Compacto elétrico tem motor elétrico de 171 cv e na prática roda quase 400 km com uma carga na bateria

Lançado em 2023, o GWM Ora 03 GT caiu no gosto do brasileiro, sendo o terceiro veículo elétrico mais vendido no Brasil. Um dos motivos é o desenho esportivo neo retrô de muito bom gosto, assim como o bom espaço interno e motor elétrico de até 171 cv. Na prática o compacto chinês chega aos 400 km com uma carga na bateria. Todavia, ao passar por pequenas mudanças na linha 2026, o modelo ficou mais caro, com preço de R$ 199 mil.

Embora, o preço tenha ficado salgado para um compacto elétrico, o Ora 03 GT é uma opção ao BYD Dolphin com um visual mais pragmático, contra o esportivo do modelo da GWM, que durante a avaliação chamou atenção, mesmo sem a emoção do barulho de um veículo a combustão. Ademais, a linha 2026, que manteve as rodas de 18 polegadas com pneus de perfil baixo, recebeu uma pintura fosca no tom de cinza chamada de Zenith fosca, lembra um adesivo, só que não é, conferindo ainda mais esportivada para o modelo.
As pequenas mudanças visuais estão no nome, que agora Ora 03 GT está cravado na tampa do porta-malas, assim como o nome da marca GWM. Vale lembrar que na China, esse modelo já ganhou novos para-choques. Esses novos detalhes devem demorar um pouco mais de tempo para desembarcar no Brasil.

Por dentro, não há mudanças, o Ora 03 GT continua com acabamento escurecido com vermelho, destacando esportividade. O modelo continua com duas amplas telas de 10,25 polegadas cada, sendo uma de painel digital e outra de multimídia, que ganhou conexão do aplicativo My GWM, permitindo mexer em várias funções do veículo.
Além do desenho esportivo, o GWM Ora 03 GT traz pacote ADAs completo, câmera de 360 graus com resolução Full HD, ajuste elétricos dos bancos dianteiros, teto solar panorâmico, entre outros itens.

Nem tudo são flores
Sim, leitor, nem tudo é bonito ou tem uma boa solução tecnológica no Ora 03 GT, quer um exemplo? Bom, toda vez que o motorista da a seta, aqui não importa para qual lado, a multimídia deixa de mostrar a conexão do Android Auto ou Apple CarPlay para mostrar o entorno do veículo para que o motorista não bata o carro. Só que essa solução vez o condutor constantemente tocar na tela para tirar essa função ou tocar no ok do volante, o que torna a direção cansativa, além de atrapalhar quem não está tão focado na rota do GPS.

Outro ponto que poderia ser melhor trabalhado são os controles do ADAS, que está em uma alavanca atrás do volante muito bem escondida. Claro, o dono do veículo depois que decorar não terá problemas, mas bem que essa tecnologia poderia estar nos comandos do volante, sendo mais fácil e prático de mexer. Também sentimos falta de um USB-C, embora o Ora 03 GT tenha três entradas USB, todas são convencionais.

Bem acertado
Bom, antes de falar da motorização é preciso dizer sobre o tamanho. Ao todo, são 4,23 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,60 metro de altura e 2,65 metros de entre-eixos. Sim, é um compacto com dimensões avantajadas. Por fora parece pequeno, já por dentro todos os passageiros vão bem acomodados. O porta-malas tem 228 litros, que não é lá essas coisas, mas atende para o dia a dia, assim como a bateria de 63 kWh, mesmo que o Inmetro diga 295 km para essa versão, é possível chegar perto dos 400 km, no modo normal é, claro. Para quem procura a opção de entrada, a autonomia oficial é de 232 km e a bateria de 48 kWh. Inclusive, esse 63 e 48 fazem parte da nova nomenclatura dos veículos no site da marca.

Enfim, a motorização elétrica de até 171 cv e 25,4 kgfm de torque segue sem mudanças, permitindo ao Ora 03 GT sair do zero e chegar aos 100 km/h em 8,2 segundos, o que o torna divertido ao guiar. Para os puristas, sempre vai faltar o ronco do motor. Inclusive, é um bom exercício imaginar esse esportivo elétrico com um motor turbo e barulhento.
A suspensão é firme, diferente dos outros modelos chineses. Inclusive, do Haval H6, que tem aquele trabalho mais mole, preferido dos orientais.

Vale os 200 mil?
Para quem quer fugir de um SUV híbrido e um elétrico com uma boa dimensão, com desenho bonito, é quase impossível dizer que esse carro é feio, além de ser divertido.
Claro, o BYD Dolphin Plus vai sair mais barato com preço na casa dos R$ 184 mil, assim como é mais potente com 204 cv e roda 330 km oficial no Inmetro, o que na prática vai superar o 400 km. Todavia, não é tão divertido quanto o Ora 03 GT.
The post GWM Ora 03 GT 2026 continua divertido, só que preço fica salgado; veja teste appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...