Notícia Flagramos o Fiat Grande Panda, sucessor do Argo

Nosso editor chefe Felipe Boutros flagrou um curioso Citroën C3 todo camuflado pelas ruas de Belo Horizonte (MG). Sob essa casca do compacto francês está o novo Fiat Grande Panda, que será vendido no Brasil como sucessor do Argo e iniciará uma nova família de carros.

O motivo de estar disfarçado de Citroën é a plataforma do novo Fiat Grande Panda. Ele utiliza a arquitetura CMP/Smart Car, que é modular e foi desenvolvida pela PSA para abrigar modelos a combustão, híbridos ou elétricos.

flagra-mula-de-testes-do-fiat-grande-panda-sucessor-do-argo-com-carroceria-de-citroen-c3-frente-em-movimento-2-1707x1280.jpeg

O compacto terá motores 1.0 aspirado ou 1.0 turbo com sistema híbrido leve (Foto: Felipe Boutros | AutoPapo)
flagra-mula-de-testes-do-fiat-grande-panda-sucessor-do-argo-com-carroceria-de-citroen-c3-traseira-em-movimento-1907x1280.jpeg

Sua plataforma dará origem aos sucessores de Strada, Fastback e Pulse (Foto: Felipe Boutros | AutoPapo)

VEJA TAMBÉM:


Dentro da Stellantis o sucessor do Argo é chamado de Projeto 328 ou F1H. Segundo o portal Autos Segredos, o modelo nacional terá algumas diferenças quando comparado ao Grande Panda italiano e poderá ter outro nome — e não será Uno!

Uma das mudanças na versão brasileira é remover o nome “Panda” estampado nas portas, a Fiat está deixando o carro um pouco mais sério para agradar ao gosto brasileiro. A principal diferença estará sob o capô, com a adoção dos motores 1.0 e 1.0 turbo da família Firefly, sendo esse segundo com o sistema híbrido leve de 12 volts que já está nos SUVs da marca.

Na Europa ele já é vendido com os motores 1.2 da família Puretech, desenvolvida pela Peugeot-Citroën, ou como elétrico. Por enquanto a versão elétrica não apareceu nos planos da Fiat.

fiat grande panda 2025 amarelo frente parado

Esse é o modelo europeu, no Brasil terá algumas mudanças visuais (Foto: Fiat | Divulgação)

O sucessor do Argo será o primeiro carro da Fiat feito em Betim (MG) com a plataforma CMP. Além do hatch baseado no Grande Panda, essa base dará origem a uma nova Strada e aos sucessores da dupla Fastback e Pulse.

O início da produção do Grande Panda nacional está agendado para o início de 2026, com o lançamento previsto para o primeiro semestre. Seus derivados serão mostrados futuramente, provavelmente chegando a partir de 2027.

Esse será um dos lançamentos mais importantes para a Fiat do Brasil nos últimos anos. Ele marca o início de uma plataforma mais moderna e poderá ser o primeiro hatch compacto nacional eletrificado.

Continue lendo...
 
Top