O “baixinho” Romário deixou seu nome gravado na história como principal figura na conquista do tetracampeonato do Brasil em Copas do Mundo Fifa, em 1994, porém, antes disso o país já tinha “várias tetras” que encantavam os amantes das duas rodas. Essa era a Honda CB 500 Four
Lançada em 1971, a CB 500 Four foi uma quatro cilindros que se consolidou como uma das motocicletas mais emblemáticas da década de 1970. O modelo surgiu menos de três anos após a CB 750 Four — considerada a “mãe de todas as superbikes” — e veio com a missão de oferecer ao público uma versão mais ágil, mas igualmente avançada em termos de tecnologia e desempenho.
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Essa intermediária, obviamente teve a irmã 750 como inspiração, porém mesmo assim, a Honda desenvolveu um projeto inédito. O chassi, por exemplo, foi redesenhado para priorizar leveza e simplicidade, enquanto o motor – que ficou menor – recebeu lubrificação por cárter úmido e bloco posicionado quase verticalmente. O resultado foi uma moto mais compacta e leve — cerca de 36 kg a menos que a 750 Four —, mas ainda robusta e confiável.
Com 50 cv de potência, a CB 500 Four alcançava velocidade próxima de 180 km/h, entregando desempenho esportivo sem abrir mão da suavidade característica da marca.
Nas pistas, a moto rapidamente conquistou preparadores e pilotos. Seu motor resistente aceitava modificações que aumentavam a potência de forma significativa, sem comprometer a confiabilidade. Essa combinação fez da CB 500 Four um sucesso tanto em vendas quanto em competições de motos derivadas de série.
O modelo também se destacou pelo estilo. As ponteiras de escape de desenho característico marcaram sua identidade visual, enquanto modificações comuns da época, como guidão esportivo, banco do tipo rabeta e escape 4×1, reforçavam seu perfil agressivo. Entre os entusiastas, a sonoridade do quatro em um em alta rotação é lembrada como ainda mais impactante que a da própria 750 Four.
A Honda CB 500 Four foi produzida até 1979. Hoje essa média é uma clássica e sempre lembrada como uma precursora das motos de média capacidade.
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Lançada em 1971, a CB 500 Four foi uma quatro cilindros que se consolidou como uma das motocicletas mais emblemáticas da década de 1970. O modelo surgiu menos de três anos após a CB 750 Four — considerada a “mãe de todas as superbikes” — e veio com a missão de oferecer ao público uma versão mais ágil, mas igualmente avançada em termos de tecnologia e desempenho.
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Com 50 cv de potência, a CB 500 Four alcançava velocidade próxima de 180 km/h, entregando desempenho esportivo sem abrir mão da suavidade característica da marca.




Nas pistas, a moto rapidamente conquistou preparadores e pilotos. Seu motor resistente aceitava modificações que aumentavam a potência de forma significativa, sem comprometer a confiabilidade. Essa combinação fez da CB 500 Four um sucesso tanto em vendas quanto em competições de motos derivadas de série.
O modelo também se destacou pelo estilo. As ponteiras de escape de desenho característico marcaram sua identidade visual, enquanto modificações comuns da época, como guidão esportivo, banco do tipo rabeta e escape 4×1, reforçavam seu perfil agressivo. Entre os entusiastas, a sonoridade do quatro em um em alta rotação é lembrada como ainda mais impactante que a da própria 750 Four.
A Honda CB 500 Four foi produzida até 1979. Hoje essa média é uma clássica e sempre lembrada como uma precursora das motos de média capacidade.

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