Notícia Joe Biden recorre ao etanol para reduzir preço dos combustíveis nos EUA

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, anunciou que o país vai permitir que a população continue comprando gasolina com maior teor de biocombustível, como o etanol, durante o verão americano. A medida é uma tentativa de conter a dependência de fontes estrangeiras e também de conter a inflação, que na última terça-feira atingiu uma alta não vista nos últimos 40 anos.

O combustível em questão é o E15, que utiliza 15% de etanol em sua mistura, e foi banido em boa parte dos Estados Unidos durante o verão (1º de junho a 15 de setembro) devido ao seu alto teor de poluição. O E15 estava proibido desde 2011 porque elementos poluentes no etanol podem reagir com a luz solar e provocar maior poluição atmosférica e emissão de gases-estufa.

VEJA TAMBÉM:


de acordo com a Casa Branca, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA vai trabalhar junto aos estados americanos para tentar amenizar os impactos na qualidade do ar durante o verão.

De certa forma, a decisão acaba sendo uma vitória para o lobby do milho – base do etanol nos Estados Unidos – que há anos tentam acabar com o bloqueio temporário da mistura. Além disso, pode representar um réves para as refinarias de petróleo que vêem o etanol como concorrente.

No entanto, a economia no bolso dos consumidores pode não ser tão grande assim. Afinal, o E15 é apenas US$ 0,10 mais barato e possui um terço a menos de energia quando comparado à gasolina comum, precisando abastecer com maior frequência.

Contudo, funcionários do governo acreditam que essa economia pode ser válida, visto que durante o preço da gasolina sobe durante o verão, e a alta pode ser maior ainda no período dos conflitos na Ucrânia.

Entre etanol e gasolina, existe algum combustível mais limpo? Boris Feldman responde!


O post Joe Biden recorre ao etanol para reduzir preço dos combustíveis nos EUA apareceu primeiro em AutoPapo.

Continue lendo...
 
Top