Notícia Fiat Grande Panda: já andamos no sucessor do Argo

Fiat Argo encerrará seu ciclo após quase anos de mercado no Brasil em 2026. O hatch compacto serviu de base para Cronos, Pulse, Fastback e até a picape Strada. Com a crescente preferência por SUVs e a necessidade de atualização tecnológica, a Fiat prepara um sucessor global para o Argo, que também será plataforma para outros quatro modelos previstos até 2030.

VEJA TAMBÉM:


A mudança é estratégica: o Argo e seus derivados não compartilham a moderna plataforma modular CMP utilizada em modelos da Stellantis como Citroën C3, C3 Aircross, Basalt e Peugeot 208, essenciais para padronizar motores e componentes, reduzindo custos e aumentando a competitividade.

Fiat Grande Panda e o sucessor do Argo


Produzido na Itália, o Grande Panda tem 3,99 m de comprimento, visual futurista e estilo aventureiro, resgatando a essência do Panda original (1980-2003). No passado, o Panda serviu de base para o Fiat Uno, e agora será a referência para o novo compacto brasileiro produzido em Betim (MG).

FIAT GRANDE PANDA 2026 AMARELO FRENTE LATERAL TRASEIRA LEO LARA (5)

Motivo quadriculado da assinatura em LED e da grade remetem à fachada da fábrica de Linogotto

O carro tem um jeitão de modelo conceitual, o que mostra que os designers foram ousados em criar um carro com estilo pouco convencional. Mas essa aposta é o que diferencia o modelo de concorrentes generalistas. Os italianos aplicaram o que sabem usar de melhor: estilo.

Design e espaço interno: referências ao Panda original


Mas não é só design, o Grande Panda também é funcional. O Grande Panda oferece porta-malas de 412 litros, bom espaço para quatro ocupantes e posição de dirigir elevada.

O design combina linhas cubistas e referências históricas, como a grade frontal inspirada na antiga fábrica de Lingotto e o painel oval que remete à pista de testes no topo do prédio.

Tecnologia e equipamentos europeus que podem chegar ao Brasil


Na Europa, o modelo traz carregamento por indução, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado digital de duas zonas e pacotes de assistência à condução. No Brasil, o nível de equipamentos dependerá da estratégia de mercado da Fiat e do objetivo de volume de vendas.

FIAT GRANDE PANDA 2026 AMARELO FRENTE LATERAL TRASEIRA LEO LARA (6)

Painéis em alto e baixo relevo não serão aplicados na lataria do modelo brasileiro em função do nome e complexidade de reparabilidade

Mas a Fiat conta com quase tudo em sua prateleira, resta saber o que pode ser adicionado para fechar a conta. Afinal, boa parte do orçamento será destinado a equipamentos obrigatórios de segurança e emissões, o restante é luxo.

Motores do Grande Panda no Brasil


Na Europa, o Grande Panda é oferecido em versões híbrida e elétrica. O híbrido combina motor 1.2 turbo com sistema 48V, entregando 110 cv e 22 kgfm de torque. A versão elétrica oferece 113 cv e autonomia de até 320 km com bateria de 44 kWh.

No Brasil, o modelo será equipado com os motores Firefly 1.0 aspirado (77 cv) e T200 1.0 turbo (130 cv e 20,4 kgfm), produzidos no complexo industrial da Stellantis, em Betim. No entanto, a plataforma é ajustada para receber qualquer tipo de motorização e o modelo pode ter protagonismo na expansão eletrificada da Stellantis para América do Sul.

A bordo do Grande Panda


Fomos até a pista de testes da Stellantis em Balocco, entre Milão e Turim, para conhecer o hatch. Comentar sobre o desempenho seria leviano, afinal, o Grande Panda vendido no Velho Mundo tem powertrain bem diferente de seu derivado brasileiro. Os conteúdos também podem diferenciar do modelo europeu.

FIAT GRANDE PANDA 2026 AMARELO FRENTE LATERAL TRASEIRA LEO LARA (2)

A posição elevada das lanternas reforça o estilo aventureiro do modelo que servirá de base para outros quatro modelos, como SUVs e picapes

Mas tanto o conjunto híbrido quanto o elétrico fazem do Grande Panda bem esperto. E não precisamos ficar chateados, pois nosso motor T200 é bem espertinho, assim como o Firefly, que entrega todo torque na casa dos 3 mil rpm.

Mas o que chama atenção sua excelente ergonomia. O carro elevado, com posição de dirigir verticalizada. É uma arquitetura que privilegia a visubilidade o espaço interno. Assim, com menos de 4 m de comprimento (que também o credencia para ser vendido no mercado indiano com carga tributária mais baixa), ele consegue ser espaçoso.

Plano da Fiat até 2030: quatro lançamentos derivados do Panda


A Stellantis aposta que o Grande Panda repetirá o sucesso de modelos como Uno, Palio e Argo. Além dele, quatro veículos derivados da mesma base serão lançados no Brasil até 2030. A gama é fundamental para que a Fiat se mantenha na liderança do mercado. Hoje, a VW é líder no segmento de carros de passeio, enquanto a Fiat mantém a dianteira geral em função

Continue lendo...
 
Top