Notícia Infraestrutura do Brasil atrapalha avanços em direção semiautônoma

A direção semiautônoma já é uma realidade e nos carros mais sofisticados ela está em um estágio bem avançado. Um equipamento essencial para isso é o radar de laser (LiDAR), que mapeia o ambiente ao redor com precisão e noção de profundidade.

Na China já se tornou comum ter o LiDAR em carros de luxo. Em algumas cidades é possível deixar que o veículo faça o trajeto sozinho, com o motorista precisando apenas ficar atento para intervir em emergências.

volvo_ex90_twin_performance-sensor-lidar-1920x1280.jpeg

O LiDAR é um radar que permite o carro mapear o ambiente com precisão
volvo_ex90_twin_performance-vinho-frente-parado-1920x1280.jpeg

O Volvo EX90 é o único vendido no Brasil com esse sistema

VEJA TAMBÉM:


O AutoPapo teve um contato com um GWM Wey 07 com sistema semiautônomo avançado na China. O veículo era equipado com LiDAR e se comunicava com a infraestrutura local para saber sobre o status do semáforo.

A configuração desse SUV de luxo escolhida para o Brasil não conta com esse sistema. Seu pacote ADAS é nível 2+ e utiliza 5 radares, 12 sensores ultrassônicos e 5 câmeras.


O único carro vendido no Brasil com LiDAR é o Volvo EX90. Mas aqui ele utiliza esse recurso para tocar uma direção semiautônoma de nível 2+.

Esse Volvo conta com cruise control adaptativo com stop and go, assistente de permanência e centralização em faixa, faz curvas e ajusta a velocidade nelas. O LiDAR trabalha para dar uma precisão maior que os radares e câmeras usados em outros carros.

Graças a esse sistema, ele consegue identificar pedestres e outros veículos com mais clareza, em situações onde uma câmera poderia ser ofuscada pela luz do sol. Em outros mercados ele possui a capacidade de rodar com autonomia de nível 3.

O que impede a autonomia de nível 3 no Brasil

honda legend ex hybrid honda sensing elite vinho frente

O Honda Legend foi o primeiro carro a permitir que o motorista tire as mãos do volante, mas apenas em rodovias mapeadas (Foto: Honda | Divulgação)

Durante o evento de lançamento do GWM Wey 07 questionamos o motivo do SUV não ter vindo com o sistema que experimentamos na China. A justificativa foi a falta de infraestrutura no Brasil para esse tipo de autonomia.

A China já possui cidades conectadas, onde os semáforos, por exemplo, se comunicam com o carro para ele saber se está aberto ou fechado. Os carros com sistemas ADAS de nível 3 também podem comunicar entre si.

Outra parte importante da infraestrutura para o funcionamento desse sistema é ter as placas e as faixas padronizados e em bom estado. O próprio planejamento da área urbana ajuda.

A General Motors oferece nos EUA o Super Cruise, que permite o motorista tirar as mãos do volume em rodovias que foram mapeadas anteriormente. A Honda vendeu 100 unidades do sedã grande Legend no Japão com um sistema similar.

Entramos em contato com a ANATEL para saber como funciona a homologação do LiDAR para automóveis. O órgão não respondeu até o fechamento da matéria.

O LiDAR pode estar presente em sua casa

varredura de cidade feita por lidar de carro

Essa imagem mostra como um carro equipado com LiDAR “enxergou” uma rua nos EUA (Foto: Wikimedia)

Enquanto os carros demoram a receber o LiDAR, outros setores já usam essa tecnologia. Ele está presente até mesmo em aparelhos domésticos mais tecnológicos.

O iPhone 12 Pro, lançado em 2023, contava com um LiDAR junto da câmera. Ele servia para as funções de medição do smartphone e também para aferir a profundidade de campo das fotos.

Os robôs aspiradores mais avançados da Samsung utilizam o LiDAR para mapear o ambiente e também para detectar objetos no chão. O barateamento desse sensor está o colocando mais próximo das pessoas.

Continue lendo...
 
Top