Notícia Maior posto de GNV do Brasil é feito para caminhões e usa gás de aterro sanitário

O Brasil acaba de ganhar o maior posto de GNV (Gás Natural Veicular) já construído, focado no abastecimento de veículos pesados. A inauguração do Gás Futuro aconteceu em Ponta Grossa (PR). O novo posto representa um passo importante para a transição energética e a descarbonização do país, na visão dos idealizadores

VEJA TAMBÉM:


O Gás Futuro foi projetado para atender caminhões e ônibus movidos a GNV, que demandam grande volume de gás. Por isso, ele também é recordista na capacidade inédita de abastecimento, podendo encher até seis veículos simultaneamente.

Capaz de fornecer 3 milhões de litros de GNV por hora, o local consegue atender cerca de 300 veículos por dia. Outro grande diferencial é que será o primeiro posto do Brasil a oferecer também biometano — um combustível produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos do aterro sanitário de Ponta Grossa.

O gás natural veicular funciona como combustível de transição, enquanto o biometano já é uma energia 100% renovável. Esse tipo de combustível pode garantir autonomia suficiente para caminhões que fazem os 220 km de viagem até o porto de Paranaguá, um dos principais do Brasil.

Estrutura completa e localização estratégica


A Parada Vendrami, onde fica o posto Gás Futuro, ocupa uma área de 42 mil m² e oferece uma estrutura de apoio completa para motoristas e viajantes. O local ainda conta com um estacionamento para 400 veículos, restaurantes, lojas, lavanderia, barbearia, chuveiros, internet e escritórios de transportadoras.

Existe também um local para oficinas mecânicas, tornando o local um ponto de apoio indispensável para os caminhoneiros e turistas. A cidade de Ponta Grossa consolidou-se como um hub logístico do Paraná, conectando o interior do estado e outras regiões do Brasil ao Porto de Paranaguá.

Além disso, o posto integra o programa Corredores Sustentáveis, da Compagas, que cria rotas de abastecimento para veículos movidos a GNV e biometano. A nova unidade poderá atuar como ponto de distribuição de gás natural comprimido, ampliando o alcance do combustível para outras regiões.

Continue lendo...
 
Top