Notícia Governador do RJ ‘dedurou’ viaturas secretas da PM com propaganda na internet

No ano passado, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, gerou polêmica quando supostamente ‘dedurou’ veículos disfarçados adquiridos para a Polícia Militar do estado.

Os carros seriam utilizados em operações de inteligência, onde viaturas normais representariam risco aos agentes. O segredo, entretanto, foi revelado em propagandas protagonizadas por Castro na internet.

O que aconteceu?


Em setembro de 2024, Cláudio Castro entregou, pessoalmente, 38 viaturas à Secretária de Polícia Militar do Rio de Janeiro.

O governador, porém, optou por divulgar a entrega em diferentes meios de comunicação. Por mais que detalhes como as placas da viaturas tivessem sido omitidos, era explícito o fato de serem unidades em preto, prata e branco do Nissan Kicks de 1ª geração.

“Essa aqui é uma das 38 novas viaturas do governo do estado, da nossa Polícia Militar. Nem parece viatura, né? A ideia é exatamente essa: são 38 carros, sem caracterização alguma, para serem utilizados no trabalho de inteligência”, afirmou Castro em um dos vídeos.

Após a atenção atraída às viaturas, mais dados delas foram divulgados na internet. Com base em dados públicos, encontraram-se informações de placas dos veículos e até número do Renavam dos carros, adquiridos por um total de R$ 4,3 milhões.

As informações estavam públicas, entre outros motivos, porque o governo do Rio não decretou sigilo nos dados, com base na Lei de Acesso à Informação.

Após a repercussão negativa, Castro minimizou o incidente dizendo que placas são trocadas quando os carros entram em serviço e que aqueles 38 não chegavam a 10% da frota descaracterizada prevista; portanto. Seria “agulha no palheiro”, na visão do chefe do Executivo.

A PM também afirmou que há diferentes marcas, modelos e cores em seu setor de inteligência e que a divulgação “não comprometia a estratégia”. Mesmo assim, o vídeo não consta mais nas redes sociais de Cláudio Castro.

Continue lendo...
 
Top