Notícia Maverick, esperada anti-Toro da Ford, chega mal-posicionada no mercado

  • Picape Ford Maverick chega posicionada abaixo da Ranger na linha Ford e mira na Fiat Toro
  • Utilitário tem motor 2.0 turbo a gasolina com 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque
  • Ford Maverick será vendida com preço de R$ 239.990

Desde que a Fiat Toro chegou ao mercado, muito se fala sobre quem será a anti-Toro. Inicialmente, se imaginou que a Renault Duster Oroch seria um rival. Mas os números de venda mostraram outra realidade. E desde então, espera-se um modelo da Volkswagen (que está atrasada com a sua Tarok) e da Chevrolet – que já anunciou que esse papel caberá a nova Montana. Mas quem chegou antes, foi a Ford Maverick.

Importada do México, a Maverick estava sendo aguardada com muita expectativa, afinal, a Ford é conhecida por saber fazer picapes muitos bem. E nos Estados Unidos, a aceitação da picape, tanto pela mídia especializada quanto pelos consumidores, foi ótima.

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Mas no Brasil, o modelo lançado nesta terça-feira (15), pode ter dificuldades pelo preço: R$ 239.990. Esse é o valor cobrado pela Ford Maverick Lariat FX4, única versão comercializada por aqui e que, pelo custo-benefício, vai encarar o papel de anti-Toro com alguma dificuldade: só para citar o concorrente direto, a Toro Ultra, top de linha, R$ 207.390. Dentro da própria linha Ford, existem boas opçõe como as versões Storm (R$ 246.190) e Black (R$ 214.090).

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A Ford aponta como concorrentes diretos, os SUVs médios também, como o Jeep Compass. O problema da Ford Maverick está no acabamento interno, simples para um carro que pretende competir com utilitário esportivos e no pacote de itens de série – uma simples capota marítima será vendia como opicional.

Já andamos na Ford Maverick. Veja as nossas impressões:

Motor da picape Maverick​


A Maverick é venda apenas com o motor Ecoboost turbo com injeção direta e à gasolina. Com quatro cilindros, ele entrega potência de 253 cv a 5.500 rpm e torque de 38,7 kgfm a 3.000 rpm. O câmbio é automático de 8 marcha, sem opção de troca sequencial – apenas a possibilidade de selecionar marchas mais baixas.

A tração da Ford Maverick é do tipo AWD, integral sob demanda, ou seja, quando as rodas da frente perdem aderência, a força do motor també é enviada para o eixo traseiro. Não há bloqueio de diferencial central.

De acordo com dados da marca, a picape acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 175 km/h (limitada eletronicamente).

Consumo da Ford Maverick​


A picape Ford Maverick tem consumo – divulgado pela marca – de 8,8 km/l (cidade) e 11,1 km/l (estrada).

Dimensões e capacidades​


A Ford Maverick é uma picape feita em monobloco e com suspensão independente nas quatro rodas – McPherson na dianteira e Multilink na traseira.

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Ford Maverick | Dimensões e capacidades

Comprimento: | 5.073 mm

Largura | 2.134 mm

Altura | 1.733 mm

Distância entre-eixos | 3.076 mm

Vão livre do solo| 218 mm

Peso bruto total | 2.361 kg

Caçamba | 617 kg ou 943 litros

Capacidade de reboque | 499 kg

Tanque de combustível | 67 litros

Imersão | 450 mm

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Equipamentos de série​


Entre os equipamentos de série da picape Ford Maverick, destaque para ar-condicionado automático digital de duas zonas, chave presencial, abertura das portas por código sem chave, bancos com revestimento premium com ajuste elétrico de 8 posições (incluindo lombar) para o motorista e ajuste manual de 6 posições para o passageiro. Ainda estão no pacote, bagageiro sob o banco traseiro, painel de instrumentos com tela colorida de 6,5″.

Sistema Sync com tela touch-screen de 8″, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, comandos de áudio e voz no volante e 4 entradas USB tipo A e tipo C (2 dianteiras e 2 traseiras), também estão entre as comodidades.

Segurança​


A Ford Maverick vem equipada com seguintes equipamentos de segurança: 7 airbags (dianteiros, laterais, de cortina e joelho para o motorista), controle eletrônico de estabilidade e tração, controle automático em descida e assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, ganchos Isofix e 3 alças de segurança dianteira e traseiras, entre outros.

Galeria de fotos da Ford Maverick​

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O puxador tem esse desenho para permitir a alocação de garrafas grandes nas portas
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O porta-objetos ao lado da central é prático e possui um ressalto para evitar que os que tiver nele saia voando em acelerações
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Texturas e detalhes deixam o painel de porta com aparência mais sofisticada
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... para evitar que bagagem ou equipamentos fiquem soltos
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... ou criar divisões...
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Recessos na caçamba permitem o uso de tábuas para secionar a caçamba em níveis...
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A caçamba possui volume de 943 litros, pouco maior que a da Fiat Toro, porém é mais longa e possui lateral mais baixa
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A tampa da caçamba possui um segundo estágio de abertura que nivela com a altura das caixas de roda. Ganchos na tampa são novidades
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Iluminação em LED e tomada de 110 volts completam o pacote de utilidades da caçamba
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A Maverick quer usar a praticidade para conquistar consumidores que nunca tiveram picape
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Sob o banco traseiro vem um bagageiro útil
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Espaço no banco traseiro é adequado para adultos, mas não espere o espaço para pernas de um Territory
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Acabamento no painel de porta possui textura tridimensional, porém o material é descrito pela ford como "funcional e fácil de limpar"
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Console conta com carregador por indução e também com um nicho para o celular ficar em pé, facilitando a consulta
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Atrás de central vem outro porta-objetos
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O painel usa apenas plásticos duros, fáceis de serem limpados e aparentemente resistentes
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Interior da versão XLT conta com opção de tecido cinza-azulado. Detalhes em laranja dão contraste para a cabine
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Apesar de simular uma tela, o painel de instrumentos é analógico. Modelo da foto é o XLT, no Lariat a tela multifuncional é maior
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Central multimídia com tela de 8 polegadas traz um porta-objeto ao lado

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