Os brasileiros que buscam comprar um carro elétrico têm opções mais baratas (e melhores) que o consumidor dos Estados Unidos. Essa é a conclusão do levantamento de AutoPapo que analisou os veículos eletrificados de cada um dos países.
A situação dos norte-americanos ficou ainda pior desde o mês passado, quando o presidente Donald Trump extinguiu os US$ 7.500 de crédito governamental na compra dos EVs.
O Brasil, por outro lado, aproveita a concorrência crescente de marcas chinesas. Nos EUA, por sua vez, os impostos altíssimos impedem a presença de BYD, GWM e companhia.
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Atualmente, o carro elétrico mais barato dos Estados Unidos é o Nissan Leaf, que custa US$ 29.280 (equivalente a R$ 161.000).
Por esse preço, o consumidor local tem direito a um veículo elétrico lançado em 2018 e que recebeu só uma reestilização desde então.
Por tratar-se de um carro elétrico de 1ª geração também há outros pontos negativos no Leaf. Entre eles, a autonomia baixa (menor que 200 km) e a revenda ruim.
Por motivos como esse, o Nissan Leaf já até saiu de linha no Brasil. Acima do hatch, os americanos têm disponível o Mini Cooper Electric (US$ 32.495), o Hyundai Kona EV (US$ 34.270) e o Chevrolet Equinox (US$ 34.995).
Renault Kwid E-Tech: elétrico mais barato do Brasil custa R$ 99.990 (Foto: Rodolfo Buhrer | Renault)
No Brasil, o carro elétrico mais barato à venda é o Renault Kwid E-Tech, que sai por R$ 99.990 — equivalente a US$ 18.175.
O subcompacto é criticado por ser excessivamente simples. A situação, porém, melhorou na semana passada, com o lançamento da linha 2026.
Nela, o Kwid elétrico mantém seu preço ao passo que oferece equipamentos bem melhores e até pacote ADAS.
BYD Dolphin Mini: custa R$ 119.990 e é o elétrico mais vendido do país (Foto: Divulgação | BYD)
Mas, pagando menos que um Nissan Leaf nos EUA, o consumidor brasileiro ainda tem outras opções.
A principal delas é o BYD Dolphin Mini (R$ 119.900), o carro elétrico mais vendido do país: além de melhor acabamento e acessórios, o Dolphin Mini bate o Leaf em aspectos como a autonomia.
As alternativas não param por aí: por menos de US$ 29.280, ainda há BYD Dolphin e GWM Ora, entre outros.
O Geely EX2 — carro mais vendido da China — também chega nos próximos meses, com expectativa de altas vendas e custando menos do que o Leaf dos Estados Unidos.
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A situação dos norte-americanos ficou ainda pior desde o mês passado, quando o presidente Donald Trump extinguiu os US$ 7.500 de crédito governamental na compra dos EVs.
O Brasil, por outro lado, aproveita a concorrência crescente de marcas chinesas. Nos EUA, por sua vez, os impostos altíssimos impedem a presença de BYD, GWM e companhia.
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Como é nos EUA
Atualmente, o carro elétrico mais barato dos Estados Unidos é o Nissan Leaf, que custa US$ 29.280 (equivalente a R$ 161.000).
Por esse preço, o consumidor local tem direito a um veículo elétrico lançado em 2018 e que recebeu só uma reestilização desde então.
Por tratar-se de um carro elétrico de 1ª geração também há outros pontos negativos no Leaf. Entre eles, a autonomia baixa (menor que 200 km) e a revenda ruim.
Por motivos como esse, o Nissan Leaf já até saiu de linha no Brasil. Acima do hatch, os americanos têm disponível o Mini Cooper Electric (US$ 32.495), o Hyundai Kona EV (US$ 34.270) e o Chevrolet Equinox (US$ 34.995).

Renault Kwid E-Tech: elétrico mais barato do Brasil custa R$ 99.990 (Foto: Rodolfo Buhrer | Renault)
Como é no Brasil
No Brasil, o carro elétrico mais barato à venda é o Renault Kwid E-Tech, que sai por R$ 99.990 — equivalente a US$ 18.175.
O subcompacto é criticado por ser excessivamente simples. A situação, porém, melhorou na semana passada, com o lançamento da linha 2026.
Nela, o Kwid elétrico mantém seu preço ao passo que oferece equipamentos bem melhores e até pacote ADAS.

BYD Dolphin Mini: custa R$ 119.990 e é o elétrico mais vendido do país (Foto: Divulgação | BYD)
Mas, pagando menos que um Nissan Leaf nos EUA, o consumidor brasileiro ainda tem outras opções.
A principal delas é o BYD Dolphin Mini (R$ 119.900), o carro elétrico mais vendido do país: além de melhor acabamento e acessórios, o Dolphin Mini bate o Leaf em aspectos como a autonomia.
As alternativas não param por aí: por menos de US$ 29.280, ainda há BYD Dolphin e GWM Ora, entre outros.
O Geely EX2 — carro mais vendido da China — também chega nos próximos meses, com expectativa de altas vendas e custando menos do que o Leaf dos Estados Unidos.
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