O mercado europeu de EVs enfrenta uma crise de acessibilidade: o preço médio dos carros novos subiu 77% entre 2010 e 2024. Diante disso, a Dacia, marca do Grupo Renault que é reconhecida por seu foco em custo-benefício, apresentou o Hipster.
O carro-conceito se apresenta como um veículo elétrico minimalista, pensado para democratizar a mobilidade na Europa.
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A proposta segue a vibe de veículos como o Citroën Ami e o Fiat Topolino, que já se tornaram queridos devido às suas soluções simples e funcionais.
O Hipster foi criado com a ideia de “voltar ao básico”, com preço ainda mais baixo que o Dacia Spring (o Kwid europeu, hoje o modelo elétrico mais acessível da marca, vendido por cerca de € 17.000, quase R$ 106 mil, na Alemanha).
O objetivo da marca é levar o carro elétrico a um público mais amplo, desvinculando-se da ideia de que a sustentabilidade precisa estar junto de um luxo inacessível. Para isso, o subcompacto mede apenas 3 m de comprimento e tem 1,55 m de largura. O Hipster consegue ser menor que alguns kei cars japoneses.
Pensando em reduzir o peso e custos, o veículo apresenta:
O modelo pesa apenas 800 kg, chegando a ser 20% mais leve que o Dacia Spring, o que é um feito raro no universo dos elétricos (que são geralmente pesados por causa das baterias).
Mesmo com o tamanho compacto, o Hipster comporta quatro adultos. Além disso, vem com um porta-malas de até 500 litros com bancos rebatidos. O painel reflete a filosofia de “menos é mais”, com o sistema modular de 11 pontos para acessórios como copos e suportes.
Nele, o smartphone do motorista, por exemplo, substitui o sistema multimídia, funcionando também como chave digital, GPS e central de som via Bluetooth.
A montadora afirmou que o modelo terá autonomia adaptada ao uso urbano real. A ideia inicial é oferecer cerca de 90 km de alcance por carga, suficientes para a média de 40 km de deslocamento diário do público-alvo.
Além disso, a Dacia ainda planeja reduzir pela metade a pegada de carbono do carro em comparação aos EVs convencionais do mercado.
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O carro-conceito se apresenta como um veículo elétrico minimalista, pensado para democratizar a mobilidade na Europa.
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A proposta segue a vibe de veículos como o Citroën Ami e o Fiat Topolino, que já se tornaram queridos devido às suas soluções simples e funcionais.
Design compacto, funcional e ultraleve
O Hipster foi criado com a ideia de “voltar ao básico”, com preço ainda mais baixo que o Dacia Spring (o Kwid europeu, hoje o modelo elétrico mais acessível da marca, vendido por cerca de € 17.000, quase R$ 106 mil, na Alemanha).
O objetivo da marca é levar o carro elétrico a um público mais amplo, desvinculando-se da ideia de que a sustentabilidade precisa estar junto de um luxo inacessível. Para isso, o subcompacto mede apenas 3 m de comprimento e tem 1,55 m de largura. O Hipster consegue ser menor que alguns kei cars japoneses.
Pensando em reduzir o peso e custos, o veículo apresenta:
- Maçanetas substituídas por tiras;
- Lanternas traseiras embutidas no vidro;
- Pintura simples em tom único;
- Revestimento feito com material reciclado














O modelo pesa apenas 800 kg, chegando a ser 20% mais leve que o Dacia Spring, o que é um feito raro no universo dos elétricos (que são geralmente pesados por causa das baterias).
Interior inteligente e autonomia urbana
Mesmo com o tamanho compacto, o Hipster comporta quatro adultos. Além disso, vem com um porta-malas de até 500 litros com bancos rebatidos. O painel reflete a filosofia de “menos é mais”, com o sistema modular de 11 pontos para acessórios como copos e suportes.
Nele, o smartphone do motorista, por exemplo, substitui o sistema multimídia, funcionando também como chave digital, GPS e central de som via Bluetooth.









A montadora afirmou que o modelo terá autonomia adaptada ao uso urbano real. A ideia inicial é oferecer cerca de 90 km de alcance por carga, suficientes para a média de 40 km de deslocamento diário do público-alvo.
Além disso, a Dacia ainda planeja reduzir pela metade a pegada de carbono do carro em comparação aos EVs convencionais do mercado.
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