Hatch e SUV passam a contar com sistema híbrido leve, já aplicado em modelos da Fiat

Texto: Marcos Camargo
A Peugeot tornou-se a segunda marca da Stellantis a adotar a tecnologia híbrida leve em seus veículos. Os modelos 208 e 2008, agora na linha 2026, passam a oferecer a motorização T200 Hybrid, solução que busca reduzir o consumo no uso cotidiano.

O sistema é simples e usa uma máquina elétrica que substitui o alternador e motor de partida associado a uma pequena bateria de íons de lítio. O motor elétrico não traciona as rodas mas ajuda a reduzir o esforço do motor a combustão reduzindo consumo e emissões.

Motor e equipamentos
O conjunto tanto do Peugeot 208 quanto do 2008 é formado pelo motor 1.0 turbo de 130 cv e 20 kgfm de torque, associado ao sistema híbrido leve.

No 208, a novidade vem acompanhada da nova central multimídia de 10,3”, já utilizada pelo 2008 desde o ano passado, além da inclusão do aplicativo MyPeugeot, que agrega novas funções de conectividade.
Ambos os modelos mantêm os mesmos recursos de assistência à condução (ADAS), que incluem assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego e alerta de frenagem de emergência. O controle de cruzeiro adaptativo, entretanto, não está disponível.

Impressões ao volante
A avaliação ocorreu no Rio de Janeiro, em um trajeto que incluiu túneis, vias expressas e trânsito urbano, entre Itanhangá e Leblon, trecos entre a zona oeste e sul da capital.
O funcionamento do sistema chama a atenção logo na partida, já que o motor liga de forma mais suave em comparação ao sistema tradicional. O start-stop automático também atua com eficiência, desligando o veículo em paradas para economizar combustível. A ausência de um botão para desativar o recurso, porém, pode incomodar em dias quentes, quando o uso constante do ar-condicionado é necessário.

No desempenho, o conjunto de 130 cv segue eficiente, sem alterações de calibração. O câmbio CVT proporciona respostas rápidas e a direção leve favorece a dirigibilidade — especialmente no hatch.
Nos testes, com etanol, registramos médias de 11,4 km/l no 208 e 10,4 km/l no 2008, em percursos de aproximadamente 50 km. Segundo a Peugeot, a economia de combustível pode chegar a 10% no uso urbano, dado que será avaliado em medições mais longas.

Serviços conectados
A linha 2026 estreia também os serviços conectados, recurso já visto em modelos Jeep e Fiat. Pelo aplicativo MyPeugeot, é possível acessar o carro remotamente, utilizar navegação, ativar alarme, acompanhar alertas de manutenção e realizar atualizações de software via over-the-air. Há ainda suporte para recuperação em casos de roubo ou furto e agendamento on-line de serviços.
De acordo com a marca, a parceria com a empresa de rastreamento Ituran permite descontos médios de até 30% no seguro.

Preços
• Peugeot 208 GT Hybrid 2026 – R$ 126.990
• Peugeot 2008 GT Hybrid 2026 – R$ 162.990
The post Já dirigimos os novos Peugeot 208 e 2008 Hybrid 2026 appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...