Picape vem equipada com motor 2.5 litros Atkinson e motor elétrico, que juntos rendem até 194 cv
Depois de muito tempo sozinha, a Fiat Toro passou a ter novas rivais, como a Rampage, também do grupo Stellantis, além de Montana, Oroch e Maverick. O modelo da Ford vem passando por atualizações visuais na linha 2026, assim como nas versões. Desta vez, a marca mexeu na Maverick Hybrid, que recebeu atualizações visuais, de equipamentos e mecânicas, o que a deixou até 7 segundos mais rápida do que a linha 2025. A picape eletrificada é vendida por R$ 239,9 mil, valor mais baixo do que o da Rampage Rebel 2.2 turbodiesel, que sai por R$ 255,9 mil. A Revista Carro avaliou a Maverick Hybrid durante o lançamento do modelo, que vem equipada com motor 2.5 litros Atkinson e motor elétrico, que juntos rendem até 194 cv.
Como funciona o ciclo Atkinson
No ciclo Atkinson, a injeção de combustível ocorre antes da combustão, permitindo uma mistura mais eficiente de ar e gasolina. Diferente do ciclo Otto, no qual o combustível entra no início do curso do pistão, o Atkinson prioriza economia de combustível, embora entregue desempenho menor. Em veículos híbridos, essa diferença é compensada pelo motor elétrico.
Dirigibilidade
A dinâmica da Maverick Hybrid é voltada ao conforto, uma vez que tem funcionamento silencioso, especialmente em partidas e baixas velocidades, reforça a proposta do conjunto híbrido, que prioriza deslocamentos urbanos com uso predominante do motor elétrico.
Além disso, o sistema combina um motor elétrico de 190 cv e 32,6 kgfm com o motor 2.5 a gasolina de ciclo Atkinson, que entrega 162 cv a 5.600 rpm e 21,4 kgfm a 4.000 rpm. A potência combinada é de 194 cv com torque de 21,4 kgfm. A aceleração de zero a 100 km/h é feita 8,0 segundos, 7 segundos mais rápido que na linha anterior.
Já a autonomia da Maverick Hybrid é de até 800 km, com consumo declarado de 15,4 km/l na cidade, 13,5 km/l na estrada e 14,5 km/l no ciclo combinado. Vale destacar que a bateria usa células de íons de lítio com arrefecimento líquido, instalada sob o assoalho. Pesa 27 kg, tem potência máxima de 27 kW e capacidade de 1,1 kWh.
Por sua vez, a transmissão eCVT HF55 recebeu nova calibração, motor elétrico com 35% mais torque, novo gerador e motor de partida de 93 kW. A relação de diferencial é mais curta, aumentando a agilidade nas acelerações e retomadas ao reduzir o atraso nas respostas. O sistema também inclui uma nova bomba de óleo.
Embora o foco seja o uso urbano, a Maverick Hybrid traz tração AWD integrada ao sistema híbrido. A suspensão traseira é independente multilink com amortecedores hidráulicos. Os ângulos off-road são de 20,6° (ataque), 16° (rampa) e 20,4° (saída), com 204 mm de altura livre.
Em relação à medida, a Maverick Hybrid mede 5,09 m de comprimento, 3,07 m de entre-eixos, 1,73 m de altura e 1,97 m de largura. A caçamba comporta 943 litros, enquanto a capacidade de reboque é de 455 kg. A picape também ganhou assistente Pro Trailer utiliza câmera e sensores para auxiliar no engate e nas manobras.
Novos equipamentos
A versão Hybrid 2026 oferece rodas de 19 polegadas, capota marítima, teto solar elétrico, painel digital de 8 polegadas, central multimídia SYNC 4 com tela de 13,2 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema de som B&O e câmeras 360°.
A picape ainda conta com novos sistemas ADAS como piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente de manutenção e centralização de faixa, controle automático de descida, sensores dianteiros e traseiros e monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado.
A paleta de cores inclui Vermelho Vermont, Verde Fuji, Azul Indianápolis, Branco Space, Branco Ártico, Branco Itaúnas, Preto Astúrias, Cinza Torres e Cinza Glasgow. O interior combina tons de azul e bege, assim como ainda tem um compartimento de 56 litros sob o banco traseiro e outros espaços de armazenamento.
Vale a pena?
A Maverick Hybrid 2026 se posiciona como a picape híbrida mais acessível do segmento, entrega consumo competitivo, desempenho superior ao da linha anterior e pacote de equipamentos extenso. Para quem busca economia e uso diário, com capacidade moderada de carga e reboque, o modelo oferece boa relação entre preço, eficiência e tecnologia dentro da categoria.
É importante destacar que as rivais não têm nenhuma assistência eletrificada, além de ser mais barata do que a Rampage Rebel turbodiesel, é apenas R$ 9 mil mais cara do que a versão topo de linha Toro Ranch turbodiesel, que custa R$ 230,9 mil.
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