com 13,2kgfm e câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas. As respostas são mais lentas que um motor turbo mas a proposta do Cronos 1.3 é a eficiência. Ao longo do nosso teste com etanol o Cronos 1.3 fez uma média de 9,7km/l com etanol na cidade e 12km/l na estrada. É uma boa média. Infelizmente não há opção do motor 1.3 combinado com câmbio manual.



Fiat-Cronos-Precision-2026-6-1024x768.jpeg




Na lista de itens de série o Cronos 1.3 Precision traz controle de cruzeiro, modo de condução Sport e faróis Full-LED. Os opcionais incluem câmera de ré, retrovisores elétricos, chave presencial, ar-condicionado digital, spoiler traseiro e frisos laterais escurecidos, bancos e interior personalizados, volante com acabamento em couro ecológico, emblema exclusivo, rodas de liga-leve escurecidas e faróis de neblina em LED.



Fiat-Cronos-Precision-2026-4-1024x768.jpeg




Essa versão ainda tem bancos com revestimento em couro preto, quatro airbags (frontais, laterais e de cabeça), climatização digital, luzes de cortesia nos retrovisores, bancos traseiros rebatíveis no padrão 60/40, maçanetas cromadas, acendimento automático dos faróis, rodas de liga-leve diamantadas de 16″ e faróis de neblina em LED. Como item opcional, está disponível o revestimento em couro marrom para os bancos mas o padrão é o preto como se vê nas imagens.



Fiat-Cronos-Precision-2026-5-1024x768.jpeg




Mercado do Fiat Cronos




Neste ano, a Fiat já vendeu mais de 12,6 mil unidades do Cronos entre janeiro e maio, o que o deixa longe do líder Chevrolet Onix Plus com mais de 18 mil unidades emplacadas entre janeiro e maio de 2025. Os dados são da Fenabrave. O preço da versão avaliada é R$ 119,9 mil seguindo o último aumento que já ocorreu em junho. Assim, entre R$ 103 e R$ 119,9 mil, o Cronos segue competitivo e embora não tenha motor turbo também custa bem menos que seus rivais.



The post Fiat Cronos Precision 2026: testamos as novidades do sedã compacto appeared first on Revista Carro.

Continue lendo...
 
Top