A Ford Motor Company voltou a ganhar destaque nos Estados Unidos ao registrar dois novos recalls. Com isso, a montadora reforça a importância do monitoramento técnico constante e da atualização dos sistemas veiculares, especialmente diante da crescente digitalização dos automóveis modernos.
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Os dois recalls mais recentes compartilham uma mesma preocupação: falhas em recursos de segurança que comprometem a experiência e a proteção dos usuários.
O primeiro recall afeta mais de 56 mil unidades da Ford F-150 híbrida, modelo 2025. O problema está ligado ao alerta sonoro que deveria ser emitido caso os passageiros iniciem o trajeto sem utilizar o cinto de segurança.
Segundo a NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário), essa falha não atende aos requisitos federais de segurança veicular. A origem do problema está no módulo de controle de áudio, que pode não funcionar corretamente em situações em que a bateria de 12 volts apresenta carga insuficiente.
Essa instabilidade gera uma interrupção de alta tensão que, por sua vez, provoca a reinicialização do sistema, silenciando os alarmes sonoros obrigatórios.
A Ford já começou a notificar os clientes e vai corrigir o problema por meio de uma atualização de software, garantindo que o alerta do cinto funcione em todas as condições de partida.
O segundo caso envolve um número bem menor de veículos: apenas 59 kits de personalização do Bronco, vendidos como acessórios pelas concessionárias e pela divisão Ford Performance.
Os kits incluíam itens como elevação de suspensão, novos para-lamas e um suporte redesenhado para o pneu sobressalente. No entanto, esse novo suporte acabou bloqueando a câmera de ré original em veículos sem o sistema de câmeras 360°.
Esses casos reforçam que, à medida que os veículos incorporam mais tecnologia, aumenta também a responsabilidade das fabricantes em garantir funcionalidade e conformidade com as normas de segurança.
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Os dois recalls mais recentes compartilham uma mesma preocupação: falhas em recursos de segurança que comprometem a experiência e a proteção dos usuários.
F-150 híbrida e o alerta sonoro do cinto de segurança
O primeiro recall afeta mais de 56 mil unidades da Ford F-150 híbrida, modelo 2025. O problema está ligado ao alerta sonoro que deveria ser emitido caso os passageiros iniciem o trajeto sem utilizar o cinto de segurança.
Segundo a NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário), essa falha não atende aos requisitos federais de segurança veicular. A origem do problema está no módulo de controle de áudio, que pode não funcionar corretamente em situações em que a bateria de 12 volts apresenta carga insuficiente.

Essa instabilidade gera uma interrupção de alta tensão que, por sua vez, provoca a reinicialização do sistema, silenciando os alarmes sonoros obrigatórios.
A Ford já começou a notificar os clientes e vai corrigir o problema por meio de uma atualização de software, garantindo que o alerta do cinto funcione em todas as condições de partida.
Falha no kit de acessórios do Ford Bronco
O segundo caso envolve um número bem menor de veículos: apenas 59 kits de personalização do Bronco, vendidos como acessórios pelas concessionárias e pela divisão Ford Performance.
Os kits incluíam itens como elevação de suspensão, novos para-lamas e um suporte redesenhado para o pneu sobressalente. No entanto, esse novo suporte acabou bloqueando a câmera de ré original em veículos sem o sistema de câmeras 360°.

Esses casos reforçam que, à medida que os veículos incorporam mais tecnologia, aumenta também a responsabilidade das fabricantes em garantir funcionalidade e conformidade com as normas de segurança.
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