O GR Yarolla é um projeto que tem como objetivo combinar um Toyota Corolla Hatchback dos anos 90 com a mecânica moderna de um Toyota GR Yaris. Esse tipo de modificação é bem incomum e pretende misturar um design retrô com alto desempenho, criando um carro com apelo nostálgico e tecnológico. O nome Yarolla nasceu da fusão de Yaris e Corolla e simboliza a união de duas gerações da Toyota.
VEJA TAMBÉM:
A base escolhida foi o Toyota Corolla E110 hatchback, modelo que foi usado como estrutura para carros de rali no WRC (World Rally Championship). Mesmo com essa ligação com o automobilismo, as versões de rua do Corolla E110 não eram hot hatches, por isso não tinham desempenho esportivo elevado.
Segundo o portal Carscoops, a JP Performance GmbH, preparadora alemã, decidiu transformar essa plataforma antiga em um carro de performance, substituindo praticamente toda a mecânica pelo conjunto do GR Yaris.
A carroceria original foi totalmente modificada com peças de estética mais esportiva:
A distância entre os eixos do Corolla E110 (2.461 mm) é um pouco menor que a do GR Yaris (2.560 mm), mas o projeto compensou essa diferença com alguns ajustes estruturais. A largura foi aumentada para melhorar a estabilidade e acomodar o novo conjunto de suspensão e rodas esportivas.
Foto: JP Performance GmbH | Reprodução
Foto: JP Performance GmbH | Reprodução
Foto: JP Performance GmbH | Reprodução
Foto: JP Performance GmbH | Reprodução
Já o interior recebeu um painel e console central inspirados no rali. Toda a base mecânica foi transplantada do GR Yaris:
O chassi agora utiliza a plataforma TNGA da Toyota, mais rígida e segura. A suspensão e os freios foram atualizados para suportar o aumento da potência.
O Corolla E110 mais potente de fábrica tinha apenas 109 cv, menos de 40% da potência atual. Já o desempenho do GR Yarolla é próximo ao do Toyota Corolla WRC, pilotado por Carlos Sainz e Didier Auriol nas temporadas de 1998 e 1999.
A JP Performance ainda pretende adicionar rodas de liga leve compomotive, suspensão KW V4 Clubsport, kit de intercooler e escapamento esportivo.
O carro ainda não tem autorização para rodar em vias públicas. A empresa busca um certificado TUV para que essa autorização ocorra.
Ainda não se sabe se o exemplar será vendido, mas é provável que desperte interesse de colecionadores e fãs da Toyota.
Continue lendo...
VEJA TAMBÉM:
- Novo Dodge Charger à combustão chega com preço elevado
- Mais um (forte) motivo para eu não gostar de SUV
- Noivo chega de ônibus ao casamento em homenagem ao pai motorista
De onde veio o projeto?
A base escolhida foi o Toyota Corolla E110 hatchback, modelo que foi usado como estrutura para carros de rali no WRC (World Rally Championship). Mesmo com essa ligação com o automobilismo, as versões de rua do Corolla E110 não eram hot hatches, por isso não tinham desempenho esportivo elevado.
Segundo o portal Carscoops, a JP Performance GmbH, preparadora alemã, decidiu transformar essa plataforma antiga em um carro de performance, substituindo praticamente toda a mecânica pelo conjunto do GR Yaris.
A carroceria original foi totalmente modificada com peças de estética mais esportiva:
- Para-choque dianteiro mais profundo com divisor.;
- Aerofólio traseiro proeminente;
- Para-lamas mais largos.
A distância entre os eixos do Corolla E110 (2.461 mm) é um pouco menor que a do GR Yaris (2.560 mm), mas o projeto compensou essa diferença com alguns ajustes estruturais. A largura foi aumentada para melhorar a estabilidade e acomodar o novo conjunto de suspensão e rodas esportivas.

Foto: JP Performance GmbH | Reprodução

Foto: JP Performance GmbH | Reprodução

Foto: JP Performance GmbH | Reprodução

Foto: JP Performance GmbH | Reprodução
Já o interior recebeu um painel e console central inspirados no rali. Toda a base mecânica foi transplantada do GR Yaris:
- Motor 1.6 turbo de três cilindros, com 300 cv e 400 Nm de torque;
- Tração integral GR-Four AWD derivada do rali;
- Transmissão manual de seis marchas.
O chassi agora utiliza a plataforma TNGA da Toyota, mais rígida e segura. A suspensão e os freios foram atualizados para suportar o aumento da potência.
Comparação com Modelos Originais
O Corolla E110 mais potente de fábrica tinha apenas 109 cv, menos de 40% da potência atual. Já o desempenho do GR Yarolla é próximo ao do Toyota Corolla WRC, pilotado por Carlos Sainz e Didier Auriol nas temporadas de 1998 e 1999.
A JP Performance ainda pretende adicionar rodas de liga leve compomotive, suspensão KW V4 Clubsport, kit de intercooler e escapamento esportivo.
O carro ainda não tem autorização para rodar em vias públicas. A empresa busca um certificado TUV para que essa autorização ocorra.
Ainda não se sabe se o exemplar será vendido, mas é provável que desperte interesse de colecionadores e fãs da Toyota.
Continue lendo...