Notícia Melhor carro para comprar, de acordo com a IA

Em março de 2023 questionamos o ChatGPT qual seriam os melhores carros para comprar no Brasil. Naqueles dias, a inteligência artificial da OpenIA ainda engatinhava em seu processo de aprendizado. As respostas foram genéricas e superficiais.

VEJA TAMBÉM:


Agora, em meados de 2025, o ChatGPT não está mais sozinho na Internet, outras ferramentas populares como Google Gemini e Microsoft Copilot também oferecem seu “conhecimento” a qualquer um. E voltamos a perguntar quais seriam as melhores escolhas. No entanto, pedimos para as três IAs separarem os melhores carros por segmento.

MELHOR CARRO SEGUNDO IA GOOGLE GEMINI


A pergunta às três foi: Qual é o melhor carro para se comprar no Brasil em 2025, de acordo com a imprensa especializada, por segmento de mercado?

Para não estender demais, vamos listar quais são os melhores hatches, já que é o segmento de maior volume de emplacamentos. E vamos conferir o que “pensam” os cérebros digitais da web. Cada IA deu sua sugestão e explicou o motivo da escolha.

Melhor hatch, segundo o ChatGPT

volkswagen polo highline 2024 prata frente em movimento

Para o ChatGPT, o VW Polo é a melhor escolha com base nas buscas feitas pela IA (Foto: VW | Divulgação)

O ChatGPT trouxe a resposta mais limitada, levando em consideração uma lista publicada por um jornal de circulação nacional. Nessa lista, ele misturou todos os segmentos e não deu uma justificativa para sua sugestão. Ela apenas defendeu que sua escolha com base nas vendas do primeiro trimestre de 2025 e cravou o Volkswagen Polo.

Hatches e sedãs compactos seguem fortes com liderança de Volkswagen e Chevrolet (Polo, Virtus, Onix)”, comentou, o ChatGPT

Melhor escolha, segundo o Google Gemini

Fiat Argo Trekking 1 3 CVT 2026 vermelho montecarlo frente

Fiat Argo foi a escolha de melhor carro para se comprar, segundo a IA do Google (Foto: Fiat | Divulgação)

A IA do Google iniciou sua pesquisa com uma explanação sobre critérios subjetivos para a escolha do que se considera o melhor carro. Ela defende que o carro ideal deve atender as necessidades do consumidor.

A escolha do “melhor carro” é sempre um tema que gera bastante debate, pois depende muito das prioridades do comprador, como preço, consumo, tamanho, tecnologia e finalidade de uso. No entanto, com base nas informações mais recentes da imprensa especializada e nos rankings de vendas de 2025, podemos traçar um panorama dos destaques por segmento no Brasil”, reflete, o Gemini.

Entre os hatches, a IA optou pelo Fiat Argo e justifica de forma superficial. “É um veterano consolidado no mercado, com bons atributos de durabilidade e desempenho.”

No entanto, dá uma dica interessante: “para tomar a melhor decisão, o ideal é pesquisar a fundo os modelos que mais se encaixam no seu perfil de uso e orçamento, e, se possível, realizar test drives”.

Melhor carro, segundo o Copilot

hyundai hb20 copa do mundo fifa

Para o Copilot não há carro melhor no mercado que o Hyundai HB20 (Foto: Hyundai | Divulgação)

E por fim a IA da Microsoft, Copilot. A ferramenta também foi comedida na argumentação, mas oferece uma breve descrição para cada carro escolhido. No segmento de hatches compactos listou duas opções de perfis bem distintos.

O Hyundai HB20 seria o carro comprado pela IA da Microsoft. Em sua defesa, com base em publicações de dois portais brasileiros, o Copilot explicou de forma resumida: “ótimo custo-benefício e garantia de 5 anos”.

Ela ainda elegeu o Mini Cooper quatro portas como sua escolha como hatch premium e foi ainda mais econômica nas palavras: “estilo e desempenho refinado.”

Resultado dos fatos


De fato, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo são apostas seguras. São três modelos que vendem muito. O que chama atenção é que cada uma buscou uma fonte de pesquisa para fazer sua escolha. Mas ficou claro que buscaram o caminho mais rápido e também devemos levar em consideração que utilizamos versões gratuitas, que fazem “menos esforço”, pois as buscas exigem muito processamento.

Mesmo assim, as inteligências artificiais se alimentam de conteúdos que estão disponíveis na Internet. Elas são capazes de tomar decisões a partir de coletas quantitativas, sem uma capacidade de análise profunda.

Para conseguir melhores resultados, é necessário que o usuário também tenha conhecimento para aprofundar na pesquisa. Ou seja, ainda está longe de a IA ser o sujeito que irá indicar um leigo qual é a melhor escolha para gastar seu dinheiro.

Continue lendo...
 
Top