O cinto de segurança com três pontos é obrigatório no Brasil para todos os passageiros. Mas já notou que ele possui um botão de plástico? Essa solução simples é de grande ajuda na segurança.
Em alguns carros, como os da Fiat e da Jeep, esse botão de plástico é substituído por uma porção adicional de tecido costurada no cinto. Mas ambos possuem a mesma função.
Em alguns carros. como os Fiat e Jeep, há um pedaço de tecido costurado no cinto para cumprir a mesma função (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
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O botão de plástico está nos cintos de segurança para que a fivela esteja sempre em uma posição de fácil acesso para o motorista e os outros ocupantes. Isso torna o movimento de prendê-lo mais fácil e cômodo.
O primeiro carro com o cinto de três pontos foi o Volvo PV 544 (Foto: Volvo | Divulgação)
O cinto de segurança foi inventado pelo britânico George Cayley no século XIX, para ser usado em um planador. Essa invenção pegou primeiro na aviação, onde é obrigatório desde 1928.
Esse primeiro cinto de segurança era de dois pontos, também conhecido como abdominal. Eles eram oferecidos como opcional nos carros até o final dos anos 50. Muitos consumidores recusavam o equipamento por achar que isso significava que o carro era inseguro.
O cinto de três pontos, que é obrigatório hoje, foi criado pelo sueco Nils Bohlin, que trabalhava na Volvo. Ele fez questão de não patentear sua invenção, pois algo que melhora a segurança deveria ser usado por todos.
Atualmente os cintos de segurança possuem pré-tensionadores pirotécnicos. É uma pequena carga explosiva que é ativada em um acidente, fazendo que o cinto prenda mais os ocupantes no banco e garanta mais proteção.
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Em alguns carros, como os da Fiat e da Jeep, esse botão de plástico é substituído por uma porção adicional de tecido costurada no cinto. Mas ambos possuem a mesma função.

Em alguns carros. como os Fiat e Jeep, há um pedaço de tecido costurado no cinto para cumprir a mesma função (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
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O botão de plástico está nos cintos de segurança para que a fivela esteja sempre em uma posição de fácil acesso para o motorista e os outros ocupantes. Isso torna o movimento de prendê-lo mais fácil e cômodo.
A origem do cinto de segurança

O primeiro carro com o cinto de três pontos foi o Volvo PV 544 (Foto: Volvo | Divulgação)
O cinto de segurança foi inventado pelo britânico George Cayley no século XIX, para ser usado em um planador. Essa invenção pegou primeiro na aviação, onde é obrigatório desde 1928.
Esse primeiro cinto de segurança era de dois pontos, também conhecido como abdominal. Eles eram oferecidos como opcional nos carros até o final dos anos 50. Muitos consumidores recusavam o equipamento por achar que isso significava que o carro era inseguro.
O cinto de três pontos, que é obrigatório hoje, foi criado pelo sueco Nils Bohlin, que trabalhava na Volvo. Ele fez questão de não patentear sua invenção, pois algo que melhora a segurança deveria ser usado por todos.
Atualmente os cintos de segurança possuem pré-tensionadores pirotécnicos. É uma pequena carga explosiva que é ativada em um acidente, fazendo que o cinto prenda mais os ocupantes no banco e garanta mais proteção.
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