
Texto: Marcos Camargo
O Lamborghini Gallardo, apreendido no último fim de semana em São Paulo com o ex-piloto de Fórmula 1 Tarso Marques ao volante, chamou a atenção da imprensa nos últimos dias. O carro, que acumula R$ 1,3 milhão em multas e documentação atrasada, é um dos modelos mais icônicos da história da marca italiana feito ao longo de 10 anos e mudou a história da casa italiana para sempre.

Lançado em 2003, o Gallardo marcou uma nova era para a Lamborghini, que havia sido incorporada ao Grupo Volkswagen em 1998. Ao longo de dez anos de produção, 14.022 unidades saíram das linhas de montagem, consolidando o modelo como um divisor de águas e o mais vendido da história da fabricante até então.

O sucesso não foi por acaso. O projeto do Gallardo envolveu um trabalho intenso de engenharia para criar um superesportivo de alto desempenho, mas também pensado para ganhar volume de mercado. Com isso, o modelo rapidamente ganhou espaço na cultura pop, aparecendo em jogos de sucesso como Need for Speed, Forza, Grid e Gran Turismo.

Equipado com motor V10 de 520 cv, o Gallardo acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, um desempenho que levou a Lamborghini a ampliar significativamente sua capacidade de produção — que antes era de apenas 200 a 250 carros por ano. Em 2008, a versão Gallardo LP560-4 trouxe uma atualização no conjunto mecânico, passando a entregar 560 cv e desempenho ainda mais impressionante.

Após uma década de mercado, em 2013, o Gallardo encerrou seu ciclo, dando lugar ao Huracán, que assumiu o posto de novo best-seller da marca, com ainda mais tecnologia, desempenho e refinamento.
The post Lamborghini Gallardo: Conheça o esportivo apreendido com o piloto Tarso Marques appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...