Não é novidade que o Fiat Uno é um carro valente e pode ir mais longe que muitos SUVs na lama — nas mãos de um bom motorista. Recentemente viralizou um vídeo do compacto passando pela rodovia Transamazônica em época de chuva como se fosse brincadeia.
O AutoPapo foi atrás para descobrir o motivo técnico do Fiat Uno ser tão bom nas trilhas. Procuramos Clécio William, instrutor da CWS 4×4, que fornece treinos para direção off-road.
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O grande trunfo do Fiat Uno é ter o entre-eixos curto e o peso reduzido. Por isso, a maior parte do peso está concentrada sobre o eixo dianteiro, que é o de tração.
Segundo Clécio, um segredo para ir bem na lama com um carro 4×2 é lançá-lo antes do ponto crítico. Para manter a velocidade é preciso tirar o pé do acelerador se sentir perda de tração.
O especialista observou que na maioria desse vídeos com o Fiat Uno em trilhas o carro foi lançado e atravessa o desafio com velocidade. E por ser um carro leve, ele consegue ir mais longe que modelos mais pesados como os SUVs atuais.
Um exemplo dado por Clécio foi o vídeo que ele fez usando um Ford Ka para subir uma inclinação de 45° na terra. Ele lança o carro antes para conseguir escalar o morro.
O Mobi tem características que ajudam na lama (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Para Clécio, existe um carro popular com ainda mais potencial no fora de estrada que o Uno, mas não conquistou essa fama — ainda. Trate-se do Fiat Mobi, que é ainda mais curto que o compacto veterano.
Ele também é um carro leve, não tanto quanto o Uno, mas abaixo da média dos carros atuais: 961 kg. Atualmente o Mobi utiliza suspensão mais alta que tinha na época de seu lançamento, com 17,7 cm de vão livre.
Lembre-se disso na próxima vez que for viajar para o interior nas férias com carro alugado. O Mobi pode ser mais útil que as opções mais caras de SUVs.
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O AutoPapo foi atrás para descobrir o motivo técnico do Fiat Uno ser tão bom nas trilhas. Procuramos Clécio William, instrutor da CWS 4×4, que fornece treinos para direção off-road.
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O grande trunfo do Fiat Uno é ter o entre-eixos curto e o peso reduzido. Por isso, a maior parte do peso está concentrada sobre o eixo dianteiro, que é o de tração.
Segundo Clécio, um segredo para ir bem na lama com um carro 4×2 é lançá-lo antes do ponto crítico. Para manter a velocidade é preciso tirar o pé do acelerador se sentir perda de tração.
O especialista observou que na maioria desse vídeos com o Fiat Uno em trilhas o carro foi lançado e atravessa o desafio com velocidade. E por ser um carro leve, ele consegue ir mais longe que modelos mais pesados como os SUVs atuais.
Um exemplo dado por Clécio foi o vídeo que ele fez usando um Ford Ka para subir uma inclinação de 45° na terra. Ele lança o carro antes para conseguir escalar o morro.
Existe um hatch popular ainda melhor que o Uno para a lama

O Mobi tem características que ajudam na lama (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Para Clécio, existe um carro popular com ainda mais potencial no fora de estrada que o Uno, mas não conquistou essa fama — ainda. Trate-se do Fiat Mobi, que é ainda mais curto que o compacto veterano.
Ele também é um carro leve, não tanto quanto o Uno, mas abaixo da média dos carros atuais: 961 kg. Atualmente o Mobi utiliza suspensão mais alta que tinha na época de seu lançamento, com 17,7 cm de vão livre.
Lembre-se disso na próxima vez que for viajar para o interior nas férias com carro alugado. O Mobi pode ser mais útil que as opções mais caras de SUVs.
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