A Honda CB 500F mudou de geração em 2025 e a sua substituta passou a fazer parte da Família Hornet. Agora a CB 500 Hornet é a menor das vespas, porém continua com a mesma base da antecessora, modelo que pode ainda ser uma boa opção para quem quer uma moto usada intermediária e de uso rodoviário ou urbano.
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Preço da Honda CB 500F:
Em 2023, a Honda CB 500F chegou com suspensão invertida e freios a disco duplos na dianteira (Foto: Honda | Divulgação)
Lançada em 2014, em substituição a querida CB 600 Hornet, a CB 500F chegou ao mercado como uma moto mais urbana que a 600. O modelo veio com metade da cavalaria, já que era equipada com um motor bicilíndrico (a Hornet era quatro cilindros) de 50,4 cv e 4,55 kgfm.
Sendo uma naked intermediária e urbana, poderia ser considerada uma porta de entrada para quem queria flertar com o mundo das esportivas. Simples, equipava garfos telescópicos convencionais e painel de LED. Apenas as últimas variantes, fabricadas depois de 2022, contavam com mais tecnologia como garfo invertido e dupla de discos de freios na roda dianteira.
A falta de recursos tecnológicos como controle de tração, painel TFT e a própria suspensão, eram os fatores que mais descredibilizavam o modelo para o mercado – até porque concorrentes diretas e mais baratas brigavam praticamente no mesmo patamar.
A nova geração, CB 500 Hornet, segui com a mesma base e resolveu os problema do painel e do controle de tração, chegando ainda com ajustes aerodinâmicos e na distribuição de peso.
A moto passou a ser ainda mais macia durante a condução. Não que a CB 500F não fosse, principalmente depois dos anos 2020, mas a fabricante japonesa acertou ainda mais no novo modelo 2026.
A primeira geração chegou polindo menos que a 600 Hornet (Foto: Honda | Divulgação)
A Honda CB 500F conta com um projeto muito “redondo” e costuma ser considerada uma boa compra. Como dito, uma moto simples, de tamanho médio e que pode servir para vários tipos de condução em pista. Os mais exigentes não terão tanta velocidade, já que é uma moto que não incomoda outros condutores. Porém ela incomoda tão pouco que nem os mecânicos são felizes com ela.
Poucos são os relatos de problemas neste modelo. Falha no ABS, desgaste prematuro da relação até reclamações sobre o desgaste do motor (mesmo também sendo bem avaliado por outros) já foram registrados, mas nada que tenha acontecido em massa ou alarmasse o público.
Aqui é aquela clássica resposta do “depende”. Motociclistas que quiserem um modelo tecnológico, muito agressivo ou para pegar off-road, podem pular para outra. Agora os interessados em um modelo médio que dá para pegar uma estrada, rodar na cidade, e ter ainda uma confiabilidade mecânica, pode ser uma boa pedida.
O que verificar antes da compra de uma Honda CB 500F?
O que verificar no ato da compra de uma Honda CB 500F?
O que trocar imediatamente após a compra de uma Honda CB 500F usada?
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Preço da Honda CB 500F:
- CB 500F 2014 (média do mercado) – R$ 23.250
- CB 500F 2014 (Fipe) – R$ 22.608
- CB 500F 2025 (média do mercado) – R$ 45.200
- CB 500F 2025 (Fipe) – R$ 43.605

Em 2023, a Honda CB 500F chegou com suspensão invertida e freios a disco duplos na dianteira (Foto: Honda | Divulgação)
História, principais características e proposta da Honda CB 500F
Lançada em 2014, em substituição a querida CB 600 Hornet, a CB 500F chegou ao mercado como uma moto mais urbana que a 600. O modelo veio com metade da cavalaria, já que era equipada com um motor bicilíndrico (a Hornet era quatro cilindros) de 50,4 cv e 4,55 kgfm.
Sendo uma naked intermediária e urbana, poderia ser considerada uma porta de entrada para quem queria flertar com o mundo das esportivas. Simples, equipava garfos telescópicos convencionais e painel de LED. Apenas as últimas variantes, fabricadas depois de 2022, contavam com mais tecnologia como garfo invertido e dupla de discos de freios na roda dianteira.
A falta de recursos tecnológicos como controle de tração, painel TFT e a própria suspensão, eram os fatores que mais descredibilizavam o modelo para o mercado – até porque concorrentes diretas e mais baratas brigavam praticamente no mesmo patamar.
A nova geração, CB 500 Hornet, segui com a mesma base e resolveu os problema do painel e do controle de tração, chegando ainda com ajustes aerodinâmicos e na distribuição de peso.
A moto passou a ser ainda mais macia durante a condução. Não que a CB 500F não fosse, principalmente depois dos anos 2020, mas a fabricante japonesa acertou ainda mais no novo modelo 2026.

A primeira geração chegou polindo menos que a 600 Hornet (Foto: Honda | Divulgação)
Há problemas crônicos?
A Honda CB 500F conta com um projeto muito “redondo” e costuma ser considerada uma boa compra. Como dito, uma moto simples, de tamanho médio e que pode servir para vários tipos de condução em pista. Os mais exigentes não terão tanta velocidade, já que é uma moto que não incomoda outros condutores. Porém ela incomoda tão pouco que nem os mecânicos são felizes com ela.
Poucos são os relatos de problemas neste modelo. Falha no ABS, desgaste prematuro da relação até reclamações sobre o desgaste do motor (mesmo também sendo bem avaliado por outros) já foram registrados, mas nada que tenha acontecido em massa ou alarmasse o público.
Vale a pena uma Honda CB 500F usada?
Aqui é aquela clássica resposta do “depende”. Motociclistas que quiserem um modelo tecnológico, muito agressivo ou para pegar off-road, podem pular para outra. Agora os interessados em um modelo médio que dá para pegar uma estrada, rodar na cidade, e ter ainda uma confiabilidade mecânica, pode ser uma boa pedida.
O que verificar antes da compra de uma Honda CB 500F?
- Procedência;
- Estado de conservação;
- Histórico de ocorrências;
- Registros de manutenção no manual do proprietário;
- Documentação e pendências junto ao Detran e financeiras;
- Avaliação de um mecânico.
O que verificar no ato da compra de uma Honda CB 500F?
- Marcas de queda;
- Condições das rodas;
- amortecedores e suspensões;
- Freios;
- Kit relação;
- Estado do motor;
- Vazamentos;
- Nível do óleo;
- Situação das luzes;
- Bateria;
- Números dos documentos, chassis e motor;
- Aspectos gerais.
O que trocar imediatamente após a compra de uma Honda CB 500F usada?
- Óleo do motor;
- Filtros de ar e de óleo;
- Demais lubrificantes e líquidos como fluido de freio e outros (se necessário).
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